Com Nada
* Embora os dados do Vacinômetro, (atualizados no dia 1º de novembro e) publicados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), afirmem que desde o início da campanha nacional de vacinação, há nove meses, 36,06% da população de Roraima completou o ciclo vacinal contra a Covid-19, há uma divergência com relação a essa porcentagem. No quadro nacional, segundo o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, Roraima é o estado que menos vacinou a população proporcionalmente. Lá, a taxa chega a ser ainda menor do que a divulgada pelo governo estadual: somente 27,32%.
Com Tudo
* Começa nesta quinta-feira, 04, a fantástica programação do 33º Festuris Gramado, no Serra Park/RS. Os organizadores, apostam no fato de que a pandemia modificou o comportamento dos viajantes, o que aqueceu o turismo interno e levou muita gente a optar por conhecer mais a fundo seu próprio país, e mesmo com a reabertura das fronteiras, essa tendência deverá ser mantida. Diante dessa perspectiva, os estados brasileiros estão investindo na promoção de seus atrativos e para tanto, o Festival de Gramado deste ano, oferecerá uma mostra das múltiplas faces do Brasil, de norte a sul, de leste a oeste, do interior as capitais.
Campanha
* Uma pesquisa do Johns Hopkins Center for Communication Programas (CCP) revela que entre as razões que levam a hesitação da vacina, no estado de Roraima, está a preocupação com os efeitos colaterais, a dúvida sobre a segurança da vacina e sua eficácia. Dos entrevistados que não foram vacinados em todo Brasil, 21% da população tem dúvida se irá vacinar e 31% não irá vacinar.
* Algumas das razões que podem impulsionar esses dados são a propagação de notícias falsas e desinformação, mas em resposta a esse cenário, a Cáritas Brasileira e a Cáritas Diocesana de Roraima, por meio do projeto “Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras”, iniciaram uma campanha a favor da vacina em Boa Vista e Pacaraima.
Seminário
* Seguem abertas as inscrições para a 2ª segunda edição do Seminário Integrador PIBID/Uerr, que irá debater temas relativos à Educação no período de 9 e 11 de novembro, por meio das plataformas digitais YouTube e Google Meet.
O Seminário tem como público-alvo os participantes do PIBID e da Residência Pedagógica, além de estudantes de cursos de Licenciatura e professores da educação básica. Para participar, os interessados deverão acessar a página do evento por meio do link https://uerr.edu.br/seminario-integrador/, e efetuar sua inscrição até o próximo dia 9, terça-feira.
Moção
* Na Assembleia Legislativa de Roraima, os deputados aprovaram uma Moção de Pesar ao artista Jaider Esbell, de 41 anos, indígena da etnia Macuxi, nascido Normandia, na região da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, onde viveu até os 18 anos. A moção partiu da Frente Parlamentar de Cultura do Poder Legislativo, composta por vários deputados.
* A deputada Lenir Rodrigues, que compõe a Frente Parlamentar de Cultura, lamentou a morte do artista, relembrando que ele estava no melhor momento da carreira, com uma bolsa para estudar na França, além de estar com obras em uma exposição no Museu de Arte Moderna (MAM), como parte da Bienal de São Paulo.
Despedida
* Chega hoje em Boa Vista o corpo do macuxi Jaider Esbell, que além de reconhecido artista, era ativista, escritor e produtor cultural, com trabalhos em vários estados e países, tendo sido destaque na 34ª Bienal de São Paulo, como curador e pelo conjunto de sua obra, em especial as megas estruturas “Entidades”, expostas no lago do Ibirapuera que foram capas de vários veículos de comunicação da mídia Internacional.
* O corpo chega por volta das 11h no voo da Gol e o velório acontecerá no Palácio da Cultura, a partir das 17h. Na sexta-feira, 5 haverá rituais e homenagens de corpo presente, com saída do cortejo para o sepultamento no Cemitério Campo da Saudade, as 9h30.
#Rápidas
* Inaugurando idade nova nesta quinta-feira, Irley Almeida (Financeiro/Grupo Folha), Carlos Padilha e Jorci Mendes de Almeida.
* Pelo visto parece que o problema das quedas de energia que de uns tempos pra cá voltaram a nos assombrar, parece ser crônico.
* Agora de vez em quando, acontecem black outs, que dependendo da intensidade, acabam tenho outros desdobramentos, como na questão da distribuição de água, por exemplo.
* Na verdade, além desses temos outro problema crônico no nosso estado, que até hoje, absolutamente ninguém deu conta de resolver.
* Estamos falando da questão da internet, que entra ano e sai ano e o serviço continua o mesmo, sempre lento e com constantes períodos de apagões, que aflige a todos.
* E toda vez que isso acontece, a justificativa é sempre a mesma, “rompimento dos cabos de fibra ótica”.
* Mas se já se sabe dessa deficiência de tantos transtornos causam a população, porque é que não resolvem isso de uma vez?
#Mistério !!!
Tá Valendo
Brasilidades
* É hoje, a partir das 20h30, na Toca da Bruxas, o show “Brasilidades” com Wagner Luther e Banda. O espetáculo musical, inclui músicas autorais e sucessos der outros artistas, que vão do sertanejo, MPB ao Pop Rock.
Noite Paraense
* A tradicional Noite Paraense do Cenarium Recepções, este ano acontecerá dia 4 de dezembro, com as melhores comidas típicas paraenses e show com Allan Roffé e banda. Reservas de mesas e informações sobre 13ª edição do evento, pelo telefone: 98101 0096 / 99972 1000