Social

SOCIAL 11283

Com Nada 

* Os veículos de comunicação estão cansados de alertar, mas pelo visto não tem jeito. Os bandidos seguem aplicando os mais diversos tipos de golpes virtuais e as pessoas continuam caindo. O mais comum, é aquele que o golpista se faz passar pela pessoa e entra em contato com seus amigos pedindo que esses façam transferências bancárias. Para esse golpe, a solução é simples, basta ligar para o número, que a criatura  nunca irá atender e dará qualquer desculpa esfarrapada, mas não atenderá. Também pode-se pedir que  mande uma mensagem de voz, o que certamente  jamais  fará, simplesmente porque  não é a pessoa por quem está se passando.  

Com Tudo  

* A  Universidade Federal de Roraima, por meio da sua Comissão Permanente de Vestibular, abre processo de seleção para fiscais atuarem na aplicação da prova do Vestibular 2021 da UFRR. As inscrições serão realizadas a partir desta segunda-feira, 11,  até sexta-feira, 15, no endereço eletrônico:  https://cpv.ufrr.br/seletivo/. Os credenciados executarão em  21 de fevereiro (domingo) as atividades de preparação, apoio logístico e fiscalização, atuando como fiscal de sala, fiscal de corredor, fiscal ledor/transcritor, intérprete em libras, para aplicação das provas do Processo Seletivo Vestibular UFRR 2021.  Acesse edital completo 

Pioneiro do ramo imobiliário em Roraima, o empresário Erasmo Sabino de Oliveira e sua linda Arlena, ilustrando a coluna desta segunda-feira  

Golpes  

* Existem dois tipos de golpes virtuais por meio do WhatsApp e ambos tem o mesmo “modus operandi”. Os bandidos sempre entram em contato com as vítimas usando o nome de amigo delas  e pedindo que façam transferências bancárias, porque eles não podem fazer isso naquele momento, mas que amanhã pagarão.  

* O caso mais comum, é a clonagem do WhastsApp, em que os bandidos se apoderam do número e da foto do perfil da pessoa. Mas também há casos que eles, utilizam um número qualquer, usam a imagem das vitimas e dizem que trocaram de telefone. Em ambos os casos, ligar pra pessoa é a melhor forma de se livrar do golpe.

Golpes II 

* Mais do que os golpes no WhatsApp,  há várias  outras modalidades de crimes virtuais,  entre as quais duas, que são campeãs de vítimas e uma delas  é aquela onde pessoas enviam e-mails informando que você irá receber uma herança milionária de um estrangeiro sem parentes, mas para tanto deve depositar uma quantia para fazer o desembaraço do testamento.  

* A outra são os “relacionamentos amorosos” em que o suposto “namorado” ou “namorada”, pede grandes quantias, para poder encontrar com a “vítima”. Agora digam aí, quem em sã consciência vai mandar dinheiro para quem nem conhece?  

Vacina  

* E eis que depois que meio mundo já está em plena campanha de vacinação em massa contra o coronavírus, finalmente temos pedido de registro de vacina para uso emergencial no Brasil. Entretanto, a Anvisa afirma que faltam dados para poder expedir a autorização e que sem isso, não será possível a liberação do imunizante.  

*Alias, a Agência reguladora deixou clara sua posição em nota oficial: “A submissão dos documentos técnicos previstos no Guia é condição necessária para viabilizar a avaliação, conclusão e a deliberação sobre a autorização de uso emergencial das vacinas”, afirmou a Anvisa em comunicado. 

Vacina II 

* Segundo os dados do Butantan, a CoronaVac apresenta 78% de eficácia na prevenção de casos leves da doença causada pelo coronavírus. Eficácia esta, que aumenta para 100% para casos graves e moderados da doença. Mesmo assim, a Anvisa lista informações e resultados que ainda deverão ser apresentados antes de avaliar o uso emergencial da CoronaVac.  

* E assim o Brasil segue ultrapassando 8 milhões de casos, mais de 200 mil óbitos e um presidente que está em constante campanha contra as vacinas, alegando que sai mais barato tomar cloroquina e enquanto o mundo beira dois milhões de mortos, o Brasil ainda tem de passar uma vergonha dessas perante as outras nações.  

 Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, o jovem médico roraimense, Daniel Wieser. Na foto, ele divide clic com sua amada, também médica, Juliana Coronel  

#Rápidas 

* O advento das redes sociais nos trouxe muitas facilidades, mas também, convenhamos,  complicações. E uma delas, são pessoas que nada entendem de comunicação, mas agem como se jornalistas fossem.  

* A maioria dessa gente, não tem a mínima noção sobre a lei de imprensa, muito menos sabe o que significa a palavra ética. E o resultado, não pode ser outro senão lambança.  

* No afã de dar “furos” (notícias em primeira mão), muitos inventam fatos e outros desavisados compartilham e reproduzem como se verdades fossem.  

*Um exemplo disso, foram os inúmeros fake news espalhados sobre a suposta morte de Zezinho Correa (Banda Carrapicho) que encontra-se internado em Manaus para tratamento da Covid.  

* A confusão foi tamanha, que se fez necessário a família do artista vir a público emitir nota desmentindo as fakes e informando sobre o verdadeiro estado de saúde dele.  

* Na verdade, tudo isso seria evitado, se ao invés de espalhar a fake news, as pessoas perdessem um minuto acessando os sites de veículos oficiais ou mesmo consultando o perfil da pessoa citada nas redes sociais.  

* Compartilhar fake news, além de desrespeito, é crime. Mas infelizmente, tem é muita gente que faz questão de ignorar esse fato, propositalmente.  

O arquiteto e urbanista Rodrigo Edson Castro Avila, é o novo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU-RR), ele foi eleito durante a primeira sessão plenária do ano e ficará à frente da autarquia federal na gestão de 2021-2023 

Tá Valendo  

Bolsas  

* Estarão abertas no período de 12 a 15 deste mês, as inscrições para o Programa Universidade para Todos, que disponibilizará 162.022 bolsas no primeiro semestre de 2021, sendo 76.855 bolsas integrais – que cobrem 100% dos custos – e 85.167 são bolsas parciais – que cobrem 50%. Mais informações no portal do Ministério da Educação  

Do Efeito  

* De acordo com médicos e especialistas, o efeito das festas de Natal, começará a ser sentido agora na rede pública de saúde e também segundo eles, daqui a mais uma semana, é que vai começar a aparecer os que se infectaram com o coronavírus durante as festanças de Réveillon. E que os Deuses tenham piedade de
nós… 

Larissa Rodrigues, (sobrinha do querido amigo e jornalista Edilson Rodrigues/editor chefe da Folha), recebendo homenagens pela transcorrência do seu aniversário