Com Nada * Saiu em manchete na mídia nacional, reportagem dando conta do total abandono ao qual os indígenas yanomami estão submetidos em seu território, por conta da atividade criminosa do garimpo que começou em 2018 e de alastrou de tal forma, que agora parte daquela área – de acordo com levantamento da própria polícia local – já é dominada por facções criminosas, inclusive com dezenas de foragidos do sistema prisional, atuando na região do Uraricoera. O que a matéria não cita, mas que é conhecimento público, é que pequenos fazendeiros daquela região, estão sendo obrigados a deixar os criminosos passar por suas propriedades para dentro da Terra Indígena, onde não há Lei.
Com Tudo
* Começou o corre-corre por conta da festa do Bloco Resenha, confirmada para o domingo, 20, na Vavalândia. Quem desejar costumizar abadás deve se apressar, assim como tem de agendar o salão com antecedência. A novidade desse ano é que será montada uma barreira sanitária na porta da festa onde será exigido o cartão de vacina.
* Só poderão adentrar o evento, pessoas com o esquema vacinal completo (100% vacinadas com dose única, duas doses e dose de reforço). A festa será animada por bandas locais e como atração principal a Banda Eva. Informações: (95) 98114 5950.
Hawa?
* O promoteur Samir Magalhães Assen em parceria com o Bar Restaurante Amarelinho, estarão realizando no próximo sábado, 5, o tradicional Baile do Hawai, que nessa edição de 2022 acontecerá no Espaço Nobre, a partir das 22h. O evento terá ambiente interno e externo e seguirá a risca os protocolos de combate a pandemia.
* O Baile do Hawai 2022, terá com ao vivo com grupo de Chorinho, Juliana e Banda e o fantástico Marcio Alexandre e Banda. Os interessados poderão obter mais informações pelo telefone: 99962 8763.
Medidas
* Com o intuito de evitar aglomerações por conta da pandemia e do atual cenário que registra um vertiginoso aumento de infectados por coronavirus na nossa capital, a Prefeitura de Boa Vista desligou ontem, fontes interativas do complexo Ayrton Senna.
* Recentemente, já haviam sido suspensas as atividades na Selvinha do Parque do Rio Branco e a visitação do Mirante Edileusa Lóz, além do cancelamento do carnaval de rua na capital. Além disso, o município prossegue com a campanha de vacinação contra a Covid para adultos e crianças.
Mestrado
* Encontram-se abertas até o dia 4, as inscrições para a próxima turma de mestrandos do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteira da Universidade Federal de Roraima. São oferecidas 15 vagas, sendo três destinadas às Ações Afirmativas (candidatos autoidentificados como indígenas, pretos/pardos e pessoas com deficiência).
* O Mestrado em Sociedade e Fronteira tem uma área de concentração: Sociedade e Fronteiras, e três linhas de Pesquisa: Fronteiras e práticas de mobilidade humana; Interculturalidade e processos sociais na Amazônia; e Territorialidades e conflitos socioambientais na Amazônia.
#Rápidas
* Inaugurando idade nova nesta quarta-feira, o publicitário Weber Negreiros, secretario de Estado da Comunicação Social.
* Também trocando de data hoje, o comunicador Delman Veras, Poliana Nunes e o músico Gil Sabóia.
* A Coletivo de Artes Toca da Bruxa, inaugurou um novo espaço, no estacionamento ao lado, com som ao vivo, bar e mesas ao ar livre.
* A propósito, a Feira da Toca, que reúne desde venda de alimentos, artesanato, plantas e souvenirs diversos, pelo visto veio mesmo pra ficar.
* Instalados em mini quiosques no meio da rua, os comerciantes tem naquele local, um espaço para comercializar seus produtos e atenuar o impacto causado pela pandemia.
Sobre Direito
* A pergunta é: se a vacina é um direito das crianças e adolescentes, garantido pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), pais que proibirem seus filhos de se imunizar contra a Covid, por convicções próprias, poderão ser denunciados na Justiça? Com a palavra, os especialistas…