Com Nada
* Com a chegada do verão, não são só os afogamentos que tem preocupado a população. Há um outro fato que tem causado muitas reclamações e denúncias de populares, assim que começou a aparecer as primeiras praias nos balneários da cidade, nesse período. As queixas dão conta de que vários carros tracionados tem invadido as praias e deixando marcas profundas na areia, o que pode contribuir sobremaneira para o aumento do assoreamento. Além disso, essas pessoas vêm deixando grande quantidade de lixo, que vão desde garrafas pet, vidros quebrados, sacos plásticos, fraldas descartáveis e até absorventes e preservativos usados.
Com Tudo
* O clima na Universidade Federal de Roraima é de comemoração. Quinze professores da Instituição integram o ranking dos cientistas mais produtivos da América Latina e BRICS. O “AD Scientific Index” (Alper-Doger Scientific Index) baseia-se no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cada cientista. São eles: Manuela Berto Pucca, Rodrigo Schütz Rodrigues, Wellington Farias Araújo, Adriana Flach, Leandro Camargo Neves, Fabiana Granja, Sandra Catia Pereira Uchoa, Marcos Vital, Paulo Roberto Ribeiro Rocha, Valdinar Melo, Julio Cesar Fraulob Aquino, Rafael Boldrini, Whaldener Endo, Rubens Savaris Leal e Luiz Alberto Pessoni.
Escândalo
* Uma matéria publicada ontem na Folha de São Paulo com a manchete “Traficantes de Pessoas mudam de tática e atraem, mulheres para dívidas impagáveis”, a jornalista Patrícia Campos Mello, revela que “com promessa de muito dinheiro, vítimas entregam documentos e são forçadas a se prostituir”. A reportagem feita em parceria com Mathilde Missioneiro, relata os horrores a que jovens são submetidas, em pleno século 21.
* E cenário desse escândalo internacional é Roraima onde mulheres são cooptadas por cafetinas pra trabalhar nos garimpos e acabam se tornando escravas sexuais e submetidas as piores humilhações. Confira aqui
Concurso
* Quase duas mil pessoas participaram no último domingo do concurso para o cargo de defensor público do Estado de Roraima. O concurso recebeu 3.317 inscrições, no entanto, 1408 não compareceram pra fazer a prova, o que de acordo com a banca organizadora, Fundação Carlos Chagas (FCC), são 42,45% dos inscritos.
* O referido concurso oferta 80 vagas em cadastro reserva para o cargo de Defensor com salário inicial de R$28.724,44. São reservadas 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para sistema de cotas raciais, 10% para as pessoas negras (pretas e pardas) e 10% para as indígenas. O edital também concede 10% das vagas para pessoas com deficiência.
Da Hora
* Especialistas afirmam que, a melhor coisa pra alguém que tá no “olho do furacão” da mídia, é “mergulhar”, ou seja, desaparecer – literalmente – e deixar a onda passar. Até porque, logo logo aparece outra treta e os olhares dos fofoqueiros de plantão se voltam para a novidade da hora.
* Ainda mais agora, com as redes sociais, que tudo ficou ainda mais dinâmico e praticamente todos dias, aparecem novos assuntos. Então, o conselho dos marketeiros pra quem ta sendo “cancelado”, é não responder nada e muito menos se contrapor ao que está sendo dito, que amanhã será outro dia. Infelizmente, nem todo mundo segue esses conselhos e uma coisa que poderia não ser tão grave acaba por se potencializar.
Da Hora II
* Um exemplo de situações em que “a emenda ficou pior do que o soneto”, foi a recente capa da Revista IstoÉ, que compara o presidente Jair Bolsonaro a Adolf Hitler, com o já aconteceu com outros governantes como Vladmir Putin e Donald Trump. Todos sabem, que capas polêmicas, alavancam vendas de jornais e revistas, alie-se a isso, o disse-me-disse do povo e a viralização nas redes sociais, e a edição se esgota.
* Pois foi bem isso que aconteceu com a última edição da IstoÉ. Aliados do presidente, incluindo seu filho 02, levantaram a hashtag #istoelixo criticando a comparação e internautas fizeram o contraponto lembrando Ustra e frases de Bolsonaro, o que acabou promovendo um corre-corre as bancas.
#Rápidas
* Inaugurando idade nova hoje, Dra. Glair Flores, Zeca Xaud, Jaqueline Carneiro, Monique Veras e Alexsander Sasso.
* Seis palestras com temas relacionados à educação de gênero, antirracista, igualdade étnica, sexualidade e combate de comportamentos LGBTfóbicos, serão promovidas pela Universidade Estadual de Roraima em parceria com Conselho Regional de Serviço Social de Roraima. * A primeira delas já acontece dia 21, a partir das 19h, e vai tratar do trabalho do profissional do Serviço Social na defesa dos direitos desse público e no combate à LGBTQIAfobia.
* As inscrições para essa primeira atividade já podem ser feitas até a quinta-feira, 21, por meio do link
* No referido link, os interessados também encontrarão todas as informações sobre a programação geral, que é totalmente certificada.
Tá Valendo
Inscrições
* Encerram-se nesta
quinta-feira, 21, as inscrições para o concurso cultural da Assembleia Legislativa de Roraima, em comemoração aos 30 anos de atividade e da promulgação da Constituição Estadual. Os candidatos podem concorrer em cinco categorias: Brasão e Bandeira, Jornalismo, Redação, Fotografia e Cinema.
Lançamento
* Marcela Botinelly receberá convidados na próxima sexta-feira, 22, as 18:30 no salão de reuniões do Yazigi – Av. Dantos Dumont, 1753 / São Francisco, para o coquetel de lançamento do pacote Dubai e Abu Dhabi, para conhecerem tudo que esse destino tem de Melhor, como passeios, pontos turísticos, atrações, enfim, os detalhes dessa viagem Luxuosa para os Emirados Árabes Unidos.