Afonso Rodrigues de Oliveira
“Finalmente ria das coisas à sua volta, ria de seus problemas, de sus erros, ria da vida. “A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo”. (Aristóteles Onassis)
Onassis, a meu ver, é o mais indicado para afirmar isso. Foi um homem diferente, nas suas atividades como um dos maiores armadores do mundo. Talvez até o maior, já que foi o mais conhecido, e até venerado. Temos um número incomensurável de grandes exemplos de bons comportamentos nas suas atividades profissionais. Mas o que realmente nos interessa e importa, no momento, são os conselhos para que sejamos felizes. Então vamos em frente. Não deixemos que a infelicidade nos atormente, por não sermos competentes para encará-la. “Ninguém, além de você mesmo, tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz, se você não estiver a fim”.
Quando nos amamos não há como não ser feliz. Então acorde sempre que estiver se sentindo infeliz. Alguma coisa está errada em você e com você. Corrija-se e vá em frente, rumo ao horizonte da vida. Porque ele pode estar bem perto de você, ou muito distante. E isso não importa. O que importa mesmo é que tenhamos consciência do que somos, e só assim nos corrigiremos no que não somos e estamos tentando mostrar que somos. Seu erro atual pode até estar fazendo você se sentir feliz. Mas, cuidado. Não se iluda, porque ele pode lhe trazer o prejuízo, no futuro. Que é o que acontece com a maioria que pensa que está vivendo feliz, quando na verdade, está ensaiando o drama do futuro.
Cuidado quando for atravessar o campo minado. Procure, com cuidado, ver onde ficam as pegadas dos que já atravessaram, e pise, com cuidado e cautela, sobre as pegadas que podem levar você até a outra margem. E é lá que está o que você está procurando. E tudo é simples pra dedéu. Não complique, e tudo irá dar certo. Não desperdice seu precioso tempo com coisas e notícias desagradáveis. Não há como fugir delas, mas é muito fácil e simples não lhes dar atenção. Não as ignore, mas as esqueça. De qualquer maneira elas fazem parte da vida. Sorria, ria, cante, faça sempre o que lhe der prazer, desde que o prazer não seja confundido com vulgaridade ou coisas assim. O que exige de cada um de nós, educação e racionalidade.
E as duas são gêmeas e estão dentro de nós mesmos. “O reino de Deus está dentro de nós”. E se é assim, não temos por que sair por aí, procurando o que está dentro de nós mesmos. E só entenderemos isso quando formos realmente educados dentro da racionalidade. E não nos esqueçamos que somos todos de origem racional. Foi de lá que viemos e para onde voltaremos. Pense nisso.
99121-1460