Se não cansa não adianta parar

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. (Leonardo Da Vinci)

Se não cansa não adianta parar

A verdade é que nunca crescemos se não aprendemos. E talvez a coisa mais simples da vida é aprender. Difícil é aprender a aprender. O que nem sempre sabemos. Reparando-se no dia a dia, perdemos muitas oportunidades de aprender, não prestando atenção a coisas simples. Há coisas que nos aborrecem quando deveriam ser vistas como aprendizados. O que nos leva a nos aborrecermos com coisas consideradas inúteis quando na verdade são úteis. Já falei pra você, para você ter cuidado quando está, por exemplo, numa fila que pode ser do Banco. E sem querer fiquei observando, não o jovem mal-educado, mas a mulher que se aborrecia, na fila, por causa do comportamento dele.

A coisa foi assim. Recentemente necessitei trocar meu cartão, no Banco. Cheguei lá pela manhã, e havia uma fila enorme. Com nove décadas de idade, tenho prioridade nas filas. Mas nunca recorri a esse privilégio. Logo, permaneci na fila. De repente chegou um jovem feinho pra dedéu. Ele não deu atenção à fila e foi diretamente à atendente. Chegou e quase esbarrou na jovem. Ela afastava-se e ele aproximava-se. Ela fazia de tudo para se livrar dele, mas ele era insistente. E foi aí que a senhora que estava junto de mim, na fila, começou a reclamar.  A coisa foi longe e não vou tomar seu tempo com isso. O importante é que aprendi um bocado com os dois comportamentos: o do garotão e o da mulher que se aborrecia. Os dois deixaram de aprender a viver o mundo que vivemos. Ele aborrecendo e ela se aborrecendo.

O Gautama Buda já disse: “A mente é tudo, e tu te tornas aquilo que pensas”. Em vez de se aborrecer com o comportamento deseducado, por que não procurar aprender com ele? A senhora poderia ter aprendido como não se deve proceder com os outros, em vez de se aborrecer. Quando aprendemos, nos sentimos felizes e satisfeitos conosco mesmo. Então vamos ser mais criteriosos no que buscamos para o nosso desenvolvimento. E, com certeza, não são os aborrecimentos que irão nos levar ao desenvolvimento racional. Nunca pare na caminhada para o seu desenvolvimento. E ir em frente não permite parar com obstáculos que podem ser superados. Nunca despreze o observado quando pode fazer dele uma lição de vida. O importante é que sejamos superiores para saber o que realmente nos interessa para o nosso progresso. A coisa é simples, é só não complicar. Que é o que mais sabemos fazer, pela simplicidade na ação. Não nos esqueçamos de que somos o que pensamos. Então vamos pensar positivo. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460