Com Tudo
* O Sesc-RR, está com inscrições abertas para cursos ofertados pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), nas áreas de Orquestra Jovem, Produção Audiovisual (Boa Vista) e Fanfarra (Rorainópolis). Os candidatos selecionados recebem como benefícios a isenção de mensalidade, material didático (exceto material de expediente), fardamento e vale-transporte. As vagas são limitadas e estão disponíveis vagas para os níveis iniciante, intermediário e avançado, com foco na música de concerto e ênfase em instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Interessados podem obter informações mais detalhadas, acessando o edital completo aqui.
Com Nada
* O ano nem bem começou e já foram registrados em Roraima, quase 50 focos de incêndios. Foram exatos 48 registro, o que significa 6 por dia, sendo o município de Pacaraima o campeão dessa triste estatística. É efetivamente alarmante, constatar que em apenas 7 dias ocorreu um número tão alto de queimadas no nosso Estado, que já tem um histórico tão complicado e onde a consciência ambiental, para a grande maioria da população é praticamente inexistente. E considerando que o verão ainda está longe de acabar, a tendência é de que as previsões, que apontam para o período mais seco e quente dos últimos tempos – infelizmente – se confirmem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ARL 36 Anos
* Academia Roraimense de Letras, que celebra hoje 36 anos, a exemplo da Academia Brasileira de Letras, é uma Entidade Privada sem fins lucrativo, cuja finalidade é a difusão da cultura. Seu corpo acadêmico reúne as pessoas mais notáveis de todos os segmentos da arte, letras e ciências de Roraima e conta atualmente com 33 membros efetivos e outros que já passaram a condição de honorários, todos vitalícios.
* A sua atual sede, a “Casa de Cultura Madre Leotávia Zoller” foi doada pelo Governo do Estado de Roraima por intermédio da Lei Estadual n. 1867 de 2 de outubro de 2023, oriunda do Projeto de Lei n 006/2024 de autoria do Deputado Estadual Marcos Jorge. A ARL não é Órgão Público e não recebe nenhum recurso público.
Da Sede
* A Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, atual sede da Academia Roraimense de Letras, que foi a residência oficial do primeiro governador de Roraima, devido a longos anos de total abandono, estava quase que completamente deteriorada.
* Tombado pelo Patrimônio Histórico, o prédio – na Av Jaime Brasil – não pode ser reformado, por isso foi completamente restaurado com a devida fiscalização do Iphan e entregue pelo Governo do Estado a Academia Roraimense de Letras, em solenidade pública realizada em 23 de junho de 2024. E é na atual sede da ARL, que nesta quinta-feira, as 18h, acontece a celebração dos 36 anos da Entidade.
Novidade
* Apesar de que o certo é “do Caburaí ao Chuí”, ainda hoje se ouve Brasil a fora, o povo falar “Oiapoque ao Chuí”. E assim, o escritor Tilho Filgueiras, dará sua contribuição a Geografia do Brasil, intitulando “Do Caburaí ao Chuí” ao terceiro volume da série “O Casarão das Sete Mangueiras”, por meio de uma leitura envolvente e dinâmica.
* O novo livro, que tem previsão de lançamento em maio, convida os leitores a brincar com Daniel Sapeca, Lica e Felipe com balão no quintal e a ver essa turma ser levada por um vento forte até o Monte Caburaí, onde a história de desenrola, em meio a fauna e flora regional. O autor, é roraimense, advogado, escritor, membro da Academia Roraimense de Letras, onde ocupa o cargo de Secretário Geral na Diretoria Executiva.
Jubileu
* A Diocese de Roraima anunciou oficialmente as celebrações para o Jubileu Diocesano de 2025, que acontecerá em sintonia com o Ano Santo proclamado pelo Papa Francisco, que este ano terá como lema “300 anos de fidelidade e novos desafios numa Igreja Sinodal”.
* A Solenidade de abertura ocorrerá no domingo, 12, durante a Festa do Batismo do Senhor, com concentração às 16h na Comunidade Menino Jesus, no bairro Mecejana. De lá, os fiéis seguirão em peregrinação até a Igreja Matriz para a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Evaristo Spengler e concelebrada pelos presbíteros da Diocese.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
#Rápidas
* Uma expedição formada por integrantes da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Femarh (Fundação de Meio Ambiente e Recursos Humanos), em parceria com a UFRR (Universidade Federal de Roraima) e Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), está desde ontem, visitando a região do Baixo Rio Branco.
* A referida expedição que ficará na Região até sábado, 11, tem o objetivo visitar as comunidades de Santa Maria do Boiaçu e de Terra Preta para identificar e discutir as necessidades locais relacionadas à pesca esportiva e à preservação ambiental.
* Essa iniciativa, faz parte do plano de trabalho do Conselho Consultivo da RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) Baixo Rio Branco, que visa promover o desenvolvimento sustentável da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ta valendo
Buxixo
* A gente sabe que a Folha é religiosamente lida por uma verdadeira multidão, diariamente. Mas essa noção fica mais clara, quando sai um buxixo aqui na Coluna e passamos a receber uma verdadeira enxurrada de mensagens, perguntando quem é !
Férias
* Muita gente que reside fora do estado e veio a Roraima de férias esse mês, tem aproveitado o ensejo pra curtir os points turísticos do nosso Estado. Os mais visitados tem sido o Lago do Caracaranã (Normandia) e a Serra do Tepequem (Amajari).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE