Bom dia,

Hoje é quarta-feira (01.06). Já era previsível. O número de pessoas contaminadas pelo vírus da Covid19 vem aumentando no Brasil; e apesar da vacinação em seu ciclo completo com duas doses ter alcançado mais de 80% da população vacinável; e que a população de mais de 60 anos já tenha sido imunizada com a quarta dose, o número de mortes em decorrência de complicações do vírus, infelizmente, mudou sua trajetória decrescente e já mostra tendência de aumento. Nalguns estados, como São Paulo, o governo local já recomenda que as pessoas voltem a utilizar máscaras em ambientes fechados e que mantenham o distanciamento social. Tudo isso vem lamentavelmente quando a economia brasileira dá sinais de pequena recuperação, inclusive com leve redução no índice de desemprego.

Em Roraima, embora sem confirmação de novas mortes, também o número de contaminados vem aumentando progressivamente, mas como sempre, as autoridades locais ainda não anunciaram qualquer medida para o enfrentamento de um possível novo surto de Covid19. Nossa situação é mais complicada porque somos de longe o estado onde o percentual da população vacinal com as duas doses é o menor do país. Os últimos dados oficiais divulgados indicam que menos de 60% da população roraimense compareceu aos postos de vacinação para tomar pelo menos duas doses. Aliás, os números alcançados pela campanha nacional de vacinação de outros dois vírus em circulação no país, a gripe e sarampo, andam em todo o Brasil vergonhosamente baixos.

POSITIVO

Aliás, sobre o aumento de infectados pelo vírus da Covid19, quem testou positivo foi a ex-prefeita de Boa vista, Teresa Surita (MDB) candidata ao governo do estado. Por suas redes sociais ele comunicou a infecção, que estava bem, mas que guardaria alguns dias de isolamento para recuperação. Também o pré-candidato a vice de Teresa, o deputado federal Édio Vieira Lopes (PL) dará uma pausa na pré-campanha. Ele vai passar a semana em Montevideo, capital do Uruguai, participando de um encontro do Parlamento Latino-americano.

ALERTA

O governo do estado, através do Corpo Militar de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, fez circular nota de alerta para a população roraimense sobre um possível aumento das chuvas, inclusive com a presença de ventos fortes, nos próximos três dias. A nota de autoria da Secretaria Estadual de Comunicação Social (SECOM) faz uma série de recomendações para que a população adote algumas medidas de prevenção, entre as quais, evitar andar em estradas com revestimento de piçarra e atravessar rodovias cuja pista de rolamento esteja submersa. Ontem, de fato, o dia inteiro foi de chuva intermitente, mas felizmente, sem a presença de ventos fortes, pelo menos nas cercanias de Boa Vista.

VAI DEMORAR

Parece claro que o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) vai retardar o que puder a votação do Projeto de Lei, já aprovado na Câmara dos Deputados, que estabelece alíquota máxima de ICMS em 17% incidentes sobre combustíveis, gás, energia e telecomunicações. Como não é candidato nestas eleições, e decidiu apoiar da eleição de Lula da Silva (PT), mesmo tendo chegado à presidência do Senado Federal com o apoio decisivo de Bolsonaro, Rodrigo Pacheco não tem a menor disposição de remar para o mesmo lado do atual governo. É bom lembrar que se os senadores fizerem alguma modificação no texto já aprovado, a matéria voltará a ser apreciada pelos deputados federais.

POLÊMICA

Separados ideologicamente por muitos anos, Lula da Silva não conhece decididamente seu companheiro de chapa, o ex-tucano Geraldo Alckmin. Ontem, ele garantiu que o ex-governador de São Paulo nunca apoiou o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Foi desmentido imediatamente através de publicação de vídeos onde Geraldo Alckmin apoia abertamente o impedimento da petista, e defende com ênfase a posição de seu então partido, chegando a sugerir o apoio tucano a um eventual governo de Michel Temer. Se no Brasil os políticos fossem punidos pelas mentiras que pregam tinha muita gente perdendo eleição.