Social

Social 13097

Com Nada  

* Uma reportagem sobre Saúde publicada ontem no UOL Notícias, com o título: “Fake news, religião e briga política derrubam vacinação contra covid em RR”, é o próprio “retrato falado” da tristeza. A longa matéria explicita como o nosso estado tem índice de vacinação decepcionante, com a pior cobertura vacinal do Brasil (menos de 40% da população tomou a segunda dose); relata a luta das equipes de saúde para convencer pessoas a se vacinar e de como espalhadores de fake news atuam na internet amedrontando o povo com mentiras, de que a vacina engrossa o sangue, causa doenças cardíacas e até morte. Os pastores e “profetas evangélicos” tem destaque especial na reportagem, por protagonizarem verdadeiras campanhas anti-vacina junto a população.  

 

Com Tudo 

* Nesse período de final de ano, dedicadamente, houve um significativo up nos empreendimentos turísticos do Estado de Roraima. Muita gente veio de outros estados para passar Natal, Réveillon e temporada de férias em locais como o  Baixo Rio Branco, Uiramutã e Tepequém. Os hotéis fazendas, sítios, pousadas e estações ecológicas do interior também estão sendo muito concorridos neste período. A propósito, especificamente sobre a Serra do Tepequém, os próprios guias da região, fizeram placas de identificação nas cachoeiras, que têm sido super elogiadas pelos visitantes, numa aplaudível ação particular. A propósito, iniciativas como essas em prol do desenvolvimento do turismo local, merecem muito o apoio do poder público.  

 

O deputado federal Haroldo Cathedral, passará a virada do ano em Boa Vista com seus familiares. Na foto, ele divide clic com os filhos, Frances Olivia, Zé Haroldo, Maya e Edison Alessandro  

Previsões  

* Sempre nessa época do ano, costuma-se consultar líderes de religiões de matrizes africanas (Candomblé e Umbanda) para saber quem é o Orixá que é dominante no ano novo. E de acordo com a maioria dos babalorixás, 2022 será de Iemanjá e Exu com influências de Oxumaré e Ibejis. 

* O planeta regente de 2022, será Mercúrio e embora as previsões para o próximo ano sejam de turbulências e dubiedade (somente no mês de janeiro de 2022, três asteróides passarão próximo a terra), há também a tendência de alinhamento com esperança, motivação dinamismo e Justiça.  

 

Previsões II 

* São muitas as previsões de videntes, babaloxirás, astrólogos, mas nenhum deles previu aquele que certamente nesse momento é o principal desejo de  todos os seres humanos desse planeta. O fim definitivo da pandemia, pelo visto, ficará para 2023.   

* Aliás, nem mesmo a ciência tem previsão  otimista para o fim dessa verdadeira tormenta, considerando a resistência de milhões de pessoas às vacinas e o surgimento de mais variantes do coronavírus. Pelo contrário, a Organização Mundial de Saúde, já deixou claro, o temor de que surja a qualquer momento, uma variante resistente a todos os imunizantes.   

 

Da Crise  

* Foi em 2022 que a volta da inflação no nosso país  ficou visível a olho nu. Os preços de tudo quanto é de produtos dispararam, especialmente os dos combustíveis, gás, comida, principalmente da carne bovina. A nossa moeda perdeu o poder de compra e o dólar está nas alturas.  

* Entrementes, enfrentamos a maior crise ambiental dos últimos tempos, com o total descontrole do desmatamento para extração de madeira ilegal; queimadas propositais para ampliação de pastos, além do estouro do garimpo em terras indígenas e áreas de preservação, que além da devastação do meio ambiente, tem causado danos a populações originárias e ribeirinhos, por conta da comprovada contaminação por mercúrio.   

 

Do Saldo  

* E assim chegamos ao último dia do ano de 2021 com um saldo negativo daqueles. Além das mais de 600 mil vidas  perdidas para a Covid 19, muitos sequelados pela doença, alguns até irreversivelmente, além das muitas crianças, adolescentes e jovens que ficaram órfãos durante a pandemia.  

* E com o surgimento de variantes Delta, Delta Plus e ômicron, o mundo inteiro voltou a ter alta de casos, o que tem preocupado as autoridades. Além disso, nesse momento no Brasil, milhares de pessoas em vários estados, estão doentes com um surto de gripe, a  H3n2, que tem praticamente os mesmos sintomas da Covid 19.  

 

 

Maria do Céu Oliveira, acaba de aportar na cidade após temporada na Europa com a filha Kathia Wieser e os netos Guido e  Daniel e (sua amada) Juliana Coronel  

 

#Rápidas  

* A Coluna desta sexta-feira, é dedicada ao desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello que hoje recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.  

* Também inaugurando idade nova hoje, a querida Carmem Linhares, Roseno Galdino, Nenzinho Soares, Vagna Izais de Lima e Luiza Seminário.  

* O Município de Boa Vista, por meio da SMSA aderiu ao Programa Médicos Pelo Brasil do Governo Federal. 

* Ao todo são disponibilizados no edital de adesão 26 vagas para os profissionais que irão substituir os contratos dos anteriores que vencem em 2022. 

* A Sesau emitiu Nota informando que em virtude da indisponibilidade de acesso aos sistemas ligados ao DATASUS, por conta do ataque de hackers os sistema do Ministério da Saúde ainda não conseguiu normalizar o acesso.  

* O mesmo informe adianta que devido feriado de ano novo, nos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro, não haverá divulgação do Boletim Epidemiológico. 

 * Ressalta ainda,  que na segunda-feira, 3, a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde apresentará os dados consolidados referente aos três dias. 

 

Jussara Barbosa e Julio Cezar Barreto Melo, ilustrando a última coluna do ano  

 

Ta Valendo 

 

Réveillon  

* Além do Réveillon do Parque Anauá, aberto ao público,  com shows musicais diversos e queimas de fogos para saudar 2022, teremos também outras festas da virada na cidade, entre elas, o Réveillon Vavalândia e do Iate Clube de Boa Vista.  

 

#Gratidão 

* Esta é a última coluna de 2021, pela qual agradecemos em nome do Grupo Folha de Comunicação, a todos os colaboradores, leitores, parceiros e anunciantes. Estaremos de volta na segunda-feira, 3 de janeiro de 2022. A todos Feliz Ano Novo!  

Uma das grandes revelações de 2021, foi a menina Mari Wapichana, destacada nacionalmente ao ganhar o título de Miss Roraima Indígena