Social

Social 11887

 Com Nada 

* O mínimo que se espera do um legítimo representante do povo (aquele que foi eleito democraticamente para ocupar cargo público), é equilíbrio. Destempero diante da população; intimidações com palavras de baixo calão; crime de ameaça a mão armada e constantes demonstrações de conduta violenta, além de um péssimo exemplo para os jovens que encontram-se em formação e de desonrar a confiança de quem o elegeu,  convenhamos, é quebra de decoro, portanto, passível de perda de mandato. O povo se espelha naqueles que são destaques na sociedade. Então, o eleitor deve pensar bem, se gostaria que ser tratado da mesma maneira que  aquele em que depositou seu voto trata as outras pessoas. #prontofalei !  

Com Tudo 

* A trajetória da Faculdade Cathedral ao longo dos anos,  tem sido marcada por várias campanhas sociais e de acolhimento em favor da comunidade acadêmica e da sociedade de modo geral, e nessa pandemia, essas ações só se intensificaram. A mais recente iniciativa daquela Instituição, é do Curso de Psicologia, que está promovendo a Campanha “Pode de Afeto”, para  arrecadação de potes de vidro destinados a armazenar leite materno. Os potes, que serão doados para a Maternidade de Boa Vista, devem ser de vidro com tampa não metálica.Os pontos de coleta são: Bloco de Saúde, Bloco Administrativo, Clínica-Escola de Fisioterapia e Clínica-Escola de Odontologia da Cathedral. A arrecadação segue até o dia 19 de maio. 

A secretária adjunta da Comunicação do Governo de Roraima, jornalista Cyneida Correia, foi aprovada com Louvor no Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Roraima. A dissertação sobre a história dos jornais impressos em Roraima, recebeu recomendação pra se transformar em livro  

Segunda Dose  

* Analistas avaliam que o Ministério da Saúde, utilizou a estratégia de vacinar geral com a primeira dose, pra aumentar (artificialmente) o número de vacinados no país. Só que, isso está sendo comparado a um autêntico fake news, considerando que as pessoas só ficam imunizadas, três semanas depois de receberem a segunda dose da vacina.  

* Essa atitude do Governo Federal, além de está sendo criticada por expor os idosos a ficarem esperando pela segunda parte do imunizante em vários Estados, poderá acarretar um grande prejuízo. Pois ao receber a primeira parte da imunização as pessoas ficam com a chamada “janela imunológica” aberta. Ou seja, recebem uma dose de vacina, mas continuam expostas a ação do coronavírus.  

Segunda Dose II 

* A propósito dessa questão da primeira dose da vacina, especialmente no que se refere a coronavac, há milhares de pessoas que receberam a primeira dose e não retornaram aos locais de vacinação pra receber a segunda. Aqui mesmo em Boa Vista existem mais de mil nessa situação. Ou seja, gastaram uma dose do imunizante, que não imuniza sem a segunda dose.  

* Além disso, nosso estado passa por outra situação inusitada. Muita gente que se aventurou até Manaus pra se vacinar, foi lá tomou a primeira dose e agora, querem porque querem tomar a segunda dose em Roraima, o que decididamente, é impossível, pois as diretrizes da própria campanha nacional de vacinação orienta que as pessoas tomem ambas as doses no mesmo local.  

Jornalistas 

* Tal e qual aconteceu na Venezuela, desde o início do Governo de Hugo Chavez,  potencializado na gestão de Nicolas Maduro, a imprensa no Brasil vem sendo vilipendiada no Governo de Jair Bolsonaro. E isso, é comprovado por órgão de irrefutável credibilidade. Os jornalistas que cobrem o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, correm riscos reais.  

* É isso que afirma o Ministério Público Federal, em um recente  parecer à Justiça. A afirmação contida em documento oficial do MPF, afirma que “há indicativos” de que as providências adotadas no local “não estão sendo suficientes para garantir a segurança dos jornalistas e profissionais de imprensa”- Diz o texto.   

Jornalistas II 

* Alias, os jornalistas no Brasil correm riscos sim, em especial aqueles que cobrem a Presidência da República, pois ninguém ignora, que no entorno do presidente Jair Bolsonaro, há uma verdadeira legião de apoiadores extremistas, cuja posição com relação a imprensa vai além do desrespeito propriamente dito. Haja vista, a preocupação Procuradoria Geral da República, que essa semana se posicionou oficialmente.  

* A PGR pediu inclusive, que “seja determinada a adoção de medidas administrativas aptas a resguardar a integridade dos jornalistas e profissionais de imprensa que realizam a cobertura diária do Presidente da República, Jair Bolsonaro, na porta do Palácio da Alvorada”. Pra vocês verem a que ponto chagamos. 

Ensaio “Mães” Festas & Flores: Terezilma Melo com os filhos Thiago, Daniella e Lucas (Foto: Jader Souza)  

#Rápidas  

*  A coluna de hoje é dedicada a querida Áurea Onília Pinho de Souza Cruz, coordenadora do Movimento Humanitário Mexendo a Panela (Paróquia de Nossa Senhora da Consolata), que hoje recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.  

* Também inaugurando idade nova hoje, o empresário João Peres, Selma Rodrigues, Dr. Edmundo Lopes e João Batista dos Santos (Lavanderia Cristal)  

*Encerra-se nesta sexta-feira, 7, o  prazo de inscrição nos  programas e projetos de extensão com fomento de bolsas para discentes de graduação da UFRR.  

O edital lançado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da Instituição, visa a concessão de 42 bolsas no valor de R$ 535,00, com carga horária semanal de 20 horas. 

* As propostas deverão ter duração mínima de seis meses de atividades e com vigência mínima até 31 de dezembro de 2021.  

* Podem apresentar propostas de ação de extensão os servidores efetivos da UFRR que não estejam afastados ou licenciados. 

* As atividades a serem desenvolvidas pelos programas e projetos devem ter condições de atender exigências sanitárias dos órgãos de saúde das esferas municipais, estadual e federal com relação à prevenção e ao combate à Covid-19. Acesse o edital e anexos aqui. 

Adriana Honorato (amada do nosso querido amigo e colega jornalista, Ricardo Honorato), ainda recebendo homena
gens por conta de sua  recente troca de data  

Tá Valendo  

Da Hora  

* Mais seis ônibus do “Programa Caminho da Escola” chegaram ao Estado de Roraima na última segunda-feira, 3. Agora já são 23 veículos na frota de novos ônibus adquiridos pelo Governo do Estado por meio de recursos de emendas parlamentares. 

Do Turismo  

* O Dia Nacional do Turismo- 8 de maio- será celebrado com a exposição fotográfica itinerante #visiteRORAIMA, viabilizada por meio da Sepan. A programação estará aberta para visitação  pública no sábado, 8, a partir das 9h, no Foyer do Sesc e Senac – sede administrativa do Centro de Boa Vista. 

Karine Contreiras, inaugurando idade nova nesta quarta-feira