Com Nada
* Tem gente se preparando para sair às ruas no “7 de setembro”, para agradecer o aumento da carne, da gasolina, a alta do dólar, ou seja a volta da inflação, o congelamento dos salários; a destruição do meio ambiente por meio do desmatamento, garimpos ilegais e queimadas propositais pra aumentar áreas de pasto; a falta de vacina que matou mais de meio milhão de pessoas e a corrupção dando no meio da canela. E como se não bastasse, ainda pedem a volta do voto impresso, que além de retrocesso representa um gasto de 6 bilhões aos cofres públicos, e de quebra, pedem o impeachment de ministros do STF, que nada mais fazem, senão sentenciar de acordo com provas obtidas pela Polícia nas investigações constantes dos inquéritos e com as denúncias do Ministério Público.
Com Tudo
* Não se fala em outra coisa na 34ª Bienal de São Paulo, senão no artista roraimense Jaider Esbell, do povo Macuxi, que além de curador da importante Mostra de Artes, também é expositor. Sua obra “Entidades” , que já foi destaque no Viaduto de Santa Tereza, em Belo Horizonte, durante o Festival Cura; e em Sorocaba, na Trienal Frestas, agora ilustra no lago do Parque Ibirapuera em São Paulo e é manchete nos principais veículos de comunicação do país. Trata-se de esculturas infláveis, da lendária cobra grande, com 17 metros de comprimento e 1,5 metro de diâmetro. A cobra grande simboliza a fartura, fertilidade, a proteção aos povos indígenas. E nesse momento tão significativo de sua carreira, Jaider Esbell, recebeu em São Paulo a visita de sua mãe, D. Zenilda Sarmento.
Do Erro
* Em recente transmissão ao vivo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que virá a Roraima fazer uma Live direto de Pacaraima pra mostrar o caos que está aquela localidade por conta da imigração. E comentou – ipsis literis – que a Venezuela é um dos países mais ricos do mundo e encontra-se nessa situação por conta de escolhas erradas.
* Que aliás, ele tá coberto de razão. Passamos mais de 13 anos com o Governo do PT e não viramos Venezuela. Mas, ninguém ignora que de dois anos pra cá, justamente no seu Governo – infelizmente – estamos bem adiantados nesse caminho, seguindo todos os passos daqueles que destruíram o país vizinho, começando pelos ataques à imprensa livre, ao Judiciário, ao Congresso nacional e a quem ousar contrariar o “mito”.
Insegurança
* E como se não bastasse a situação do Amazonas, com o recente surto de rabdomiólise – também conhecida como doença de Haff e doença da urina preta, que destrói os músculos e afeta diretamente os rins levando rapidamente à morte – por conta de uma toxina encontrada nos peixes da região, agora também temos casos do “mal da vaca louca” no Brasil.
* Dois casos foram confirmados em Mato Grosso e Minas Gerais, e embora o Ministério da Agricultura afirme que não há razão pra alarde e que essa doença não afeta a saúde dos seres humanos, as exportações de carne bovina para China – nosso maior parceiro comercial – estão suspensas, até que técnicos daquele país avaliem o tamanho da bronca, relacionada diretamente a insegurança alimentar.
Na Toca
* A Toca da Bruxa Coletivo de Artes, estará realizando no feriado de “7 de setembro”, a movimentação “Independence Day”, das 16h a meia noite com 4 Djs (Luanna, Nico, Hayb e Natus). Na verdade isso será uma prévia do que acontecerá dia 12, quando estará acontecendo naquele local, o evento “Um brinde ao verão” com duas bandas, DJs e uma Feira de Artesanato, também das 16h à meia noite.
* O Coletivo de Artes Toca da Bruxa, instalado na Av. Benjamin Constant, 761 – Centro, funciona estilo happy hour, seguindo todas as recomendações sanitárias e está sendo um importante palco para os artistas tão afetados durante a pandemia e que aos poucos voltam a exercer suas atividades nesse período de novo normal. Informações: 99169 7049.
Libras
* A VI Semana Acadêmica do curso de bacharelado em Letras/Libras da Universidade Federal de Roraima será realizada de 13 a 17 de setembro de 2021, com tema “Libras, Linguística e Tradução: interdisciplinaridade em contexto de pandemia”. A ação é uma parceria do curso com a Divisão de Acessibilidade (DAC) da UFRR.
* Na programação, atividades de formação para os acadêmicos do curso para tradutores e intérpretes de Libras numa perspectiva interdisciplinar, visando a discussão de aspectos da Libras, da linguística das línguas de sinais, dos estudos da tradução e da interpretação dentro do contexto de pandemia. Terá certificação de 10 horas para quem participar das palestras que serão transmitidas pelo canal do curso de Letras/Libras no YouTube. Inscrições no link: https://bit.ly/semana_letraslibras
#Rápidas
* A coluna de hoje é dedicada ao coronel Álvaro Duarte, que nesta segunda-feira inaugura idade nova.
* Também trocando de data hoje, Leci Marques, Michelly Cavalcante, Samuel Augusto de Souza e Fátima Tomazi Lopes.
* Nesta segunda-feira, Édila Cordeiro (Oculistas Associados) e seu marido, Barnabé Cordeiro, celebram o aniversário de casamento.
* Na cidade, o médico ortopedista e traumatologista, Dr. Paulo Su, que é especialista em Ortopedia Pediátrica.
* Membro Titular da SBOT, SBOP e SBACMMH. Membro AOTRAUMA e Ponseti Internacional Association PIA BRASIL, faz atendimentos de escoliose, deformidades dos membros Inferiores (Pernas Tortas, Geno Valgo, Geno Varo e outros).
* Também trata deformidades dos pés (Pé Plano Valgo (Pé Chato, Pé Cavo, Pé Torto Congênito e outros), Fratura ou Lesões Pediátricas, Altercações de Marcha (pisada errada), doenças neuromusculares (Paralisia Cerebral) e Síndromes, doenças autoimunes, autismo e dores ortopédicas.
* Dr. Paulo Su, passará a atender a partir de outubro no Instituto Roraimense de Otorrino.
Tá Valendo
Tradição
* A gestora Flávia Coelho, e as equipes docente, técnica, de apoio e discentes da Escola Estadual Euclides da Cunha (mais conhecida como GEC – em alusão ao antigo Ginásio Euclides da Cunha, um dos Colégios mais tradicionais de Roraima), estão em clima de comemoração nesta segunda feira, quando a escola completa 72 anos de contribuição educacional ao nosso Estado.
Ação
* A Femarh realizou no período de 30 de agosto até o último domingo, 5, uma extensa programação em alusão ao Dia da Amazônia. As atividades contaram com limpeza ecológica e entrega de mudas em diversos municípios. A programação foi encerrada com uma blitz educativa, doações de mudas e panfletagem em frente ao Detran, (Av. Brigadeiro Eduardo Gomes) .