Bom dia,
Hoje é quinta-feira (23.09). Estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas estiam que a criação do novo programa de transferência de renda do governo federal, o Renda Brasil, pode evitar que cerca de sete milhões comecem a passar, literalmente, fome. É preciso que a área econômica do governo, e os senadores e deputados tenham conhecimento dessa ameaça vergonhosa, agora que estão discutindo o orçamento da União para o próximo ano. Pelo que se ouve e lê, parece que eles estão mais preocupados com o pagamento de Precatórios, que alcança um número reduzido de pessoas, e muitos têm duvidosa origem. Até quando?
COTOCO 1
A imprensa brasileira registrou às escâncaras o episódio envolvendo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que ao sair de um jantar da comitiva brasileira, que foi aos Estados Unidos da América (EUA) para a Assembleia Geral da ONU, teve de enfrentar apupos de menos de uma dúzia de manifestantes, e reagiu mostrando a mão com o dedo médio estendido. Cheia de um estranho prurido moral os profissionais da imprensa mostraram a mão do ministro com uma distorção para que o dedo esticado não fosse visto pelos milhões de telespectadores inocentes.
COTOCO 2
No dia seguinte, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid19, no Senado Federal, o amazonense Omar Aziz (PSD), não se fez de rogado e foi direto dizendo que Marcelo Queiroga havia dado um “cotoco” para os manifestantes. Um dos senadores presentes não entendeu o que Aziz havia dito e perguntou o que era aquilo. De bate-pronto o senador amazonense retrucou: “É assim que se chama no meu estado este ato de esticar a mão com todos os dedos encolhidos à exceção do dedo médio”. Aqui também o “ato obsceno” é chamado pelos roraimenses da gema de “cotoco”.
NÃO CONFIRMADA 1
Apesar da determinação sanitária de permanecer isolado depois da testagem positiva para Covid19 do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que o acompanhou na viagem aso Estados Unidos, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) não parece disposto a permanecer os 14 dias preconizados em isolamento. Bolsonaro fará um teste na próxima segunda-feira (27.09), e se obtiver resultado negativo para o vírus, definirá um apertado calendário de visitas aos estados para comemorar, inaugurando obras, os 1.000 dias de seu governo. Onde o presidente não puder estar presente fisicamente, mandará seus ministros presidirem a cerimônia e vai aparecer virtualmente (on line) em painéis eletrônicos.
NÃO CONFIRMADA 2
Ao revelar o calendário das viagens, na próxima semana, de Jair Bolsonaro para comemorar os 1.000 dias de governo, a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto anunciou que na quarta-feira (29.09) o presidente estará na Região Norte, mas que ainda não está definido o estado a ser visitado. O presidente havia anunciado uma visita ao estado de Roraima para aquele dia, ocasião em que inauguraria a usina termoelétrica Jaguatirica 2 e assinaria a Ordem de Serviço para o início da obra de construção do Linhão de Tucuruí. Será que vamos mais uma vez ser preteridos? Tomara que não.
RÁPIDAS
Pois é, a Usina Hidroelétrica da Belo Monte que poderia estar gerando toda a energia que está faltando nas regiões Sul e Sudeste, está gerando menos de 3% da capacidade de suas turbinas. Tudo porque os ambientalistas não deixaram construir um reservatório capaz de acumular água. É mole? ### O governador Antônio Denárium (PP) preside amanhã, sexta-feira (24.09) às 9h, a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para o asfaltamento do Distrito Industrial governador Aquilino da Mota Duarte. Para a alegria da nossa colega Cida Lacerda e dos empresários e das empresárias que têm empreendimentos ali. ### Marcelo Queiroga, o ministro da Saúde, infectado pelo Covid19, foi devidamente vacinado com a primeira e segunda dose da vacina Coronavac. Será que o episódio servirá para tentarem desacreditar o Programa Nacional de Imunização do governo Bolsonaro. ### O garimpo pode ainda estar a todo vapor, mas alguns empresários devem ter amargado prejuízos nada desprezíveis. Quem passa na Avenida Brasil, onde fica a sede da Superintendência da Polícia Federal, pode observar cerca de 15 helicópteros apreendidos em operações realizadas para coibir aquela atividade ilegal. ### Os empresários do setor de piscultura do Amazonas estão se movimentando para enfrentar a brutal queda no consumo de peixe naquele estado depois da história da tal de doença de haff, conhecida como urina preta. No começo da semana, eles promoveram um jantar com cardápio baseado em peixe em uma das mais conhecidas peixarias de Manaus. ### Aqui também em Boa Vista a queda no consumo de peixe tem deixado os empresários envolvidos na atividade correndo da sala para a cozinha. As exportações para Manaus caíram também, e está difícil segurar os peixes nos tanques e açudes por conta do preço altíssimo da ração. ### Até amanhã.