Com Nada
* Instrução normativa da Funai, publicada três dias antes do Dia do Índio (em 16 de abril), além de inconstitucional, está sendo considerada por juristas e especialistas como a maior ameaça à Amazônia e as comunidades indígenas, nos últimos tempos. O referido documento permite, por exemplo, que terras tradicionalmente ocupadas por índios sejam doadas para a agropecuária. Com isso a ação de posseiros, madeireiros e garimpeiros ilegais, que já havia aumentado muito no último ano, explodiu agora em meio a pandemia e está sem controle, já que a fiscalização também está sendo intimidada por “forças ocultas”, ultimamente.
Com Tudo
* A Mticsti Soluções em Tecnologia da Informação e Segurança Eletrônica, lançou uma promoção para o Dia das Mães. Os prêmios serão: 1 fone de ouvido Sony MDR -7X 110 e 1 Câmera Intelbras com memória de 32 GB. Para concorrer basta acessar o Instagram @mticsti e seguir as regras. A empresa conta com técnicos especializados que prestam consultoria para o cliente, orientando na obtenção de produtos de qualidade, para maior eficácia e durabilidade Atende os serviços como segurança inteligente em residências, portões eletrônicos, cercas elétricas, concertinas e de hardware. Informações: 98118-5590
O ex-deputado federal Chagas Duarte e sua esposa professora Yvone, tem muitos motivos pra comemorar nesse período. Ele recém completou 90 anos e neste mês de maio, também será o aniversário dela e as bodas do casal que completa 65 anos de casados
Ação
* A propósito, um grupo de 28 procuradores que exercem suas funções na Amazônia, assinam importante ação, exigindo fiscalização nos muitos pontos de desmatamento na região. Para o Ministério Público Federal, o descontrole já estava instalado, mas com o afrouxamento da fiscalização de combate ao desmatamento, tudo piorou nesse período de pandemia.
* O MPF alerta que essas atividades ilegais de desmatamentos, grilagens e garimpo têm um risco adicional para as comunidades indígenas: a contaminação pelo coronavírus. Com a palavra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Hoje
* O Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM/RR) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (OAB/RR) promovem nesta sexta-feira, 1º, a partir das 10h (horário local), uma live com especialistas do Direito, sobre a situação dos indígenas em situação de vulnerabilidade em tempos de Covid-19. * A live, que terá a participação de representantes da Associação Yanomami Hutukara e da Federação Humanitária Internacional e apoio da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, será feita pelo canal oficial do Cejurr no Youtube (youtube/cejurr), também poderá ser acompanhada pelo link https://bit.ly/cejurr.
Da Venezuela
* Diplomatas venezuelanos têm até amanhã para deixar o Brasil. O ultimato é do Ministério das Relações Exteriores, que listou 34 pessoas e estipulou o prazo de 2 de maio, para que todos voltem para a Venezuela, sob pena de serem considerados personas non gratas no nosso país.
* Todos esses funcionários do corpo diplomático do país vizinho, são ligados ao ditador Nicolas Maduro, a quem o Brasil – assim como outras cerca de 60 nações – não reconhecem mais como presidente e apoiam o líder oposicionista Juan Guaidó.
Da Venezuela II
* Então ok! Deixa ver se entendemos. Com a expulsão do corpo diplomático venezuelano do Brasil, significa que nosso país cortou relações diplomáticas com a Venezuela, certo? Então como ficarão as relações comerciais, agora?
* A propósito, o ditador Nicolas Maduro, xinga publicamente o presidente Jair Bolsonaro constantemente, sem um pingo de constrangimento. Mesmo assim o Governo Federal segue permitindo a comercialização de produtos pra lá diariamente, apesar da pandemia. Alguém poderia explicar isso?
Dra. Denise Cavalcanti, presidente do IBDFAM/RR e presidente da Comissão dos Direitos das Crianças dos Adolescentes da OAB/RR: Live sobre “Indígenas em Situação de Vulnerabilidade em Tempos de Covid-19”, nesta sexta-feira, 1º
#Rápidas
* Nosso carinho e respeito a todos os profissionais da área de Saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, nesse 1º de maio, Dia do Trabalhador.
* O “1º de maio” é uma data muito especial para a colunista. Nesse dia chegou ao mundo, Andréa Yamille Adams-Hanoman, filha preciosa, um verdadeiro presente de Deus. #Feliz Aniversário!
* Trocando de data nesta sexta: Leo “Auê” Alves, Sandra Sampaio de Souza, Paulino Batista Neto, Pedro Oliveira de Farias e Arthur Machado Filho.
* No sábado quem troca de data é nosso colega comunicador, Odely Sampaio, Marilyn Fernandes, Djalma Figueiredo e Alex Mangabeira.
* Domingo quem está de aniversário é José Chaves, Alcimara Rosa e nossa colega jornalista Martha Gardênia Barros.
* Infelizmente a crise do coronavírus atingiu também as doações de sangue no Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima, que registrou queda de cerca de 60% em seu estoque durante este período de pandemia
* O Hemocentro está precisando de todos os tipos de sangue de grupos sanguíneos, em especial aqueles com fator RH negativo.
A arquiteta Daliele Costa e ItanScheieder, ilustrando a coluna desta sexta-feira
Ta Valendo
Do Coronavírus
* De acordo com médicos e especialistas, as próximas três semanas serão primordiais para a contenção do aumento de casos de coronavírus no Brasil e em Roraima não será diferente. Eles seguem afirmando que o isolamento social ainda é a melhor opção.
Do Exame
* Mesmo a Justiça Federal tendo determinado que o presidente da República entregue seu exame de testagem do coronavírus, não foi isso que aconteceu. Além de não ter atendido o pedido da Justiça, a AGU pede a extinção do processo. E agora?
A jornalista Sheneville Araújo, recebendo homenagens por conta de sua troca de idade, hoje. Na foto, ela divide clic com seu amado, DJ Nico Rivero