Social

SOCIAL 13925

Com Nada  

* Gente do céu, não faz nem uma semana que tivemos dois episódios de “rompimento de fibra ótica” –  um deles que nos deixou sem internet por longas 9 horas – e já tivemos outro ontem. Os apagões on-line em Roraima são tão constantes, que já perdeu-se as contas de quantos já ocorreram somente este ano e absolutamente ninguém parece ter capacidade de resolver esse problema crônico, que tantos transtornos e prejuízos tem causado a população de modo geral. A bem da verdade, a internet por aqui nunca foi boa, mas quando ocorrem os tais rompimentos, afeta tudo quanto é tipo de serviços, especialmente as transações bancárias, pois ninguém consegue sacar dinheiro nos caixas eletrônicos, muito menos fazer transferências. Um verdadeiro caos virtual !  

 

Com Tudo 

*Lançado recentemente em Brasília, o Programa de Combate à Desinformação, iniciativa do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, terá a UFRR como uma das instituições parceiras. O reitor Geraldo Ticianeli, e o coordenador do curso de Jornalismo, prof. José Tarcísio, estiveram presentes no lançamento. A intenção do programa é fomentar durante o período eleitoral a construção de um ambiente informacional saudável e transparente, mediante o desestímulo à criação e à disseminação de afirmações falsas e discursos de ódio. A campanha do STF e TSE, conta com 34 instituições parceiras e outras 14 universidades federais e estaduais que fazem parte da Rede Nacional de Combate à Desinformação. 

 

A jornalista Daniela Meller – na foto com o apresentador Alexandre José – emprestando sua competência agora à NDTV, Canal 9.1, Filiada a Record em Blumenau-SC 

SOS Yamonami  

* Nesta quarta-feira, na Terra Indígena Yanomami, mais exatamente na localidade do Demini, acontece um encontro de lideranças indígenas pelos 30 anos da homologação daquela reserva, hoje invadida por mais de 30 mil garimpeiros que dominaram cerca de 80%  da terra tradicional do povo yanomami. Nessa oportunidade será realizado um ato de protesto.  

*Entre as lideranças indígenas de várias etnias, que estão prestando solidariedade a Davi Yanomami, Dário Kopenawa (Hutukara) e a todo o  povo Yanomami, além da nossa deputada federal Joênia Wapichana, estão Tuira Kaiapó, Ailton Krenak, entre outros… 

 

SOS Yamonami II 

* Em Boa Vista, o Movimento em Defesa de Roraima, realiza nesta quarta-feira, o “Ato 25 de Maio”, a partir das 17h no Espaço Paricá, intitulado “Um Grito de Resistência e Solidariedade aos Povos (Yanomami, Sanomá e Ye’kwana) da Terra Indígena Yanomami. * O ato público começa as 17h com falas das lideranças e as 19h a abertura da exposição “Genocídio Yanomami”. Haverá também exposição artística, poemas, teatro, filme, música e parixara. Será no Espaço cultural Paricá (Rua João de Alencar, 2121- bairro aeroporto.  

 

Da Hora   

* Com o intuito de preparar os profissionais, com vistas as eleições 2022, a agência White River e Agência Nuvem, realizam nesta quinta-feira, 26, um curso de media traning 4.0, ministrado pela publicitária e especialista em marketing político, Nani Blanco.  

* O curso acontecerá no auditório do Boa Vista Eco Hotel (Av. Glaycon de Paiva), das 16h às 18h30, com aulas práticas e teóricas. Os interessados podem se inscrever pelo link do evento (bit.ly/3LrCdUu). O investimento é R$200 (individual) a vista ou parcelado de até 12x no cartão de crédito. 

 

No Sion  

* Para ajudar seus alunos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Sion utiliza o poder da tecnologia para ajudar quem deseja escrever uma história de sucesso. A instituição disponibilizou a plataforma Texto-1000, que permite a realização de simulados, em busca de melhores resultados.  

* Dos mais de 2 milhões de participantes no Enem 2021, apenas 22 alcançaram a nota máxima na redação, por isso é tão importante treinar com consistência, pois isso torna possível alcançar 1000 pontos na Redação.  

 

Tuxawa de São Francisco Yuruani, tuxaua geral de Kawanayén  (Gran Sabana Venezuel), o líder indígena Juvêncio Gomez (Pemon/Taurepang), sobrevivente da chacina de Kumarapacay em 2019, vive atualmente no Brasil, na comunidade Tarau Paru (TI São Marcos) com sua esposa Yraida e seu filho, Süküy  

 

#Rápidas  

*  Inaugurando idade nova hoje, João Ricardo Duarte (afilhado da Colunista), Franck Gomes, Betânia Almeida, Ezequiel da Silva e Claudio de Jesus.  

* A revista “RORAIMA, Um Destino, Mil Roteiros – Edição Etnoturismo”, que está sendo lançada agora, conta com a parceria institucional da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima). 

* A referida  revista, que a princípio seria uma edição digital, foi desenvolvida fisicamente pela Secretaria de Comunicação Social do Estado com apoio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo).  

* E é um instrumento para que o governo possa apresentar o produto do Estado de Roraima nas feiras e principais eventos nacionais relacionados com o turismo. 

 

 

Ney Maison e sua mãe, D. Felicidade, celebrando hoje a idade  nova dele  

 

Tá Valendo  

Dos Jogos  

*A maior competição esportiva estudantil do Estado de Roraima está de volta, após dois anos de pandemia. A 49ª edição dos JER’S (Jogos Escolares de Roraima), está com inscrições abertas até 3 de junho.   

 

Na DPE/RR * A Comissão do 3º Concurso da Defensoria Pública do Estado de Roraima  recebe quinta-feira,26, os classificados para a 3ª fase: prova oral, do  certame  para ingresso na carreira de defensor público substituto). A arguição tem início às 8h, na sede da DPE/RR (Av. Sebastião Diniz, nº 1165 – Auditório, 3º andar – Centro). 

A comunicadora, Janaina Soares está em Boa Vista visitando amigos e familiares. Na foto, ele divide clic com Luciano Castro