EDITORIAL
E hoje vamos para a segunda matéria de duas partes da viagem a um dos mais lindos e preparados locais em Roraima, para receber o roraimense e turistas que vem de várias partes do mundo, a Serra do Tepequém. Um local exuberante, repleto de histórias, causos e belezas naturais que com certeza valem a pena conhecer. Conheça seu mundo, conheça Roraima ao Extremo. Gildo Junior
FICA A DICA
Café da manhã, almoço e jantar, recomendamos o Restaurante da irmã Regina, pense numa comida boa, que varia desde o tão conhecido café com pão até uma deliciosa galinha caipira.
Repelente creme contra inseto, pois caso tenha se ralado o repelente tipo spray causará ardor, Protetor solar, Bermudas e camisetas leves para o dia, que possam ser molhadas e que não sejam pretas porque atraem aos mosquitos e para a noite algumas roupas mais quentes, pois algumas vezes, à noite, faz frio.
Boné ou chapéu, medicamentos pessoais, e caso tenha alergia a algo, avisar ao guia de turismo ou alguém que estará acompanhando na viagem.
Qualquer tipo de tênis ou sandália. Lá na Vila do Paiva têm pousadas, e caso prefira algo mais ao ar livre, também dispõem de áreas de camping, mas, nesse caso, não esqueça sua barraca e/ou rede.
Leve uma sacola grande para colocar objetos que não podem ser molhados caso chova no percurso, e outra sacola para colocar o lixo que for gerado no percurso.
NA SERRA DO TEPEQUÉM – PARTE 2
A Serra do Tepequém está localizada no município brasileiro de Amajarí, em Roraima. Lá está a Vila do Paiva e a Vila Cabo Sobral. O Tepequém é visto como ponto de alto potencial turístico, foi radicalmente modificada devido à intensa e descontrolada exploração de Diamantes, um exemplo disto é a cachoeira do Funil que adquiriu esta forma após inúmeras explosões de dinamites feitas por garimpeiros. Na Região, além de muito verde, também encontram-se muitas cachoeiras para banhos relaxantes e momentos inesquecíveis. Ficando há um pouco mais que 200km de Boa Vista, é colocar o pé na estrada nos finais de semana, feriados e até mesmo para curtir as férias.
Quase lá, depois de uma subida um pouco difícil, próxima à Pousada do Sesc, nada melhor que tirar fotos com os amigos e relaxar com o vento que geralmente é frio, mas nada de vacilar, o vento é fresco, mas o sol, sempre é de rachar a nuca, por isso, protetor solar e um bom chapéu irão proteger bem aos visitantes.
Para todos, Tepequém é um lugar de lazer, turismo e de com certeza, boas fotos, ao saber que tudo tem seu passado, seus contos, suas histórias. A falar nisso, passamos por algumas cachoeiras, Cabo Sobral, Paiva, e Barata, aproveitamos e conhecemos também a vila antiga, ou Vila do Cabo Sobral.
Além das cachoeiras que falamos anteriormente, você também terá outras atrações como a cachoeira do Funil, mas antes de chegar até ela, você poderá conhecer o xelim do Gringo, aproveitar as grutas na encosta do Platô e até mesmo o Platô, ponto mais alto do Tepequém, e assim ver o avião, ou melhor, restos dele, da época do garimpo. Tem também a cachoeira da laje verde e da laje preta, também a do Miudinho e o igarapé do Paiva, observar aves e outros animais, como um sapo amarelo com preto e muito mais.
Saímos da Vila do Cabo Sobral e seguimos para almoçar, imagina onde, com certeza, no restaurante da Irmã Regina, não existe nada mais fantástico do que você já estar com os olhos cheios de tanta beleza e de repente encher a barriga com uma comida, hum, deliciosa, só sabe mesmo quem já comeu, é muito boa.
Procure pelos guias de turismo da região: Sidney, Galdino, Ronaldo, Ester, Ronny e muitos outros que se encontram geralmente no Centro de Artesanato da Vila do Paiva. Procure também pela Gisele ou pelo Japão em sua pousada um pouco antes da ponte sobre o igarapé do Paiva, que tem histórias e causos fantásticos.
A Vila do Paiva é pacata, tranquila e aconchegante, com restaurantes, pousadas, bares, mercadinhos, áreas de camping, centro de artesanato, posto de saúde, além de sua gente ser sempre sorridente e hospitaleira, um local que tem seu ritmo, seu jeito de ser.
Conheça o lugar que você vive, aproveite para visitar cada canto de Roraima, se apaixonar por suas belezas, fazer lindas fotos, fazer um diário fotográfico de viagens, e não esqueça sempre de, antes de viajar, fazer revisão em seu carro, moto, quadriciclo ou bicicleta; hidrate-se sempre; não retire nenhum vegetal ou mineral da região; nunca jogue seu lixo nas trilhas, carregue consigo e o deposite nos locais adequados; preserve o local que visitou. BORA DE TRIP
Aê pessoal, além de nossa coluna semanal, temos nosso blog www.boradetrip.com.br, que é uma extensão do que produzimos no Roraima ao Extremo, com vídeos, textos completos, muitas fotos e experiências que vivemos em nossas viagens por aí. O Bora de Trip tem conteúdo semanal, e já tem a matéria completa sobre como ir e o que fazer na Chapada Diamantina. Já está se preparando para sua próxima viagem? Passa por lá e pegue algumas dicas!
BÓRA VIAJAR?
Curtir as férias no Monte Roraima, e aproveitar aquela promoção do BlackFriday, por apenas R$ 1.700,00. Entre em contato com a equipe doi Clube Native pelo fone 95 98102-0913 e vamos nessa!
ONDE FICAR
A Pousada Manancial é uma excelente opção de hospedagem na Serra do Tepequém. Com quartos para casal, três e quatro pessoas, todos com banheiro e chuveiro água quente ou fria, climatizados, Tv, Wifi. Mais informações contatar pelo Whatsapp 95 99122-5930. Aproveite, acesse a fanpage e conheça um pouco mais da pousada em: https://web.facebook.com/PousadaManancial.
Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected] ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.