Com Nada
* Pelo visto, daqui a pouco não haverá mais o tão prático e democrático serviço de uber. São muitas reclamações dos usuários, sobre cancelamento de viagens por parte dos motoristas, porque a maioria não vale mais a pena pra eles. Traduzindo em Português claro, se nós perdemo, imaginem eles? E tudo isso por conta dos constantes aumentos dos preços dos combustíveis, que quando sobe, se transforma em tsunami e aumenta os preços de tudo, desde o simples gás de cozinha, as passagens aéreas. Uma sangria desatada que impulsiona a inflação ao nível mais hard dos últimos tempos. O pior de tudo mesmo, são os prognósticos dos especialistas, nada animadores, dando conta de que antes do meio do ano, o litro chegará a 10 reais.
Com Tudo
*O jornalista Denilson Novo, assina a direção, roteiro e produção do recém lançado documentário “Cachoeiras de Letras”, que registra o ativismo social de bibliotecas comunitárias do município de Presidente Figueiredo- AM, abordando temas que despertam reflexões sobre a importância do conhecimento como um caminho de transformação e desenvolvimento socioeconômico em uma localidade repleta de riquezas naturais e oportunidades escassas para a população que nela reside. Trata-se do Projeto cultural Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, aprovado na Lei Aldir Blanc por meio de edital público, no Amazonas, com apoio da Secretaria de Cultura daquele Estado.
No Boca
* A roraimense Anielle Brazão, (filha da colega jornalista Tiana Brazão), estudante de Medicina desde 2019, na Universidad Nacional Rosareo – Argentina, acaba de entrar pro primeiro time de futebol feminino de praia do Boca Junior, um dos principais clubes argentinos, em atividade desde 5 de abril de 1905.
*Anielle, que comemora seu ingresso no Boca e está com documentação em trâmite para a sua naturalização, poderá integrar a seleção oficial daquele país, tão se torne cidadã argentina. Ou seja, uma menininha de Caracaraí para o mundo!
Retorno
* Depois de dois anos reinventando as solenidades de formatura por conta da pandemia da Covid-19, o Centro Universitário Estácio da Amazônia promoveu a colação de grau de 70 formandos de forma presencial e com a presença de familiares e amigos.
* Hoje terá mais uma cerimônia para fechar a lista dos formandos de Ciências Contábeis, Administração, Computação, Banco de dados, Defesa cibernética, Marketing, Nutrição, Serviço social, Radiologia, Direito, Letras, entre outros.
Quarta Dose
* Foi anunciado no último domingo, pelo próprio Albert Bourla, CEO da Pfizer, que a quarta dose da vacina contra o novo coronavírus será necessária. Ele disse, que a terceira dose é para evitar hospitalizações e mortes pela doença, mas não é tão eficaz contra infecções após alguns meses, sendo necessária a 4ª dose que será eficaz contra infecções.
* No Brasil, que ainda está aplicando a terceira dose, chamada popularmente de “dose de reforço”, apenas os imunossuprimidos podem tomar a quarta dose. Ao paço que em outros países, como Israel, Chile e agora a França, a quarta dose já está sendo aplicada em grupo mais amplo.
#Rápidas
* A coluna de hoje é dedicada as gêmeas, Renata Roberta Pinheiro, que trocam de data em dose dupla nesta terça-feira.
* Também inaugurando idade nova hoje, Romildo Serafim e Jeane Severiano.
* Nesta terça, 15, a Escola Agrotécnica da UFRR, promoverá uma roda de conversa alusiva ao Dia Internacional da Mulher, com o tema “O protagonismo feminino e a violência contra a mulher”.
* A atividade terá representantes das mulheres do campo, indígenas, negras e trans. Será realizada às 8h30, com a participação de convidadas, do Movimento Sem-Terra; da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros de RR; da escritora Sony Ferseck e da advogada Iana Santos.
Ta Valendo
Libras
* Estão abertas até o dia 25, na UFRR, as inscrições no mini-curso on-line sobre Línguas de Sinais, Migração e Fronteiras. Na atividade serão abordadas questões indenitárias e linguísticas pelo viés dos direitos humanos. Operação
* É tida como certa a realização de mais uma Operação na Macuxiland, cuja investigação – de acordo com as fontes – está sendo concluída agora. O assunto, que vem sendo mantido a sete chaves, não tardará a explodir por esses lados. “Quem (sobre) viver verá!