AFONSO RODRIGUES

Riqueza e felicidade

Riqueza e felicidade

            “O que faz a riqueza não é o quanto temos, mas quanto desfrutamos”. (Charles Spurgeon)

Todos nós conhecemos inúmeros ricos que se escondem da riqueza, brincando na gangorra do poder econômico. Dinheiro escondido nas malas, gavetas e tantos outros que na verdade não são depósitos. Há os que realmente são ricos, com a felicidade, carregando a medalha da pobreza, por não disporem de recursos financeiros. Uma análise difícil de se fazer. A ilusão da euforia leva muita gente para o palco da fantasia.  O sonho dos pobres é serem ricos. Só que ainda não descobriram o que é realmente ser rico. E isso não quer dizer que o poder econômico só produz o mal na construção espiritual. O problema é que dificilmente percebemos o risco que corremos quando nos deixamos levar pela ânsia da riqueza material. E se você é muito rico, com muito dinheiro, propriedades materiais, vá em frente. Desfrute o máximo que você puder. Mas faça tudo com racionalidade. O que só conseguimos quando conhecemos o caminho para a vida dentro do padrão racional.

Sempre que se sentir decepcionado, ou decepcionada, reflita sobre o poder que você tem em você, para ser feliz. E com o conhecimento sobre este poder, você pode se livrar, imediatamente, do mal que está tentando você à infelicidade. Seja sempre feliz. Com a evolução racional não há como evitar os maus momentos e maus acontecimentos. O importante é que sejamos suficientemente maduros para não cairmos da corda bamba em que estamos caminhando durante a vida. O que exige muito equilíbrio. Sorria sempre, e ria sempre que houver oportunidade. Não permita que o pessimismo tome conta de sua mente. Você pode mandar o pessimismo para o lugar dele, que não é na sua mente. Simples pra dedéu.

Vamos viver nossas vidas com muito amor, respeito, gratidão, e sobretudo respeito pelas diferenças entre cada um de nós. Porque o mais importante é que não sejamos todos iguais. Se fôssemos todos iguais não haveria progresso. E é precisamente por isso que devemos respeitar as diferenças, considerando que somos todos iguais nas diferenças. Seja sempre você, sem a neura de procurar ser o que os outros querem e dizem para você ser. Nunca permita que nada nem ninguém dirija sua vida. Você tem todo o poder de que necessita para ser superior. E ser superior não é inferiorizar o outro, mas respeitar as diferenças entre você e ele. Vicente de Carvalho disse: “A felicidade está onde nós a pomos, e nem sempre a pomos onde estamos”. Que é um erro fútil a que damos nenhuma atenção. Em vez de pormos a felicidade onde estamos, saímos por aí procurando-a. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460