Com Nada
* Se os governadores e prefeitos não tivessem a prerrogativa de decretar medidas restritivas durante pandemia, garantidas pelo STF, e todo mundo voltasse a normalidade como quer o presidente Jair Bolsonaro, a primeira coisa que aconteceria, ao seria o colapso geral do sistema de saúde e o consequente aumento de mortos, que já é efetivamente grande. Mesmo assim, o presidente insiste e impetra constantes ações na Suprema Corte, na tentativa de concretizar sua ideia de liberar geral, mesmo com o país beirando meio milhão de óbitos e duas novas variantes fazendo vítimas diariamente. Com o aumento do tempo de internação em UTI’s, se uma pessoa em estado grave precisar de um respirador, os médicos terão de escolher quem sobreviverá.
Com Tudo
* Parece um sonho que o Hospital de Amor em Boa Vista já tenha começado a atender os pacientes. A importante Unidade de Saúde, é sem dúvida uma grande conquista pra Roraima e garantirá o acesso ao que há de mais moderno no atendimento oncológico, com o padrão Hospital de Amor, a vários pacientes de câncer que existem no nosso Estado e que até agora, eram obrigados a se submeter a tratamento de saúde fora do domicilio. A inauguração oficial do Hospital de Amor local, está agendada para quarta-feira, 2 de junho, as 17h, com a presença confirmada do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Na solenidade, está confirmada também a presença do presidente do Hospital de Amor de Barretos, Henrique Prata.
Alerta Geral
* Aliás, devido ao grande aumento do número de internações de pessoas com Covid-19, alguns estados do país irão reeditar medidas restritivas essa semana. O Paraná por exemplo, já decretou, tendência que deverá ser seguida pelos estados do Sul e Sudeste. Com duas novas variantes, bem mais contagiantes e letais, o Brasil entra em alerta geral.
* Soma-se a isso a lentidão da campanha de vacinação por conta insuficiência de doses dos imunizantes adquiridos tardiamente em pequenas quantidades, além do aumento de circulação de pessoas em aglomerações cada vez maiores, o que tem contribuído pra colapsar o sistema de saúde de todo o Brasil. As internações de pessoas em estado grave voltaram a aumentar inclusive em Roraima.
Recomendação
* Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde recomendou, que quem tiver planos de ter filhos, adiem a gravidez por enquanto, devido o crítico período da pandemia, considerando que – de acordo com autoridades daquela Pasta – as novas variantes do coronavírus têm se mostrado bem mais agressivas quando acometem as grávidas.
* Na verdade, é um grande perigo engravidar nesse período, pois além das vidas das mães serem colocadas em risco, expõem-se também as vidas dos bebes. A propósito, aqui mesmo na Maternidade de Boa Vista, fez foi aumentar o número de partos durante a pandemia e como de praxe, com a maioria das mães bem jovens, solteiras e desempregadas.
Na CPI
* Não se falou em outra coisa nas redes sociais durante toda a semana passada, senão no depoimento de Mayra Pinheiro (também conhecida como Capitã Cloroquina) na CPI da Covid. E olhem que nem foi por conta das várias vezes em que ela mentiu e foi confrontada pelos senadores.
* O maior falatório a respeito dela, começou pelo fato de ter sido desmoralizada pelo senador Otto Alencar, que é renomado médico e deu uma verdadeira aula sobre medicamentos anti-virais e anti-parasitário, deixando claro que ao contrário do que ela afirma no falido aplicativo PrevCov, não existe nenhuma medicação capaz de impedir a contaminação por qualquer tipo de vírus. Mas foi na situação trazida a pauta pelo senador Randolfe Rodrigues, foi que o que causou assombro.
Na CPI II
* A propósito, o que gerou uma enxurrada de memes sobre a Capitã Cloroquina, foi mesmo uma fala sua sobre a Fundação Oswaldo Cruz, em que ela declarou que a Instituição era “esquerdista” e que tinha visto na porta da Fundação (pasmem!!!) a imagem de um órgão reprodutor masculino. O constrangimento foi ainda maior, porque o presidente da CPI da Covid, senador Omar Azziz pensou ter ouvido a palavra “tênis”.
*Na verdade, o que a Dra. Mayra Pinheiro viu, foi a logomarca da Fiocruz, na comemoração de seus 120, que exibe uma seringa, em alusão as vacinas produzidas pela referida Fundação. O fato seria até bem cômico, se não fosse uma situação tão vergonhosamente trágica.
Rápidas
* Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, Waldoir da Conceição, Sandra Noleto e Elder Mesquita.
* Ainda de aniversário hoje, Norberto Vieira de Barros, Conceição Silva e Robson Muniz Rodrigues.
* De todas as atividades, a mais afetada pela pandemia no Brasil, é sem dúvidas a área da arte e da cultura, especialmente da música e do teatro.
* E não obstante estarem impedidos de trabalhar por não poderem promover aglomerações, os artistas não contam com nenhum apoio da Secretaria de Cultura.
* O secretário Mario Frias, não dá a menor confiança para a categoria e é acusado de andar armado dentro da Secretaria, além de tratar os funcionários aos gritos.
* Em abril, ele demitiu o presidente da FUNARTE, coronel Lamartine Holanda, (Pasmem) por que este, teria se recusado a produzir fake news.
* Diz que Frias queria que a Funarte produzisse documentários inverídicos contestando denúncias feitas por indígenas brasileiros, entre os quais, o nosso Davi Yanomami, um guerreiro da floresta reconhecido internacionalmente.
* E como o coronel Lamartine Holanda, que é um homem probo, honrado e honesto, se recusou a usar verba pública pra mentir perante a Nação, ganhou as contas.
* E como diria Gil do Vigor, “o Brasil tá lascado”, mesmo!
Tá Valendo
Revalida
* Começa ás 18h desta segunda-feira, 31, as inscrições da 1ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. Quem desejar se inscrever por meio do Sistema Revalida, terá até 11 de junho.
Importante
* E
stão abertas até 18 de junho, as inscrições para o Festival de Vídeo para a Juventude PLURAL +, promovida há 13 anos pela Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) Jovens do mundo inteiro podem enviar filmes sobre qualquer tema social.