Com Nada
* O aumento da Covid 19 no mundo por conta da variante ômicron, é algo que tem preocupado as autoridades, cientistas e médicos. E em Roraima apesar de não haver sido detectado nenhum caso da nova cepa, o aumento de infectados por coronavírus nessa última semana é visível a olho nu. Só pra se ter uma ideia, no antigo hospital de Campanha (para casos leves de Covid), a lotação chegou a 100% e agora está em 80%. No HGR, a lotação de UTI (para casos considerados graves), aumentou cerca de 70% . De acordo com a Sesau, desde o ataque hacker a plataforma do Ministério da Saúde, que tirou o Conect SUS do ar, há mais ou menos 30 dias, as notificações dos municípios locais, estavam represadas e só agora estão voltando de forma gradativa a serem inseridas no sistema.
Com Tudo
* Vem aí a Mostra Tamoaki que irá revelar a cara do cinema roraimense para o público local. A referida Mostra acontecerá nos dias 13 e 14 deste mês, na Toca da Bruxa. O evento, além da exibição de dez filmes, promoverá também rodas de debate nas quais realizadores, críticos de cinema, acadêmicos, pesquisadores, profissionais do audiovisual, imprensa e público em geral, poderão estabelecer diálogos. Na prática, a Tamoaki será um espaço de confraternização proporcionando aos apreciadores de cinema, a oportunidade de checar a produção local e trocar ideias. A realização é da Escola de Cinema, Comunicação e Artes da Amazônia (ECCA), com apoio da Platô Filmes, Toca da Bruxa Coletivo de Artes, Associação Curta Roraima e Coletivo Binário.
Da Mostra
* A Mostra Tamoaki, que reunirá fazedores e apreciadores da chamada sétima arte, começa as 19h da próxima quinta-feira, 13, na Toca da Bruxa, com uma Mesa redonda, que terá como tema: “Filmar em Roraima – Potencial e desafios”. Os debatedores serão: Artur Roraimana, Elisa Coimbra e Eder Santos. Frederico Martins, será o mediador.
* Em seguida haverá a exibição dos filmes “A inacreditável história do milho gigante” (Aldenor Pimentel); “Lavradeiro” (Luiz Cláudio C. Duarte) “Palasito” (Alex Pizano) “Mike”( Cláudio Lavor) e “Maikan”( (Éder Santos e Enoque Raposo).
Da Mostra II
* Na sexta-feira, 14, a Mostra Tamoaki começa também as 19h com a Mesa redonda “Caminhos daqui para frente”, em que serão debatedores, Thiago Briglia, Cláudio Lavôr e João Vieira Torres, com mediação de Elder Torres. O debate girará em torno da produção recorde de filmes locais (devido à Lei Aldir Blanc) de como manter e aumentar a produção; onde exibir os filmes fora do estado, políticas públicas e etc do gênero.
* As 20h30, começa a exibição dos filmes “Vassôra” (Elisa Coimbra), “Rabiola”(Thiago Briglia) ; “Nome Sujo”((Artur Roraimana); “Quando me senti diferente”( Tallon Almeida) e o convidado “Barco” (João Vieira Torres)
Mais Nota
* Ultimamente, o que tem se visto, é um verdadeiro festival de Notas com relação a vacinação de crianças contra a Covid. Entre os órgãos que vieram a público explicitar seu posicionamento sobre o assunto, está o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais, do qual a Defensoria Pública de Roraima é integrante.
* No texto, o Condege repudiou uma recomendação feita ao Ministério da Saúde por um grupo de defensores federais e negou a informação de que um dos que assinam é membro do Conselho, além de reafirmar que repudia qualquer medida que deixe de assegurar o direito das crianças brasileiras de serem imunizadas, em prejuízo à saúde individual e coletiva.
Quarta Dose
* E enquanto um monte de gente mundo a fora, se recusa terminantemente a se vacinar, contribuindo para a transmutação do coronavírus em variantes mais infectantes, mais letais e mais resistentes aos tratamentos, eis que já foi anunciada a quarta dose do imunizante contra a Covid 19. Isso mesmo, senhoras e senhores, o Chile, um dos países com maior índice de vacinação contra o coronavírus, começou a administrar a quarta dose hoje.
* Os primeiros a se vacinar serão pessoas imunosuprimidas acima de 12 anos de idade. Naquele país, crianças a partir de 3 anos de idade foram autorizadas a tomar a vacina.
#Rápidas
*Então pessoal, muita gente perguntando a data certa para retirar os enfeites natalinos das casas e repartições públicas. Daí que vamos por partes…
* De acordo com a tradição cristã no Brasil, a árvore de Natal deve ser montada quatro semanas antes da data do nascimento de Cristo (25 de dezembro), no chamado primeiro domingo do Advento.
* O dia certo para desmontar a arvore de Natal e retirar os demais enfeites natalinos, é o dia 6 de janeiro, Dia de Reis, que marca o fim das festividades na Igreja Católica.
* Entretanto, como a celebração da liturgia propriamente dita este ano só aconteceu no domingo após a data, a decoração deste ano pode se estender até o dia 9.
* Mas também só né minha gente. Então quem ainda não retirou as decorações natalinas, é bom fazê-lo ainda esta semana.
Tá Valendo
Importante
* O IPER, começou a semana, divulgando, o calendário anual de pagamento dos aposentados e pensionistas referente à 2022. Conforme vem realizando desde o início da atual gestão, o Instituto manteve a data dos benefícios dentro do mês de vigência.
Tristeza
* O clima é de total consternamento pela morte da linda modelo da Ford Model Brasil, Valentina Boscardin, de 18 anos, (filha da apresentadora Marcia Boscardinm ) vítima de complicações da Covid 19.