Com Nada
* O venezuelano Hugo Chávez, começou sua carreira política tentando dar um golpe, quando era militar da ativa. Mas foi indultado e anos depois já na reserva, se elegeu presidente como “mito”, com discurso patriota. Uma vez no poder, tratou logo de calar e imprensa e atentar contra o Judiciário e o Congresso, com apoio dos militares e da maioria da população. O regime criou grupos de milicianos armados, que hoje dão sustentação ao Governo (herdado pelo ditador Nicolás Maduro), que instituiu garimpos em terras indígenas; prendeu opositores, destruindo uma das nações mais ricas do mundo e muitos que se esgoelavam em sua defesa, hoje encontram-se na condição de imigrantes. O resto da história está aí pra todo mundo vê e como se diz na dramaturgia – “qualquer semelhança terá sido mera coincidência”.
Com Tudo
* O Supermercado Gavião está em clima de comemoração neste mês de setembro, por conta de seu aniversário de 18 anos. O grupo possui 04 lojas: a matriz (bairro Alvorada); a Loja 02 (13 de Setembro), a Loja 03 (Raiar do Sol) e a Loja Concept (Ville Roy – S. Pedro) e conta com um quadro de 600 colaboradores.
Da Cortina
* Não se fala em outra coisa da Corte a Macuxiland, senão nas manifestações do “7 de setembro” convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro, cujas pautas, são a volta do voto impresso, o impeachment de ministros do Supremo e a liberdade de expressão. Especialistas afirmam que na verdade, esses atos são, a chamada cortina de fumaça.
* Ou seja, enquanto o povo se veste de verde/amarelo para participar desse ato “patriótico”, se esquece da inflação galopante; das mortes pela Covid por falta de vacinas; do desastre ambiental sem precedentes; da volta do mal da vaca louca (que após décadas, por mero descaso, nos causará prejuízos imensuráveis); da corrupção generalizada explicitada pela CPI da Pandemia e do escândalo das “rachadinhas” na família do presidente.
Preocupante
* A propósito uma carta aberta assinada por mais de 150 lideranças de 26 países, divulgada ontem, revela grande preocupação com a democracia e alerta para o risco de golpe nesse “7 de setembro”. O documento chama esse ato convocado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro de “insurreição”.
* Assinam a Carta ex-presidentes e parlamentares Colômbia, Equador
Estados Unidos, Reino Unido, França, Austrália, México, Chile, Uruguai, Grécia e Nova Zelândia. Além dos professores Noam Chomsky e Cornel West, dos Estados Unidos, o ganhador do prêmio Nobel da Paz, o argentino Adolfo Pérez Esquivel, e o vice-presidente do Parlamento do Mercosul, Oscar Laborde. Será se o mundo inteiro está errado e só Bolsonaro tá certo?
Atendimento
* A médica otorrinolaringologista, Cintia Vanette, Fellowship em otorrinolaringologia geral com foco em Cirurgia Plástica Facial pelo Hospital IPO, está atendendo em Boa Vista, até o dia 11 deste mês no Instituto Roraimense de Otorrino – localizado na Av. Presidente Juscelino Kubiteschek, 940, Aparecida.
* A propósito, nesta terça-feira (feriado do Dia da Pátria), o Instituto Roraimense de Otorrino, estará atendendo das 8h da manhã, as 13h, período em que serão mantidos todos os atendimentos no IRO e quem desejar marcar consulta com a Dra. Cintia, poderá agendar também para este “7 de setembro”, entrando em contato por meio dos telefones:
(95) 99131-1279 e (95) 3224-5016.
#Rápidas
* Trocando de data neste “7 de setembro”, nosso colega Platão Arantes, Marcos Antonio Araujo, Carminda Maia e Ana Rita Alves Barreto.
* Apesar da notável diminuição do número de casos de Covid em Roraima, que aliás, felizmente segue a tendência mundial, a Pandemia ainda não acabou.
* Na verdade, esse quadro favorável, deve-se ao aumento do número de pessoas vacinadas, pois quanto mais gente imunizada, menor é a circulação do vírus.
* Mesmo assim, é inacreditável o grande número de pessoas que – por diferentes razões – ainda se recusa a tomar o imunizante.
* Recentemente, um amigo, que tem inclusive uma doença grave, disse – ipsis literis – que só se vacinará contra a Covid quando existir uma vacina totalmente brasileira.
* Não adiantou dizer pra ele que já existem duas vacinas totalmente brasileiras – a coronavac fabricada pelo Instituto Butantã (que existe desde 1901 e é referência mundial em imunizantes) e a Astrazeneca da Fiocruz, Fundação das mais conceituadas.
* E é por conta dessas pessoas, que põem suas vidas e a dos outros em risco, que devemos continuar mantendo todos os cuidados, como distanciamento social, uso de máscaras e higienização com álcool.
Tá Valendo
Zilair Fonteles
*Zilair Fonteles voltou à ativa com suas delícias, que podem ser degustadas sob encomenda. No cardápio, galinha caipira; carne desfiada e peixes em geral. Às sextas, sábados e domingos será fornecido marmitex. Mais informações pelo telefone: (95) 99138-4370).
Baixo Rio Branco
* O Governo de Roraima entregou nesta segunda-feira, 6, uma licença de operação para o desenvolvimento de atividade de ecoturismo – pesca esportiva – no Baixo Rio Branco, no município de Caracaraí. As atividades do novo empreendimento começam a ser desenvolvidas no próximo mês de outubro, com oferecimento de área de acampamento e barco-hotel para os praticantes da pesca esportiva.