AFONSO RODRIGUES

Só na relação positiva

“Numa relação positiva, a vida partilhada se torna muito mais rica; numa relação de dependência excessiva, submissão ou tirania, seja de que parte for, seremos solitários e escravos”. (Lya Luft)

Na verdade, os desentendimentos em um relacionamento, indica que não há relação. Então vamos amadurecer para viver um relacionamento com relação. E isso só é possível com amadurecimento racional. Porque desentendimentos num relacionamento, é irracional. Que é o que vemos nos desencontros entre casais desequilibrados. Em um relacionamento sadio não há submissão nem tirania. E não há entrosamento sem respeito mútuo. Porque só somos respeitados quando respeitamos. Os desequilibrados mentais, que são os desequilibrados irracionais, por falta de autoconhecimento, ficam creditando os maus comportamentos ao ciúme, que na verdade, é um desequilíbrio mental. E o desequilíbrio mental, fantasiado de ciúme está nos dois ramos do sexo. Os crimes praticados pelos ciumentos estão, tanto no homem quanto na mulher. O que faz com que a mulher se modere na sua batalha pela igualdade. É só acreditar que “somos todos iguais nas diferenças”.

Vamos dar mais importância à racionalidade? Ela é sublime e por isso não orienta a limitações. Porque quando somos bem avançados na racionalidade, não precisamos de orientações. E, portanto, não precisamos que nos dirijam. E que devemos iniciar esta tarefa na educação dos nossos filhos. Que é quando estamos conscientes de que devemos orientar o filho, mas não o dirigir. A direção dele vai depender da orientação que lhe demos na educação. Mas não devemos nos esquecer que na educação devemos levar em conta a personalidade do educando, sabendo que ele está numa faze de evolução racional. No que não devemos esquecer que “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a obra, mas não melhora a madeira”.

Se você está encontrando dificuldade no seu relacionamento, reflita sobre este assunto. Se seu companheiro, ou sua companheira, não estiver correspondendo ao comportamento de um bom relacionamento, veja onde você errou. E é aí que você deve se mirar no seu espelho interior e se perguntar: ele se enganou comigo ou eu me enganei com ele? Seu espelho interior nunca se engana, e por isso vai lhe dizer que foi você que se enganou. Sorria e procure a saída pela racionalidade. E os racionais não fazem besteiras. Há sempre uma saída do fundo do poço, ainda que tenhamos que escalar a ribanceira. E você pode fazer isso, sem o abismo da irracionalidade. Num relacionamento racional não há submissão nem tirania. Viaje sempre pelas veredas da racionalidade. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460