AFONSO RODRIGUES

Seja o artista

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte”. (Gandhi)

Somos todos artistas da vida. Cada um esculpe ou pinta, na vida, sua capacidade de produzir. E só produzimos o que nos interessa. E isso faz parte do nosso desenvolvimento, na evolução racional. Agora pense nisso, sem confundir isso com religião ou coisa assim. Aos poucos vamos entendendo que estamos eternamente, num processo de evolução, num eterno ir e vir. Os tolos pensam e dizem: “Na volta voltarei diferente”. E nesse pensamento mesquinho continuam cometendo crimes e absurdos, para viver, segundo seus pensamentos, fazendo e construindo uma “arte” na vida. E o pior de tudo isso é que esse pensamento raquítico não está só nos motoqueiros assaltantes. A mediocridade no penar e agir está, também, em mentes consideradas intelectuais, em todos os postos ocupados por elas. Até nos postos mais altos dos que dirigem o mundo.

Já citei por aqui, vários pensamentos que nos levam a reflexões sobre os avanços da humanidade. E quando refletimos pensamos: será que estamos realmente evoluindo? O Goethe, já citado aqui bem recentemente, nos alerta: “A alma humana é como a água: Ela vem do céu e volta para o céu, e depois retorna à terra, num eterno ir e vir”. Desculpem-me pelas repetições, mas elas são necessárias para que não menosprezemos orientações que nos foram dadas pelos que sabiam e sabem. Na Cultura Racional aprendemos que somos todos de origem racional. Que viemos todos do mesmo Universo Racional. E só quando entendermos isso seremos capazes para evoluir, para nosso retorno ao nosso mundo de origem. E só conseguiremos isso quando formos racionais. O que, pelo que vemos, vai demorar muito. Então vamos fazer nossa parte caminhando pelos caminhos e veredas do racional. Coisas que nem todos entendemos. Mas vamos caminhar refletindo sobre o poder que temos dentro de nós mesmos, para caminhar em linha reta, na direção do nosso retorno à racionalidade. Vamos viver as amizades para sermos felizes. O Francis Bacon também disse: “A amizade duplica as alegrias e divide a tristeza”.

Vamos nos acalmar e deixar para o racional, a tarefa de abrir as mentes dos dementes que continuam praticando crimes, em nome do amor. Vamos ler mais uma vez o pensamento maravilhoso do Charlie Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaio. Por isso, cante, chore, dance, ri e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. Vamos viver intensamente, fazendo o melhor que pudermos fazer, para sermos felizes. Todos temos esse poder dentro de nós. Vamos em frente. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460