Com Nada * Todos sabem, que entre as seqüelas mais comuns de Covid, além de problemas respiratórios, estão a perda de olfato e paladar, que as vezes perduram por longo tempo. Muitos também, segundo relatos médicos, tem apresentado quadros clínicos que vão desde taquicardias a tromboses. E recentemente, o renomado IDOR (Instituto D’or de Pesquisa e Ensino) publicou em seu site, artigo cientifico intitulado “Covid pode está relaciona do a AVC em pacientes jovens e assintomáticos”, dando conta da grande quantidade de pessoas com menos de 50 anos que tiveram esse problema pós covid e muitos estão internados em UTI e precisarão de reabilitação. Com Tudo * O Museu Nacional da OAB, instalado no Centro Cultural do Conselho Federal em Brasília, detém um espaço dedicado exclusivamente ao protagonismo da mulher advogada. Nele, estão destacadas, por exemplo Mirtes de Campos, primeira advogada do país; Célia Carpi, primeira e única mulher que recebeu a Medalha Rui Barbosa, além das mulheres que foram presidentes de Seccionais e Diretoras do Conselho Federal. Entre essas estrelas causídicas, estão duas roraimenses, Zelite Andrade (primeira advogada a presidir uma Seccional no Brasil) e Florany Mota, idealizadora do Movimento Mais Mulheres na OAB, adotado pela Ordem nacional, que se expandiu para todas as Seccionais.
Homenagens
* Artistas Indígenas de Roraima que realizaram várias Exposições de Arte Indígena Contemporânea com o saudoso Jaider Esbell, estão articulando uma homenagem a ele e a Ko’ko Bernaldina. Nessa oportunidade, será lançado e-book com a participação da família, artistas e dos grandes amigos, que estarão prestigiando toda a genialidade e a generosidade do grandioso filho de Makunaima, que nos deixou tão presencialmente. * Tudo indica que essa homenagem acontecerá no dia 27 de março (aniversário de nascimento de Jaider Esbell), com a instalação de um grande painel. Mais informações com os artistas, Arawak, Isaias Miliano e Bartô – Whatssap: 55 95 99128-7926 -Direct: @_arawak. Importante
* Elton Bentes Neves, bibliotecário da Universidade Federal de Roraima e aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, é o nome do autor do primeiro repositório digital indígena do Brasil, desenvolvido pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR. * Pra quem não sabe, Repositórios são bases de dados on-line que reúnem a produção acadêmica de uma instituição ou área temática. O do Insikiran concentrará a produção acadêmica, científica e etnocultural da unidade em um único local, com monografias, dissertações, e-books, dicionários de línguas indígenas, entre outros saberes etnoculturais em formato digital.
Da Harmonização
* Muito tem se falado em harmozinação facial nos últimos tempos, nas redes sociais então, o assunto está sempre entre os mais comentados. Tudo porque, muita gente exagera nos preenchimentos e fica com o chamado “efeito fofão”, em que por mais magra que a pessoa esteja, parecerá que está sempre com o rosto inchado. * O tema virou pauta de debates e muitas Lives tem sido feitas no sentido de orientar as pessoas, antes de se submeterem a esses procedimentos e um dos conselho básicos dos especialistas, é procurar sempre um profissional experiente e capacitado tecnicamente, além de saber que tipo de produto está sendo injetado.
Da Harmonização II
* Essa questão de harmonização facial ficou tão popular, que críticos da internet já estão chamando certos procedimentos de “demonização facial”, tão esquisitos ficam os resultados em alguns casos. A coisa tá tão evidente, que já rendeu trocentos memes e até filtros já fizeram com base nisso. * Na verdade, a harmonização facial, tem suas vantagens se feita de forma suave, apenas para ressaltar a beleza natural ou para corrigir algumas possíveis imperfeições e nunca para transformar a pessoa em alguém que ela não é. Segundo “críticos da internet”, um exemplo de harmonização que deu certo, é Tatá Werneck que nem era tão bonita e agora está linda. #Rápidas
* Inaugurando idade nova hoje, o colega jornalista – Ruy Figueiredo, um dos fundadores do Jornal Folha BV – que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de data. *Também inaugurando idade nova hoje, Pierangely Borges, Marlene Lira e Dra. Celeste Varoto Wanderley. Muita gente tem reclamado dos constantes apagões que vem ocorrendo da cidade a qualquer hora do dia ou da noite sem aviso prévio. Ta certo que os black outs não são muito longos, mas as vezes, acontecem mais de uma vez em um curto intervalo de tempo. * Isso, acaba prejudicando o trabalho de muitas categorias, em especial o dos jornalistas, que tem prazo para a publicação das reportagens. * Muitas vezes, a gente nem bem reiniciou o computador e a energia vai embora outra vez e somos obrigados a esperar o retorno. * O que de fato está acontecendo e quanto tempo essa situação ainda vai durar, é a pergunta que todos fazem nesse momento.
Ta Valendo
#Fato
* Daí que a pessoa chegou em Boa Vista de ônibus na sexta-feira se sentindo mal, fez o teste de Covid no Hemolad, no mesmo dia e deu positivo. Na segunda-feira meio dia pegou o vôo pra Manaus sem avisar a Companhia Aérea de sua condição. O que vocês acham disso? Com a palavra o povo… Campanha
* Já tem pré-candidato desde já levantando bandeira contra os imigrantes, como se eles fosses os responsáveis por todas asa mazelas no nosso Estado. Que Facção criminosa está dominando o garimpo ilegal e que só um milagre poderá nos salvar da contaminação por mercúrio, ninguém fala.