Poucas pessoas sabem, mas no segundo semestre teremos um Centro de Inovação de Biotecnologia voltado para alimentos, bebidas e agronegócio.
No ano passado o grupo de trabalho foi formado para tratar do assunto, e contou com a presença do governador de Roraima, Antonio Denarium; da presidente da FIER e do SINDIGRÃOS, Izabel Itikawa; do presidente do SINBRA, Vaneri Verri; do diretor Superintendente do SEBRAE/RR, Emerson Baú; da superintendente da FIER, superintendente do SESI e Diretora Regional do SENAI/RR, Almecir de Freitas Camara; da Superintendente da FAERR/Sistema OCB, Jucelia Rodrigues Carmo; do Secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Marcio Granjeiro; da superintendente do IEL/RR, Ronia Barker; das cientistas na área de alimentos, Doutoras Danielle Pereira e Marília Nuti; do Empresário fundador do FOODTECHS HUB LATAM, Paulo Silveira; do consultor em arquitetura de inovação e novos negócios, Wagner Machado; do Presidente da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos, Elias Moraes; do Diretor de Inovação da SEADI, Reginaldo Rubhi, entre outros.
O local escolhido para abrigar o Centro de Inovação é o Complexo SESI/SENAI, localizado no bairro Distrito Industrial, na zona Oeste de Boa Vista.
O Centro será um ambiente que irá desempenhar um papel crucial na pesquisa e desenvolvimento de soluções que possam melhorar a produtividade, reduzir o impacto ambiental e promover a inovação na indústria agrícola e agroalimentar roraimense.
Diversos setores serão beneficiados, como: Agricultura de Precisão; Gestão Sustentável de Recursos Naturais; Alimentação humana, animal e Nutrição; Tecnologias de Processamento de Alimentos; Tecnologias de Cultivo Vertical e Indoor; Monitoramento e Rastreabilidade; Agronomia Digital; Economia Circular e Sistemas de Reciclagem; Tecnologias de Armazenamento e Logística; Certificações e Sustentabilidade; Educação e Treinamento.
O que é FOODTECH?
É a inovação em processos de processamento de alimentos; desenvolvimento de métodos sustentáveis e tecnologias avançadas; introdução de práticas de produção de alimentos processados e alimentos funcionais; utilização de análise de dados e IoT na gestão da cadeia de suprimentos de alimentos.
O ambiente vai reunir acadêmicos, empresas, investidores e empreendedores, fornecendo uma infraestrutura para pesquisa, desenvolvimento e negócios.
A criação deste ambiente será voltado para o desenvolvimento de soluções alimentares saudáveis, sustentáveis e acessíveis, aproveitando a rica biodiversidade local, apoiando a indústria Roraimense.
O Centro vai contar com Linhas de processamento de pequena escala (Proteína Animal, Panificação, snacks, bebidas à base de frutas e plant-based); Cozinha experimental; Laboratórios de desenvolvimento de aplicações e laboratórios de análises de alimentos; Espaços de encontro e convívio para oficinas criativas e pitchings das startups.
Além desta novidade maravilhosa para o nosso estado, anuncio que estou em uma parceria com a FIER, através da presidente Izabel Itikawa e da superintendente Almecir de Freitas Camara para colaborar com a FoodTech como presidente no Brasil do grupo mundial de Ciência e Cozinha.
E para isso, estou indo fazer um curso de gastronomia científica que me foi ofertado pela Universidade de Parma e Universidade de Barcelona, que será realizado de 22 a 26 de julho na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Será o segundo curso de verão de gastronomia científica com a parceria de Chartier World Lab, Future Cooking Lab, Science and Cooking World e Cirfood District – Cooperativa Italiana de Restaurantes. Teremos aulas sobre texturas, aromas, moléculas e também visitaremos produtores de queijo Parmesão e Vinagre Balsâmico. Então, teremos novidades gastronômicas em breve. Sigam o nosso Instagram e vejam tudo que vou conhecer durante esse curso na região de Emilia Romagna.
RECEITA DO DIA
Bolo de doce de leite com amendoim
Fonte: Divino Fogão.
INGREDIENTES:
Massa:
04 xícaras de farinha de trigo;
01 xícara de amendoim torrado e moído;
04 ovos (gemas e claras separadas);
½ xícara de açúcar refinado;
01 ½ xícara de açúcar mascavo;
01 ½ xícara de leite;
03 colheres de sopa cheias de manteiga;
01 colher de sopa cheia de fermento químico;
Recheio:
01 lata de leite condensado;
01 colher de sopa de manteiga;
01 xícara de amendoim torrado e moído;
04 colheres de sopa de leite.
Cobertura:
02 xícaras de doce de leite cremoso, suficiente para cobrir o bolo;
02 xícaras de amendoim torrado e moído para decorar.
MODO DE PREPARO DA MASSA:
Bata as claras em neve e reserve. Bata o restante dos ingredientes, exceto o fermento, até ficar uma massa homogênea. Acrescente à massa as claras em neve e o fermento, mexendo delicadamente. Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que ao enfiar um palito no bolo ele saia limpo. Depois de assado e frio, desenforme o bolo e divida-o na metade com uma faca ou linha de costura. Coloque o recheio e depois cubra o bolo com doce de leite e decore com amendoim torrado e moído.
MODO DE PREPARO DO RECHEIO:
Leve ao fogo todos os ingredientes, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Caso fique muito grosso, acrescente leite morno aos poucos e vá misturando, até dar o ponto de recheio.
Tempo de preparo: 1 hora, rendimento: 15 porções.