AFONSO RODRIGUES

Sem ela não seremos

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. (Nelson Mandela)

A dificuldade em entender isso tem dificultado a mudança do mundo. Continuamos os mesmos dos tempos dos outros. O tempo passa, nós passamos, saímos e voltamos e encontramos o mesmo mundo que deixamos. E como não fomos educados no passado, não temos como ser educados no presente. E não fique aí chateado, ou chateada, com esse pensamento aparentemente sem sentido. Porque não estou falando de você, mas da humanidade. Queremos, porque continuamos querendo, salvar o mundo através das guerras. O que não é caminho indicado pela educação. Então vamos mudar nosso foco no futuro. Vamos aprender a viver para vivermos melhor no futuro. E o futuro é manhã. Quando acordamos, pela manhã, devemos abrir a janela e cumprimentar o dia que iremos viver com as experiências adquiridas no dia de ontem. O que indica que ontem é passado.

Já que não vemos nenhum interesse para a mudança na educação, vamos cuidar dela, cada um de nós mesmos. Se você prestar mais atenção a acontecimentos simples que são riquíssimos em bons exemplos, verá que a coisa não é tão difícil assim. Já falei pra você, de pelo menos dois exemplos notáveis que vivi na minha experiencia de profissional na indústria brasileira. Duas situações diferentes por estarem nos dois extremos da sociedade considerada educada. Um dos exemplos foi aquele jovem operário que estava começando a relaxar no trabalho para ser demitido, e com a indenização voltar para a família, no interior do nordeste. Ele mudou totalmente de ação depois que recebeu uma carta do seu pai, analfabeto, repreendendo-o, dizendo-lhe que essa não foi a educação que ele lhe deu. E que por isso desistisse do golpe. Ele desistiu e progrediu.

O segundo caso foi com um funcionário do almoxarifado em um estaleiro, no Rio de Janeiro. Ele era filho de um médico e de uma advogada. E não queria nada com o trabalho. Os pais o forçavam e ele certo dia me disse que iria ficar rico fabricando e vendendo cocadas para os estaleiros. Não sei se ele estava com gozação com os pais, mas testemunhei, e ele ficou rico fabricando e vendendo cocadas. E isso não é história de Trancoso. Testemunhei e vivi os dois casos. O que indica que você tem todo o poder de que necessita para ser o que realmente quer ser. O importante é que você seja racional nos seus pensamentos para que seja positivo nas suas atitudes. Com racionalidade não temos como perder. E a Educação é o maior poder que temos para sermos o que queremos ser, tendo como foco um mundo melhor para todos nós. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460