Social

Social 12601

Com Nada 

* Muito tem se falado em “liberdade de expressão” ultimamente, e é inacreditável a quantidade de gente que acredita que tem direito de julgar os outros por meio das redes sociais, com posturas repugnantes e falta de respeito extrema, emitindo opiniões sobre o que não lhes diz respeito e na maioria dos casos, que sequer tem o mínimo conhecimento. Tudo isso em nome desse direito chamado “liberdade de expressão”, que na verdade não é um salvo conduto para cometimento de crimes como injúria, calúnia e difamação, muito menos contempla as práticas nocivas de espalhar mentiras na internet; se meter na vida alheia, insultar os outros com palavras ofensivas, causando danos morais muitas vezes irreversíveis.   

 

Com Tudo  

* O projeto Jamaxim Cultural, ação do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana, da Universidade Federal de Roraima realizará, com a Wei Editora, no dia 2 de outubro, das 8h30 às 11h30 (horário de Boa Vista) a oficina “Jamaxim Cultural e publicações da Wei Editora: Literaturas Indígenas em Sala de Aula”. O projeto também é vinculado a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão, ao Programa de Pós-graduação em Letras e ao Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena. A oficina ocorrerá pela plataforma Google Meet. As inscrições estão abertas até 1º de outubro e a ficha  a ser preenchida já está disponível no link   

 

José Maria Carneiro –  na foto com a vereador Manoel Neves – recebendo a placa Newton Tavares, em comemoração aos 50 anos da Câmara Municipal de Boa Vista  

Jamaxim Cultural 

* A oficina “Jamaxim Cultural e publicações da Wei Editora: Literaturas Indígenas em Sala de Aula”, será ministrada por Sony Ferseck, professora substituta do Instituto Insikiran, Jeane Almeida, aluna do mestrado em Letras da UFRR e Ananda Machado, professora do PPGL e do Insikiran. 

* A proposta,  é compartilhar estratégias dinâmicas de ensinar literaturas dos povos indígenas a partir dos livros: “Panton Pia – A História do Timbó” e “Panton Pia – A História do Makunaima”, ambos de Devair Antônio Fiorotti e Clemente Flores e da obra “Cantos e Encanto – Meriná Eremu”, de Devair Antônio Fiorotti e Bernaldina José Pedro. Todos os livros são da Wei Editora. (Wei, na língua materna macuxi, significa sol). 

 

Jamaxim Cultural II 

* É sem dúvida muito importante, essa iniciativa da Universidade Federal de Roraima, de resgatar e promover a valorização das línguas indígenas, que no passado foram até reprimidas pelos colonizadores e por conta disso e de outros fatores, vem se perdendo com o tempo.   

* O projeto Jamaxim Cultural vem organizando acervos com obras de autoria indígena para serem distribuídos nas escolas indígenas de Roraima, com a proposta de que cada  participante da oficina possa doar um desses livros. Os interessados poderão obter mais informações com Ananda Machado, professora e coordenadora do Projeto, pelo e-mail:  [email protected] ou pelo WhatsApp: 21920031522. 

  

 Episódio  

* Nosso colega jornalista José Maria Carneiro, roraimense dos mais destacados, já ocupou diversos cargos importantes no nosso Estado. Zé Maria, como é mais conhecido, já foi vereador; presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Prefeito da nossa capital; secretário de Estado da Administração; Secretário Chefe da Casa Civil e deputado estadual constituinte e essa semana, passou por dois episódios impressionantes.  

* O primeiro, foi terça-feira, quando foi buscar uma certidão na Câmara Municipal de Boa Vista e ao ser identificado, foi recebido com pompas pelo cerimonial e pelo vereador Manoel Neves, que  pessoalmente o conduziu  ao interior do Palácio Rio Branco, onde foi tratado com toda a deferência que um ex-presidente merece.  

 

Episódio II 

* Já o outro episódio com nosso colega José Maria Carneiro, ocorreu ontem, na Assembléia Legislativa, onde ele pretendia também ir no RH buscar também uma certidão. Mas ao contrário da recepção na Câmara Municipal, mesmo se identificando, não lhe foi permitido acesso, porque a recepcionista não conseguiu encontrar uma única pessoa que autorizasse a entrada do ex deputado na Casa do Povo.  

* Então, ele disse que ligaria para o presidente e ela respondeu: pode ligar e diga que meu nome é …. Daí deu as costas e lhe deixou falando sozinho. Na verdade, tudo isso teria sido evitado se ela tivesse entrado em contato com o Cerimonial, que diga-se de passagem, atualmente é tido como o mais competente de todo o Estado.  

 

Beatriz França, Helen Garcez e Beatriz Bezerra, comemorando a aprovação do titulo de Especialista em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos pelo Instituto Federal de Roraima   

 

#Rápidas  

* Inaugurando idade nova hoje, Guti Brasil, Ana Faccio e o chef Ricardo Rohnelt.   

* Também de aniversário hoje, Maria da Conceição Teixeira, Evandro Pereira e Anete Sandemberg.   

João Paulo Silva, em clic-registro da recente comemoração de seu aniversário. Na foto, ele divide clic com sua mãe, D. América Silva e suas irmãs, Selma Mulinari, Suely Campos e Sirley Florenciano   

 

Tá Valendo  

Ironia  

* Na tarde de ontem, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, fez um post no twitter ironizando o ministro da Saúde Marcelo que integrava a comitiva brasileira que foi para a Assembleia-Geral da ONU e testou positivo para Covid. “Se ao menos houvesse alguma maneira de limitar seu risco, ah espere!” disse o prefeito e adicionou o link com os pontos de vacinação na cidade.

Diego Viana especial para coluna