Afonso Rodrigues de Oliveira
“O curso normal das coisas nos ensina a acreditar. Precisamos apenas, obedecer. Existe orientação para todos nós, se prestarmos atenção ouviremos a palavra certa”. (Emerson)
Já sabemos que para orientar nossos filhos dentro do racional, que é a educação, precisamos orientá-los, sem dirigi-los. E o mais difícil é entender a importância do não, numa reprimenda. É sabermos quando o não é positivo ou negativo. E ele tem as duas características. Tudo depende de como você se expressa. Porque a reprimenda pode ser uma orientação. Vamos levar a vida no barco da simplicidade. Vamos ser mais amigáveis, nos momentos que nos exigem atuação. Não sei se você se lembra do Ibrain Sued, que foi um cara que sempre admirei na sua coluna social, no jornal carioca. Certa vez ele publicou uma frase sua, muito simples e admirável: “O segredo é não forçar a porta alheia. Bata devagarzinho e vá entrando de mansinho”. Simples pra dedéu.
Procure ser sensato e nunca entre numa discussão. Porque ela sempre é destruidora. No dia em que os políticos entenderem essa verdade simples, deixarão de discutir. Mesmo porque política não se discute, se faz. E a vida é uma política. Se não fosse, não precisaríamos nos aprimorar na caminhada do progresso. Vem daí a responsabilidade dos pais, na formação dos filhos. Afinal, os criamos para que eles tenham um mundo melhor e viverem melhor. E não conseguiremos isso se não os educarmos na política da vida. Somos todos donos do nosso destino. E ele começa a se desenrolar quando começamos a caminhada independente. Que é quando não precisamos mais das orientações, mas não devemos deixar de segui-las no que aprendemos. E quando aprendemos, sabemos ouvir a palavra certa. E é com esta que nos preparamos para o futuro, dentro da racionalidade. E sem esta nunca teremos o mundo que desejamos.
Não perca seu tempo com negativismo. Seja sempre merecedor da vida que você tem. E para merecê-la você precisa alimentá-la com amor. E é a coisa mais simples do mundo. É só você se amar. Porque só conseguimos dar o que temos. Não perca tempo com balelas. Procure sempre o que há de melhor em você. E você é capaz de conseguir. O Henry Ford já disse: “Se você acha que pode, você está certo. Se acha que não pode, está igualmente certo”. Procure ouvir sempre a palavra certa, mesmo que ela venha de maneira errada. Mas mantenha seus pensamentos na vereda da racionalidade. E ser racional é ser sincero com você mesmo ou mesma, na consciência do seu merecimento. Ame-se e saiba-se uma pessoa digna de uma vida feliz. E se se achar digno ou digna, vá em frente. Pense nisso.
99121-1460