Social

social 12484

Com Nada 

* Quando o próprio presidente da República, chama de idiota quem afirma que é preciso comprar feijão em vez de fuzil, é porque a democracia no país está definitivamente por um fio. No último fim de semana, nas suas costumeiras conversas com os – felizmente,  cada vez mais escassos – apoiadores, no Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro  voltou a estimular a população a comprar armas de fogo. Ele disse textualmente que todo cidadão deve ter um fuzil – tipo daqueles exibidos publicamente pelos integrantes do Talibã,  milícia de extrema direita que voltou a dominar o Afeganistão e assombrar o mundo. E sabem o que é pior? É que ainda tem gente dita esclarecida, que apoia e aplaude essa insanidade.  

Com Tudo 

* O grupo de pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia (UFRR) lança o Manual de Cobertura Jornalística de Mudanças Climáticas em Roraima na próxima terça-feira, 31, às 17h30. O foco do manual é orientar comunicadores, jornalistas e veículos de comunicação que noticiam sobre meio ambiente e mudanças climáticas.  A solenidade de lançamento ocorrerá na sala virtual do Programa de Pós-graduação em Comunicação estará aberta ao público. A pesquisa foi desenvolvida de 2019 a 2021, pelo professor Simão Farias e pelos acadêmicos bolsista Mairon Compagnon e voluntário Willians Dias do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFRR, com a participação de pesquisadores entrevistados, consultor e outros acadêmicos como colaboradores.  

A Reitora Brena Linhares e diretor regional do Centro Universitário Estácio da Amazônia,  Adriano Remor, celebrando os 20 anos da Instituição em Roraima

Quarta Opção  

* A propósito, o presidente Jair Bolsonaro, fez uma declaração no mínimo polêmica, aliás como de praxe. Mas desta vez, ele próprio declarou que seu destino só terá três caminhos. Segundo suas próprias declarações, ou ele  será preso, ou morto ou terá a vitória nas eleições de 2022. E embora a opção 01 tenha sido a que recebeu a maioria das opiniões  nas redes sociais, há muita gente que acredita que chegará o momento em que irá aderir a uma quarta opção.    

* No metier jurídico por exemplo, não são poucos os que acham que ele irá parar no manicômio, simplesmente porque, diante de tantas provas contundentes de corrupção do seu governo, a tendência aponta que seus advogados deverão alegar insanidade, justamente pra evitar sua prisão.  

20 Anos 

* O Centro Universitário Estácio da Amazônia completou em 2021 duas décadas de atuação em Roraima, contribuindo para a formação de grandes profissionais e aperfeiçoamento do mercado local. A solenidade presencial para celebrar os 20 anos e prestar homenagens à colaboradores e ex-alunos, seria no mês de março, mas foi adiada por conta da pandemia. 

* A reitora da instituição, Brena Linhares, salientou os desafios de promover educação superior, mantendo a qualidade dos serviços durante esse período pandêmico. “Todos fomos pegos de surpresa, mas a Estácio deu uma resposta muito rápida para o cenário inesperado e em uma semana conseguimos colocar a plataforma TEAMS em funcionamento, de forma que os alunos não fossem prejudicados e ficassem sem aulas”, disse ela! 

#Fato 

* É fato incontestável que os garimpeiros mataram o rio Mucajaí e estão acabando de matar o Uraricoera, onde não há mais peixes e a água antes cristalina, já virou lama. Agora avaliem a quantidade de mercúrio que vem sendo despejada indiscriminadamente nessas águas que acabam chegando no rio branco e aos nossos lares para consumo?  

* Essa é uma tragédia anunciada, que não afeta só a indefesa população yanomami, mas a todos nós e consequentemente compromete as futuras gerações. Mas a ganância de meia dúzia de pessoas que comanda essa atividade ilegal, é tão desmedida, que se aliam a outros criminosos como membros de facções, traficantes, pistoleiros, exploradores da prostituição, aviação clandestina e etc do gênero, pra poder continuar destruindo tudo. 

#Fato II 

* E só pra se ter uma ideia, semana passada a Polícia Federal prendeu 6 helicópteros que servia unicamente a atividade do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, além de mais cinco carcaças de outros helicópteros num único hangar irregular no Distrito Industrial de Boa Vista. Na verdade, há vários hangares dessa natureza no nosso estado, atuando normalmente nas barbas das autoridades.  

* Além da Aviação clandestina que opera no garimpo ilegal nas Terras Indígenas, há também embarcações aquáticas e proprietários de fazendas que dão acesso a essas áreas, que cobram “pedágio” pra deixar  desde comida, a armas, drogas, prostitutas, máquinas caça níquel, equipamentos de internet, a tudo enquanto se imaginar pra a Terra Indígena Yanomami.   

O atuante médico Levino Oliveira, segue recebendo homenagens por conta de sua troca de data, transcorrida no último final de semana

#Rápidas 

* A Universidade Federal de Roraima é a instituição responsável pela 8ª edição do Encontro dos Grupos do Programa de Educação Tutorial da Região Norte. 

*  O evento será realizado de 1⁰ a 4 de setembro de 2021, com o tema “Desafios, necessidades e perspectivas para a formação acadêmica: ciência, novas tecnologias e demandas atuais dos PETs da Região Norte”. 

* O NORTEPET reunirá alunos e tutores no intuito de discutir e apresentar propostas e resultados das atividades do Programa de Educação Tutorial (PET).As atividades serão on-line.  

* Na programação, haverá  palestras, oficinas, grupos de trabalho, apresentação de trabalhos acadêmicos e reunião de tutores e de alunos e tudo aberto ao público.  

* Os Grupos de Discussão e Trabalhos (GTD), as mesas deliberativas e a assembleia final serão restritas aos tutores, alunos petianos e comissão organizadora. 

*Ao final do evento haverá assembleia para discussão de propostas a serem submetidas no Encontro Nacional dos Grupos PET, o ENAPET. 

* Mais detalhes da programação estão disponíveis no site do evento:  https://doity.com.br/nortepet2021. O NORTEPET também está no facebook   e no instagram. 

  

Hemmily Rocha, acadêmica de pedagogia, 19 anos, representante do povo Macuxi do município de Normandia no Miss Roraima Indígena 2021 

Tá Valendo  

Da Energia  

* A questão das constantes quedas de energia em Roraima, especialmente na nossa capital, tem causado cada vez mais transtornos a população. Não são poucos do registros de casos de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos danificados por conta dos apagões. Sem contar as interrupções no fornecimento de energia acaba afetando o abastecimento de água da cidade.  

Pane  

* Uma pane no sistema do Banco do Brasil, deixou fora do ar o aplicativo, os caixas eletrônicos e cartões durante horas país a fora, no último dim de semana. A instabilidade afetou além do Aplicativo do banco no celular e o acesso via internet banking p
or computador, também as compras via cartão de crédito e debito e operações por meio do PIX.  

– Kethellen Fernandes, celebrando os 9 aninhos do seu caçula, Pedro