Com Nada
* A Hutukara, entidade representativa do povo Yanomami, voltou a denunciar o total abandono daquela etnia. Além do avanço do garimpo, os indígenas estão sem qualquer assistência em saúde. Faltam profissionais e remédios nesse momento em que muitos estão morrendo com um verdadeiro surto de malária e verminoses. A situação é tão caótica, que há registros de criancinhas vomitando vermes. O que as autoridades não falam, é que pousos de aeronaves na Terra Indígena Yanomami, agora só com autorização da facção criminosa que domina a mineração ilegal. Como diria Boris Casoy, isso é uma vergonha!
Com Tudo
* Quando se pensar em algo imprescindível para o sucesso de qualquer evento, logo vem à cabeça, o cerimonial. Seja público ou privado, esses profissionais atuam diretamente na organização de solenidades e festas, para que tudo transcorra o mais perfeitamente possível. São eles quem tratam diretamente com fornecedores, tais como: buffet, músicos, decoradores, mestres de cerimônia, recepcionistas, garçons, enfim com todos os serviços, para que o dono do evento se despreocupe dessas incumbências e se dedique unicamente a dar atenção aos convidados e curtir a sua celebração, sem estresses.
PUBLICIDADE
Da Hora
* O livro “A arte indígena contemporânea: o trabalho de Jaider Esbell como um contraponto a indústria cultural”, que tem como organizador o jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves, já está disponível no site da Editorial Casa https://editorialcasa.com.br/selo/casa/ .
* O lucro com a venda da obra será doado a Galeria Jaider Esbell e em breve, será realizado em Boa Vista, o lançamento presencial da obra. De acordo com Paulo Thadeu, o livro não será comercializado em Roraima. Serão doados exemplares às bibliotecas escolares e das faculdades.
Vacina
* Após a aprovação pela Anvisa, a Prefeitura de Boa Vista inicia nesta segunda-feira, 18, a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 3 a 5 anos de idade. A imunização será feita com a Coronavac, com esquema vacinal de duas doses, em um intervalo de 30 dias.
* As doses da vacina para essa faixa etária estão disponíveis em 13 unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, além do espaço kids, do Terminal Luiz Canuto Chaves, de segunda a sábado, das 8h30 às 17h. As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, com o cartão de vacina, cartão SUS ou CPF.
Vacina II
* E por falar nisso, a constatação da redução da cobertura vacinal no país, é tida por especialistas, como preocupante. A alta taxa de cobertura que sempre foi a principal característica do Programa Nacional de Imunização (PNI), que aliás é referência mundial, tem caído drasticamente e já é a mais baixa em uma geração.
* Pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil oferta um rol extenso e abrangente de imunobiológicos. Mas, ultimamente os pais estão deixando de vacinar seus filhos, o que além de colocar a saúde deles em risco, afeta o erário público, considerando que as vacinas têm prazo de validade e se não forem utilizadas, terão de ser descartadas.
PUBLICIDADE
#Rápidas
* Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, Mariana do Valle, Maria Paula Lima Brasil e Antonio Carramilo Neto.
* Também de aniversário hoje, Domingos Santana, Moises Martins Correia e Tamira de Souza.
* As pessoas que estão sendo acometidas de Covid nesse período, relatam muita dores de cabeça e de garganta.
* Pelo visto, as novas variantes da cepa ômicron, apesar de altamente contagiantes, não tem afetado os pulmões dos pacientes.
* O que ninguém sabe ao certo, é se sintomas amenos, deve-se aos efeitos dos imunizantes.
* Outra coisa relatada por várias pessoas ultimamente no pós Covid, são dores no peito. O que certamente também precisa ser estudado, para saber se o vírus de alguma forma pode causar problemas cardíacos.
PUBLICIDADE
Tá Valendo
Agronomia
* O Centro Universitário Estácio da Amazônia está com inscrições para o vestibular de Engenharia Agronômica. Essa é a primeira vez que a instituição oferece o curso em Roraima, e as aulas são previstas para o segundo semestre de modo presencial e com duração de cinco anos.
Tepequém
* Muita gente que tem ido a serra do Tepequém nos feriados e finais de semana, tem reclamado das condições de trafegabilidade da estrada. A maioria relata que a buraqueira é tamanha, que chega-se a gastar cerca de 4 horas para chegar a estação turística mais concorrida do estado.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE