Com Nada
* A cada dia que passa, temos testemunhado o aumento significativo do número de mortos pela Covid 19, mesmo assim, o negacionismo segue contaminando milhares de pessoas, que continuam se aglomerando, se recusando a usar máscaras e manter o devido distanciamento que os protocolos exigem. E o que é pior, promovendo verdadeiros insultos as famílias enlutadas que perderam seus entes queridos pra essa terrível doença. Já são mais de 420 mil vidas perdidas e já não há mais grupos de riscos. Ou seja, todos nós – pessoas de todas idades, saudáveis ou com comorbidades – estamos suscetíveis a sermos vítimas fatais de uma hora pra outra.
Com Tudo
* Uma das realizações mais importantes dos últimos tempos no sul do Estado, foi sem dúvida, a recente inauguração da Maternidade de Rorainópolis, toda aparelhada, que atenderá além de vicinais e vilas, também todos as outras localidades dos municípios daquela região. Essa grande conquista da população, só foi possível, graças a liberação das emendas realizada Haroldo Cathedral, destinada a importante obra, pelo ex-deputado Remidio Monai. A propósito, o deputado Haroldo Cathedral, tem sido campeão de liberações de recursos para o nosso Estado, por meio dos quais tem sido possível concretizar projetos tão importantes pro Estado de Roraima.
Comorbidades
* Começa nesta segunda-feira, 10, a vacinação contra a Covid 19 de pessoas de 55 a 57 anos de idade que fazem parte do grupo de comorbidades. O referido grupo está sendo atendido de acordo com cronograma de idade em ordem decrescente para evitar aglomerações e melhor atender essas pessoas.
* O Ministério da Saúde elencou 22 tipos de comorbidades que serão atendidas, conforme disponibilidade de doses de vacina e a lista já está disponível no site da Prefeitura. No ato da vacinação, será necessária a apresentação de documento oficial com foto origina e cópia; original e cópia do laudo da comorbidade ou receita que ficará retido no posto de vacinação.
Comorbidades II
* As 22 comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde, que dão direito a vacina, são: Diabetes; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2; Insuficiência cardíaca; Insuficiência cardíaca; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias;
* E mais: Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Cardiopatia congênita no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantado; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Imunossuprimidos; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática.
Alerta
* Um dos poucos motivos de alegria e de real comemoração, nessa pandemia, é sem dúvida quando chega a hora de tomar a vacina. Não é a toa, que o que mais tem se visto nas redes sociais, são muitas pessoas – anônimas e celebridades – mostrando imagens do momento em que recebem doses do imunizante.
* Porém, especialistas alertam que não é recomendável postar o cartão de vacinação, especialmente se nele contiver o número do CPF, do RG e do cadastro no SUS e a data de nascimento, que uma vez compartilhados, facilita o uso dessas informações para fraude. Afirma advogado José Renato Laranjeira, diretor do Laboratório de Políticas Públicas e Internet e membro da Coalizão Direitos na Rede.
Alerta II
* Médicos, cientistas e especialistas do mundo inteiro, tem feito reiterados alertas com relação a questão da vacinação contra a Covid 19. Não adianta tomar a primeira dose pois a imunização só acontece após no mínimo três semanas depois da segunda dose. E não adianta tomar a vacina e ir se refestelar em locais aglomerativos com a “janela imunológica” aberta.
* Na verdade, existem vários casos de pessoas que se vacinaram e contraíram o vírus entre a primeira e a segunda dose e até quem se contaminou após a segunda dose, porque manteve contato com o coronavírus antes do tempo estipulado para a imunização. E é bom lembrar que a vacina só previne contra as formas graves da doença .
#Rápidas
* Inaugurando idade nova hoje, o Sr. Raimundo Rodrigues, Alberto Oliveira, Luiz Fagundes Diniz e Rogério Rolin Bezerra.
* Falar a verdade é preciso, sempre, não é minha gente? Afinal, o papel do jornalista não é só fazer denúncias de fatos que venham em detrimento da sociedade, mas também destacar o que favoreça a população.
* Assim, queremos parabenizar o Governo de Roraima pela feliz iniciativa do programa “Merenda em Casa”.
* O referido programa, que teve início na última sexta-feira, 7, está realizando a entrega de gêneros alimentícios a famílias de 30 mil estudantes carentes cadastrados no Programa Bolsa Família.
* São 230 toneladas de alimentos, destinados a essa importante ação, que amenizará os efeitos da crise gerados pela pandemia.
* A distribuição começou pelas escolas do Sul do Estado e faz parte das medidas do Governo do Estado no enfrentamento da Covid-19, auxiliando famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade social.
Tá Valendo
Grande Perda
* Foram 37 dias de internação na UTI, até que, infelizmente, nosso amado Dr. Rômulo Ferreira, nos deixou no final da tarde de sábado. Ele deixa uma lacuna impreenchível na área da oftalmologia em Roraima, onde era referência e fez escola na sua conceituada Clínica Oculistas Associados de Roraima. Mais uma vida perdida pra Covid!
Mais Vacina
* No último fim de semana, o Estado de Roraima recebeu nova remessa de vacinas contra a covid-19. Foram mais 2.300 novas doses de vacinas Astrazeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz. Esse lote será utilizado para reforçar a aplicação da segunda dose para as pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante con
tra a covid-19.