Social

Social 12474

Com Nada

* A vulnerabilidade a qual os indígenas yanomami estão submetidos em Roraima, é deveras preocupante e tem nome e sobrenome: garimpo ilegal. Temos visto homens, mulheres e criancinhas dessa etnia visivelmente embriagados pelas ruas da cidade e lhes perguntamos, quem dá lhes bebidas? Porque eles não têm dinheiro pra comprar. É de conhecimento geral, que os garimpeiros e toda a horda que acompanha essa atividade criminosa (donos de maquinários, aviação clandestina, exploradores da prostituição, pistoleiros, membros de facções criminosas e etc do gênero) chegam nas terras indígenas levando bebidas alcoólicas para os indígenas, que não falam português, não sabem ler nem escrever e não entendem o que é aquele liquido, porque lá não destilaria ou qualquer fábrica.  

 

Com Tudo

* No início desse ano, o Grupo Parima em parceria com a Johnson & Johnson, desencadeou a importante Campanha de inclusão social, sobre a pobreza menstrual, com o intuito de favorecer as meninas que não tem acesso a esse tipo de proteção. A referida campanha, além da conscientização da população, consiste em doar um pacote de absorvente na compra de cada três pacotes nas redes de supermercados parceiros. As doações serão destinadas a Instituições de apoio a pessoas carentes. Essa admirável campanha, tem sido tão inspiradora, que já foram inclusive aprovadas duas leis nesse sentido, uma na Câmara Municipal (de autoria da vereadora Aline Rezende) e outra na Assembleia Legislativa (de autoria do deputado Coronel Chagas. 

O empresário Antonio Parima (Grupo Parima e sua linda esposa, Mariana Poltronieri (Amora Boutique), no clic de Helio Holanda 

Sensibilidade 

* A propósito, a Lei municipal que prevê assistência social para meninas carentes, com relação a conscientização sobre menstruação e a universalização do acesso a proteção menstrual, de autoria da vereadora Aline Rezende, recém aprovada pela Câmara Municipal de Boa Vista, na verdade, institui a política pública, da “dignidade menstrual”. 

* No mesmo sentido, Lei de autoria do deputado Coronel Chagas, também foi aprovada recentemente na Assembleia Legislativa de Roraima. A deputada Lenir Rodrigues, que é defensora da causa e atuou como relatora do projeto, fez uma esplêndida defesa, destacando a sensibilidade de seu colega parlamentar, autor da importante e necessária iniciativa. 

Bolsas 

* A UER editais para programas de bolsas de iniciação científica, do ensino médio e superior. As propostas precisam estar diretamente relacionadas às áreas de Agrárias e Biológicas; Saúde; Engenharias e Sociais Aplicadas e Humanas.  O valor mensal da bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio é de R$ 100, com vigência de 11 meses.  valor da Bolsas de Iniciação Científica é de R$ 400, e mesmo período de vigência.

*  O prazo para submissão das propostas encerra-se dia 7 de setembro. As inscrições devem ser efetuadas por meio do meio do Google Forms.   formulário disponível nos links: (https://forms.gle/ewcdg2dfEF1r9yAf9) e https://forms.gle/5hQsZc4VqHuUj3957).

 

Gala do Jazz 

* Está confirmado para sábado, 28, as 19h  a segunda edição do Gala Jazz,  um encontro que  traz em sua proposta original o diálogo construtivo de todas as linguagens do jazz partindo do artista para com a comunidade propondo uma vivência onde será disponibilizado uma grade de atividades práticas, teóricas e artísticas vinculando importante figuras da dança do cenário nacional com os artistas locais. 

* Natália Antunes e Jô Cardoso, dois grandes nomes do âmbito nacional, foram os nomes escolhidos para estarem presentes na Noite de Gala do JM Jazz Centro de Arte, no Teatro Municipal de Boa Vista com os maravilhosos espetáculos: Botão da Rosa, Eudaimonia e Vanishing Act. 

Gala do Jazz II

* Sobre os espetáculos da 2ª edição do Gala do Jazz/JM, o “Botão Rosa” será interpretado por Natália Antunes, com coreografia de Filipe Bruschi, Música Cuitelinho (Monica Salmasso) e produção by Raça Centro de Artes. O “Eudaimonia”, terá coreografia de Joandson Marques, como intérpretes, JM Jazz Cia de Dança e JM Jazz Cia Júnior e produção do anfitrião, JM Jazz Centro de Arte. 

* O “Vanishing Act” também terá coreografia de Joandson Marques, como intérpretes, JM Jazz Cia de Dança e JM Jazz Cia Júnior e será produzido pelo JM Jazz Centro de Arte. Tudo isso no sábado a partir das 19h no Teatro Municipal de Boa Vista. 

Vereadora Aline Rezende e deputado Coronel Chagas, autores das recém aprovadas Leis, que preveem assistência social para meninas carentes, a conscientização sobre menstruação e a universalização do acesso a proteção menstrual, nos âmbitos  municipal e estadual 

 

#Rápidas

* A coluna de hoje é dedicada ao vereador Sandro Baré, que hoje recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data. 

* Também inaugurando idade nova nesta sexta-feira, a bela Yane Nogueira e Taynnan Mesquita. 

* No sábado, quem troca de data é o empresário Carlos Mende
s Rodrigues, Rondinelle Esbell, Josemar Monteiro Coelho, Roberval Garcia e Maia Bersan. 

* No domingo estarão de aniversário, Betiza Bantim, Faviana Catão, Milton de Barros e a querida Rosa Rodrigues.

* A Defensoria Pública do Estado de Roraima, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, estará realizando nesta sexta-feira, 27, às 14h, um workshop que abordará a “Atuação da Defensoria Pública no enfrentamento à tortura: debatendo diretrizes para um protocolo institucional” para detectar casos de tortura e outros maus-tratos.

* A iniciativa de capacitação e intercâmbio de experiências tem como parceira institucional a Associação para a Prevenção da Tortura e o principal objetivo do encontro, é dialogar sobre os parâmetros internacionais e nacionais para a prevenção e combate à tortura.

* Além disso, o workshop, visa formalizar um protocolo para promover e implantar ações voltadas à prevenção e combate à tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes em situações de privação de liberdade.

 

Nathalia e Rogério Melo, com as filhas, Sofia e Olívia 

Tá Valendo 

Lançamento 

* A Amora Boutique segue com sua programação de lançamento de coleção, desta vez destacando as novidades. A desde a semana passada, a estilosa Maison vem exibindo peças exclusivas de várias grifes, com destaque para Skazi, Iorane, Tufi Duek. Essa semana é a vez da fashionable Frutacor. 

Da Energia 

* Recente levantamento informal, da conta que a situação do fornecimento de energia elétrica em Roraima, tem sido bem precária nos últimos tempos, especialmente nos municípios do interior do estado. Em algumas localidades tem havido constantes black outs ao longo do mês.

O líder indígena, Alfredo Wapichana (Terra Indígena São Marcos) recebendo kilométricas homenagens nesta sexta-feira, quando fica um ano mais dinâmico, atuante e dedicado a causa da #parentezada