Com Nada
* O que está acontecendo desde 2018 na Terra Indígena Yanomami, não é só um mero desastre, é uma autêntica tragédia – literalmente – anunciada. Há tempos o rio Mucajaí foi assassinado, não existem mais peixes, nem um único ser vivente naquela águas – antes tão cristalinas – que agora viraram lama. O Uraricoera, totalmente contaminado por mercúrio, segue a mesma trilha insana de meia dúzia de criaturas inescrupulosas, que estão acabando com o meio ambiente e explorando desde o local aos humildes garimpeiros. E agora, com a área dominada por facção criminosa sem absolutamente nenhuma vontade política, nem apoio institucional, só um milagre poderá salvar a etnia yanomami da completa extinção.
Com Tudo
* Está confirmado! Na próxima quinta-feira, 10, as 10h da manhã, acontece a inauguração do Centro Social São Francisco Xavier, que está sendo instalado no complexo da Paróquia de Nossa Senhora da Consolata – São Vicente. O novo centro, pertence a Fundação Fé e Alegria do Brasil, entidade da Companhia dos Jesuítas (Igreja Católica) e destina-se ao atendimento de criança de 5 a 12 anos (brasileiros e migrantes), com serviço de convivência e fortalecimento de vínculo oferecendo acolhida, alimentação (café da manhã, almoço, lanche), atividades socioeducativas, recreativas, acesso a serviços e acompanhamento socioassistencial dos beneficiários e suas famílias.
Importante
* Dr. Marcio Rosa, acaba de lançar seu livro “Sistema de Justiça Indígena” pela editora Fórum. A publicação tem 159 paginas, surgiu a partir de tese de Doutorado, cuja pesquisa foi realizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol – área Ingaricó. O prefácio é do também membro do Ministério Público, professor e pesquisador, Dr. Edson Damas.
* O autor é promotor de do Ministério Público estadual, professor da UFRR, Mestre em Direito Ambiental pela Universidade estadual do Amazonas e Doutor em, Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco.
Exposição
* O Sistema Fercomércio local, acaba de lançar a exposição intitulada “Hoje sou água, rio, riso, vida, corrente”, com a participação dos parceiros Sesc e Senac, dos empresários e artistas selecionados no concurso “Entre Rios”. A Mostra é composta por 12 obras escolhidas que retrataram as belezas e o significado dos Rios de Roraima.
* Além da exposição presencial e on-line, cada trabalho selecionado foi impresso em um respectivo mês do ano de 2022 e compõe a agenda temática do Sistema Fecomércio Roraima. A exposição ‘Entre Rios’ ficará aberta ao público até dia 28 deste mês, no 1º piso da Sede Administrativa Sesc e Senac.
Sobre Vacina
* Um ex- refeito de um município de Roraima, que era negacionista nato e radicalmente anti-vacina, vinha atravessando a pandemia promovendo um verdadeiro festival de mal exemplos, sem usar máscara, se aglomerando e com discurso de ódio a ciência e quem se posicionasse a favor dos imunizantes contra a Covid.
* Pois tanto fez, que acabou contaminado e como não tinha qualquer proteção, desenvolveu a forma grave da doença, sendo inclusive internado na UTI, onde ficou intubado por mais de duas semanas. Ao sair do hospital, visivelmente sequelado, ele declarou que agora vai se vacinar…
Sobre Vacina II
* A propósito, fontes da área de saúde local, asseguram que a coisa por aqui tá é feia com relação a covid, onde os casos positivos da doença triplicaram esse ano, assim como as internações e os registros de óbitos. Pra se ter uma ideia, somente os casos de mortes em investigação, já passam de 30 e mais de 90% dos internados são de não vacinados.
* A propósito, não é verdade que a ônicron não seja exatamente uma variante perigosa. Na verdade, como ela é altamente mais contagiosa, contamina até os vacinados que não desenvolvem a forma grave da doença, justamente por estarem inunizados. #simplesassim!
#Rápidas
* A coluna de hoje é dedicada aos decanos comunicadores, Carlos Alberto Alves e Neto Araujo, ambos troando de data nesta sexta-feira.
* Também inaugurando idade nova hoje, Ana Paula Prates e Robson Oliveira.
* No sábado quem troca de data é Kleber Paulino e Wellignton Melo de Lemos.
* No domingo estarão de aniversário, a médica Maria Cátia Rodrigues, Padre Paulo Mota e Marcos Elias Zouein.
* Narjara Fagundes e Raelton Oliveira, estão com sorriso de orelha a orelha pela chegada do novo herdeiro. Desta vez é um menino e recebeu o nome de Rael.
* A Universidade Federal de Roraima está pedindo comprovante de vacina contra Covid para alunos e servidores para definir a questão das aulas presenciais.
Ta Valendo
Hawai
* O clima é de contagem regressiva para o Baile do Hawai que acontecerá neste sábado, a partir das 22h no Espaço Nobre. A realização é do promoteur Samir Magalhães Assen em parceria com o Bar Restaurante Amarelinho.
Na Feira
* A Feira da Toca da Bruxa neste domingo terá duas novidades: estarão disponíveis produtos orgânicos e peças das renomadas designers Renata Sampaio e Keity Andrade.