LETRAS SABOROSAS

Sabe fazer vatapá? Aprenda essa deliciosa receita

Vatapá é um prato típico da culinária afro-brasileira, muito consumido no norte e nordeste do país

Sabe fazer vatapá? Aprenda essa deliciosa receita

RECEITA DO DIA

Vatapá

Fonte: Água Doce Sabores do Brasil

INGREDIENTES:
250 gramas de camarão fresco e limpo
200 gramas de camarão seco
2 pães francês amanhecidos
2 cebolas grandes picadinhas
2 tomates médios picados sem pele e sem sementes 
1 xícara de chá de castanha de caju torrada e moída
1 xícara de chá de amendoim torrado e moído sem pele
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
2 garrafas de leite de coco (200 ml)
4 colheres de sopa de azeite de dendê

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela, despedace o pão e regue com uma garrafa de leite de coco. Deixe hidratar por 10 minutos e coloque no copo do liquidificador. Depois de bater todo o pão, coloque na panela e adicione o camarão seco, a castanha, o amendoim e comece a cozinhar mexendo sempre para não pegar no fundo da panela. Quando começar a engrossar, em uma panela a parte, coloque o azeite de dendê e frite as cebolas picadinhas até murchar. Em seguida, acrescente os camarões frescos. Quando fritar, despeje na panela do vatapá (separe algumas unidades para enfeitar o prato) e acrescente também os tomates, o gengibre e o restante do leite de coco. O ponto deve ser obtido quando estiver bem grosso, igual a um pirão.

Rendimento: 3 porções de 180g aproximadamente

FIGA 2023 alia business e gastronomia para setor da alimentação fora do lar e público em geral

Veja Comer & Beber Manaus 2017

Edição do evento vai contar com a presença de chefs renomados da culinária regional, nacional e internacional, além de palestras técnicas com especialistas


A 5ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), que acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, promete aliar business e gastronomia para todos os públicos, com dicas para empreendedores e empresários do setor aperfeiçoarem ideias, networking e conhecimentos sobre gestão e estratégias para obter sucesso neste ramo.

A programação contará com exposição de produtos e serviços, praça de alimentação, salas de oficina para mini-chefs, espaço Agro SEBRAE com rodada de negócios, programação técnica e Arena Gastronômica com aulas-show. Serão mais de 100 stands de expositores com degustação e palestras de chefs regionais, nacionais e internacionais.

Neste ano, a Arena Gastronômica, palco das aulas-show, recebe o nome de ‘Maria do Céu Athayde’, em homenagem à premiada chef de cozinha amazonense, que também vai apresentar sua aula “Amazônia, um amor infinito!” que irá abrir as aulas da FIGA 23.

Nomes de peso da gastronomia regional fazem parte da lista de chefs que trarão aulas-show na Arena Gastronômica, como: Selma Reis, proprietária do restaurante Zefinha Amazonas, com a aula “Tartaruga: receitas e histórias da maior riqueza gastronômica do Amazonas”; Elisângela Valle, empresária e chef de cozinha da rede de restaurantes Roteros (Tambaqui de Banda e Muy Gringo), com a aula “Cozinha+Ciência +Turismo”; Felipe Schadler, proprietário dos restaurantes Banzeiro e Moquém, com a aula “Pirarucu defumado e purê de tucumã”; e Hiroya Takano, proprietário do restaurante Shin Suzuran, com a aula “Vitória Régia: da pesquisa ao prato”.

Realizado pela Abrasel no Amazonas (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o evento acontece de forma presencial e com entrada gratuita.

De acordo com o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, a FIGA merece destaque por se tratar de um dos principais eventos de divulgação da gastronomia amazônica para o mundo. “O principal objetivo do evento é gerar conhecimento sobre a gastronomia, a cultura local, além de apoiar iniciativas que gerem oportunidades para os donos de restaurantes do setor da alimentação fora do lar construírem networking contribuindo, assim, com a inserção do Amazonas no roteiro do turismo gastronômico”, afirma.

Para adquirir os últimos stands disponíveis ou mais informações, entrar em contato pelo fone: (92) 98292-0021, ou se dirigir à sede da Abrasel no Amazonas, localizada na Av. Santos Dumont, 1350 – Tarumã, no prédio da Amazonastur.

Foto do chef Felipe Schaedler, crédito-Romero Cruz