Social

SOCIAL 11738

Com Nada 

 * A gravidade da Covid, depende muito da carga viral. E é por isso que jovens saudáveis morrem, enquanto velhinhos cheios de comorbidades ficam assintomáticos. Uma coisa é alguém pegar um produto num supermercado que contem uma gotícula de horas atrás. Outra muito diferente é um médico da linha de frente que passa um dia inteiro numa UTI intubando pacientes gravíssimos. A quantidade de vírus a que os profissionais de saúde estão expostos é infinitamente maior. Mesmo assim, muitas pessoas, não tem consideração por esses verdadeiros heróis que arriscam suas próprias vidas pra salvar outras. Só no final de semana, a Policia encerrou 13 festas clandestinas em Boa Vista.  

Com Tudo  

* O Ministério Público Federal, realizou recentemente, uma diligência a Terra Indígena Yanomami, mais exatamente a Serra da Estrutura para ver de perto o local onde está prevista a reinstalação da Base de Proteção Etnoambiental, no intuito de conter o garimpo ilegal naquela TI e os desastrosos danos ambientais causados por esse tipo de atividade criminosa. O próprio o procurador da República Alisson Marugal, titular do ofício de Defesa dos Direitos Indígenas e das Minorias, esteve presente na missão. A luta do MPF já teve algumas vitórias, como a recente decisão da 2ª Vara da Justiça Federal de Roraima, que determinou que a União retire os garimpeiros ilegais, sob pena de multa diária de R$ 1 milhão.  

Dr. Mozarildo Cavalcanti e sua sempre bela Geílda, como bons roraimenses, adoram a natureza regional do nosso Estado   

Da UFRR 

* Visando aperfeiçoar o desempenho organizacional através de um processo de formação continuada, a Universidade Federal de Roraima, acaba de criar  o Fórum de Gestores Administrativos, cuja primeira reunião ocorre já nesta terça-feira, 6  das 10h às 11h30, no Salão Nobre daquela Instituição.  

* O referido Fórum pretende também auxiliar no processo de modernização nas tomadas de decisões, respeitando as regras de transparência, economicidade na administração pública, na gestão de riscos, na integridade e nos controles internos da UFRR, para melhoria do atendimento a comunidade acadêmica.  

Da UFRR II 

* Ainda sobre a UFRR, por meio da  Comissão Permanente de Vestibular, já publicou o edital do processo seletivo do Enem/Sisu-2021. São ofertadas 718 vagas, distribuídas entre 37 cursos. O ingresso dos aprovados será no primeiro e segundo semestre letivo de 2021, conforme cada curso. 

* As inscrições no Sisu serão realizadas exclusivamente pelo site da instituição, de hoje, dia 6 até sexta-feira, 9. Os interessados em obter o edital do certame, que contem além da relação de cursos, informações mais detalhadas, já poderão ter acesso ao documento.  

Religião  

* Bem no período em que houve mais registros de vitimas da Covid e que muita gente foi a óbito esperando por um leito de UTI, ou seja, no pico da pandemia, com o sistema de saúde em colapso e sem vacina pra imunizar toda a população, o ministro Nunes Marques, liberou atividades religiosas. Mas, o ministro Gilmar Mendes negou o pedido.  

* Porem, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao presidente do STF, Luiz Fux, que o processo saia das mãos do ministro Gilmar Mendes e passe para Nunes Marques. Com a troca na relatoria, além de ser mantida a decisão de celebrações presenciais, ainda evitaria o julgamento em plenário. Que tal? 

Religião II 

* A propósito, não são poucos os pastores  que incentivam os fiéis a se aglomerarem em igrejas, apesar do grande número de líderes religiosos e  pessoas que frequentam cultos presenciais, que contraíram a Covid e morreram em decorrência de complicações da doença.  Muitos são negacionistas e dizem que as pessoas poderão ir as igrejas sem medo, porque Deus as protegerá. 

* O que na verdade, além da blasfêmia de usar o Santo nome do Senhor em vão, é irresponsabilidade e crime contra a saúde pública, mesmo. Tá na Bíblia, que Deus disse: “Faz por ti e Eu te ajudarei”. Mas faça sua parte. Não é indo se arriscar em aglomerações e esperar que o milagre aconteça, não, senhoras e senhores.  

Marcio André Coelho, ainda recebendo homenagens por conta de sua troca de data ontem. Na foto, ele divide clic com seu parceiro de vida, Ralf Wesseistein  

#Rápidas  

* A Coluna de hoje é dedicada a atuante empresária, Edileuza Souza (Classe A Joalheria), que inaugura idade nova nesta terça-feira.   

* E a semana começou com o presidente Jair Bolsonaro, insistindo em defender tratamento precoce contra Covid, que comprovadamente não funciona.  

* Além disso, na mesma oportunidade, ele pediu de novo o fim do lockdown dizendo que: “O Brasil precisa voltar a trabalhar”.  

* Foi ontem, durante a inauguração de dois residenciais populares em São Sebastião, quando durante o discurso, o presidente tirou a máscara e falou tudo o que tem dito reiteradas vezes desde o inicio da pandemia.  

* Na verdade, não adianta o ministro da Saúde ser a favor das medidas restritivas, se o próprio presidente continua com a mesma postura, influenciando a população.  

* Alias, essa conduta negacionista do presidente, que é alvo de críticas de toda a comunidade cientifica e da imprensa mundial e já virou chacota internacional.  

* Tanto que, até o ditador Nicolas Maduro, criticou o presidente do Brasil dizendo que a variante  brasileira deveria se chamar “Mutante Bolsonaro”.  

* De acordo com Uol Noticias, Maduro disse ainda, que o presidente do nosso país, é  um psicopata e que pra ele não interessa as pessoas do Brasil, só a sua loucura”.  

* E prosseguiu: “E vejam a situação em que meteu o Brasil e a humanidade. Brasil é o epicentro” – concluiu Maduro!  

 Lissandra Pinho, iluminando a coluna desta terça 

Vale Conferir  

Hoje  

* O prefeito Arthur Henrique dará posse nesta terça-feira, 6, a 46 servidores aprovados no Concurso Público da Saúde de 2019, para completar o quadro de profissionais do município e, principalmente, reforçar as ações de combate à covid-19 na capital. 

  

Apagão  

* Mais um apagão virtual voltou a nos perturbar, desta vez na tarde de ontem, quando mais uma vez ficamos sem internet por horas. E não faz nem dez dias que passamos um dia inteiro fora do ar.  

Paulo Ítalo Birriel, trocando de data hoje