Afonso Rodrigues de Oliveira
“Se uma criança desistisse no primeiro tombo, nunca aprenderia a andar”. (Louise L. Hay)
Levantar da queda é natural, o problema é não conseguir se levantar. Mesmo que não consiga, por não estar preparado, ou preparada, psicologicamente ou por problemas físicos, o problema é o mesmo. Se uma criança nunca cair, nunca irá saber se levantar numa queda, quando adulto. Os trancos da vida estão aí para serem ensinamentos na vida. Só quem cai aprende a se levantar. Vamos caminhar pelas veredas ínvias como se elas fossem normais. Que é o que vai nos ensinar a encarar, e vencer os problemas. Todos nós já topamos em pedras pontiagudas, em caminhadas necessárias. E todas as caminhadas na vida são necessárias, desde que caminhemos pelas veredas claras, da racionalidade. Não perca seu precioso tempo com aborrecimentos causados por topadas, sejam elas em que nível for. Todas serão um motivo para o aprendizado na caminhada para o sucesso.
Fique mais atento ou atenta para os acontecimentos diários, mas seja cauteloso, ou cautelosa, para não cair na esparrela de perder tempo e conseguir maus momentos por conta de maus acontecimentos noticiados. Receba as notícias como notícias, e não como motivos de pessimismo. Tudo que acontece na vida faz parte da vida. E estamos aqui porque estamos vivendo. Então vamos viver de braços dados com a felicidade. Ela está ao lado de cada um de nós. O problema é que ainda não estamos em um nível de racionalidade suficiente para nos manter sempre de bem com a vida. O que faz de nós mesmos, os responsáveis pelas nossas vidas. Nunca espere que alguém faça por você o que você mesmo, ou mesma, deveria fazer.
Somos todos timoneiros do barco das nossas vidas. E nunca se esqueça de que o comandante orienta, mas é o timoneiro que dirige. A importância tanto pode estar no Comandante como no Cabo “Sivirino”. Estamos vivendo mais um momento universal de grandes preocupações, em relação à paz mundial. Mas não vamos nos preocupar com mais um momento de tormentas mundiais. O ser humano é um animal sobre a face da Terra. E porque somos humanos, certamente somos mais perigosos dos que os considerados irracionais. Mas, em vez de considerarmos isso como um desastre humano, vamos considerá-lo como um obstáculo necessário para o nosso desenvolvimento na nossa imunização.
O importante é que cada um de nós faça sua parte como ela deve ser feita para o desenvolvimento humano. E embora isso pareça irrisório, não nos esqueçamos de que a Educação é o escudo mais poderoso contra as armas da ignorância poderosa, dos que ainda não aprenderam a se levantar. Pense nisso.
99121-1460