Com Nada
* Um relatório da Policia Federal divulgado ontem, revela bem a dimensão do desastre ambiental que vem destruindo a Amazônia de forma tão avassaladora. O documento, após criteriosa investigação, concluiu que a mudança da cor da água no rio Tapajós, deve-se ao desmatamento de milhares de hectares da floresta com visível aumento de áreas degradadas e ao garimpo ilegal que vem assoreando os vários rios afluentes. De acordo com o referido relatório, o garimpo ilegal despejou (pasmem) sete milhões de toneladas de rejeitos sedimentando os afluentes e afetando o Tapajós e a região turística de Alter do Chão, conhecida como Caribe brasileiro. Agora imaginem a quantidade de mercúrio que deve ter nessas águas…
Com Tudo
*Neste domingo, 20, a partir das 16h, no espaço Vavalândia, acontece a festa do maior bloco de pré-carnaval da cidade, o Boco da Resenha, promovido por Paulo Vitor Almeida em parceria com Nei Marinho (Ecoart). O evento terá como atrações locais: Banda Ousadia na pegada, Banda Fuzuêra, Felipe Cardoso & Banda, e Dj estrelas nos intervalos e como atração nacional é da Banda Eva, hoje comandada por Felipe Pezzoni. Ingresso/abadá área vip e camarote, podem ser adquiridos nas lojas Festar, Calvin Klein Jeans e Stalker. O evento seguirá o protocolo de segurança, incluindo a obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinação na entrada. Informações: 98114-5950 @resenhaproducoes.
Sem Controle
* A propósito, a questão do garimpo ilegal na Amazônia parece um problema generalizado, que enriquece meia dúzia de pessoas, põe em risco os povos originários e os próprios garimpeiros e além dos danos ambientais irreversíveis, ainda contamina tudo com mercúrio, metal pesado que causa diversos males nos seres vivos, principalmente o câncer.
* Em Roraima, há pelo menos dois anos que a situação está fora do controle das autoridades e segundo a própria polícia, os garimpos ilegais agora estão sob o domínio de facção criminosa, o que torna essas áreas ainda mais inseguras. Um verdadeiro desastre, em todos os sentidos.
Internacional
* Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro, após participar de cerimônia oficial na Rússia, em que homenageou soldados comunistas (a gente viveu pra ver esse dia), visitou a Hungria onde fez discurso desmentindo informações oficiais sobre a grave situação ambiental na Amazônia.
* Na verdade, o que o presidente fez ontem em Budapeste, lado do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán – de acordo com a mídia internacional – foi mesmo divulgar informações falsas sobre a Amazônia, na mesma oportunidade em que também negou que o país incentiva o desmatamento do bioma.
Pesquisa
* As consequências da covid-19 sobre a saúde dos médicos brasileiros vão além dos sintomas dessa doença que já matou quase mil profissionais. A pandemia também comprometeu a rotina de autocuidados da categoria. É o que pretende comprovar pesquisa que está sendo conduzida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.
* Os resultados deverão sair até julho e servirão de base para ações voltadas aos médicos. No Brasil, há cerca de 6,8 mil cirurgiões vasculares e angiologistas que têm atuado na linha de frente da pandemia, atendendo casos de trombose e embolia, decorrentes da covid-19. Em Roraima, estão 6 desses especialistas.
Importante
* O “Projeto de Reforma de Espaços e Instalação de Sistema Fotovoltaico no Centro Internacional de Capacitação e Qualificação Profissional de Roraima” da ADRA local, foi aprovado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e ontem foi assinado o contrato de doação entre o cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, e o diretor regional da ADRA Roraima, Daniel Lessa. * Esta cooperação, visa contribuir para melhorar a qualidade de vida das populações vulneráveis como migrantes venezuelanos, proporcionando a melhoria dos serviços educativos, sociais e assistenciais oferecidos no Centro Internacional de Capacitação e Qualificação Profissional de Roraima da ADRA em Boa Vista.
#Rápidas
* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, Raimundo Coutinho, Sullivan de Almeida e Mara Rejane Gonçalves.
* Amanhã quem troca de data é o advogado Chagas Batista, Alex Costa, Vilany Brito, Kalil Coelho e Sávio Mourão.
* Domingo, estarão de aniversário, Guilherme Salomão, Luizinho da Tabela e a colega jornalista, Sandra Lima.
* Neste final de semana tem mais uma edição do megavestibular da Estácio, oportunidade para quem quer começar o ano investindo em educação ainda no primeiro semestre de 2022.
* E como já é tradição no Centro Universitário, quem fizer as provas nesta sexta-feira, 18 e sábado, 19, pode garantir preço único de mensalidades e até 70% de descontos até o final do curso.
Tá Valendo
Musas
* As lindas empresárias Ingrid Rosa e Lorena Oliveira, são as Musas do Bloco Resenha 2022. Na verdade, elas foram escolhidas para reinar no evento em 2021, que por conta da pandemia teve de ser adiado
Da Hora * A partir do dia 22 deste mês, até 11 de março, estarão abertas as inscrições para o Mestrado em Antropologia Social da UFRR, que oferece 16 vagas, sendo 12 vagas para ampla concorrência e quatro vagas para ações afirmativas.