Com Nada
* Pesquisa feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), ISA ( Instituto Socioambiental), Instituto Evandro Chagas e UFRR (Universidade Federal de Roraima), demonstrou que peixes dos rios de Roraima estão altamente contaminados por mercúrio, devido a atividade do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A contaminação pelo metal pesado, extremamente nocivo a saúde dos seres vivos, especialmente humanos, chegou a 8.600% mais do que o mais alto nível tolerável, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. O estudo aponta que a ainda a porcentagem de contaminação das águas: Rio Branco em Boa Vista (25,5%), Baixo rio Branco (45%), rio Mucajaí (53%) e rio Uraricoera (57%).
Com Tudo
* A Faculdade Cathedral, está promovendo desde segunda-feira, 22, a Jornada de Psicologia, em comemoração aos 60 anos de psicologia no Brasil. O evento se estenderá até dia 26, no auditório daquela Instituição, a partir das 19h. Nesta quarta-feira, por exemplo, os acadêmicos participarão de salas temáticas, com explanações de vários temas, abordando escuta ativa, terapia e psicologia jurídica. Na quinta-feira, o tema será ‘Psicologia, Ética e Direitos Humanos’ e na sexta-feira, 26, a Faculdade encerra a semana com a Cerimônia do Jaleco, em que os acadêmicos recebem de forma simbólica um jaleco para iniciação dos estudos. Interessados ainda poderão se inscrever.
PUBLICIDADE
Da Contaminação
* Desde 2018, aqui mesmo na Coluna, temos alertado constantemente para o grande perigo do garimpo ilegal, não só ao meio ambiente e os povos originários, mas para a saúde da população de modo geral. Não se trata de garimpeiros rudimentares com pequenas bateias não, senhoras e senhores.
* São mais de 30 mil invasores diariamente sugando os leitos dos rios com possantes dragas e despejando de volta os rejeitos com kilos de mercúrio, um metal pesado que causa males irreversíveis ao organismo, inclusive câncer. E são os próprios pesquisadores quem alertam, que se essa atividade ilegal não parar imediatamente, a tendência será uma catástrofe humanitária sem precedentes na área da saúde pública.
Da Contaminação II
* A propósito, a pesquisa nos peixes dos rios de Roraima , realizada por Instituições sérias, revelando dados alarmantes da contaminação por mercúrio nos rios do nosso Estado, repercutiu internacionalmente, o que poderá causar enormes prejuízos para nossa economia, começando pelos pescadores, proprietários de peixadas, afetando inclusive o turismo, pois até o Baixo Rio Branco está contaminado.
* Além do mais, isso afugenta os grandes investidores sérios e atrai todo tipo de criminalidade. Alias, essa pesquisa foi realizada há mais um ano atrás (fevereiro e março de 2021), ou seja, infelizmente, a contaminação já deve ter alcançado níveis bem mais altos.
No Instagram
* Após disponibilizar stories com até 60 segundos de duração ininterruptos, Instagram veio a público na última sexta-feira, 19, informar a suspensão da nova funcionalidade com objetivo de “realizar melhorias de capacidade”, que durou pouco mais de uma semana.
* E desta forma, os stories voltaram ao formato de 15 segundos cada. Alguns usuários afirmam que vídeos muito longos comprometem o engajamento, porque o público não tem paciência de assistir até o final. Já outros, afirmam, que tudo depende do conteúdo ser ou não interessante. Se os 60 segundos voltarão ou não, o Insta fez mistério.
PUBLICIDADE
#Rápidas
* A coluna de hoje é dedicada ao acadêmico de Medicina Moisés Neto, que inaugura idade nova na mesma data que seu saudoso pai, Dr. Mauro Schimitz.
* Também trocando de data hoje, Janice Coelho, Hione da Conceição, Adriana Cruz e Sálvio Botelho.
* A Polícia Civil de Roraima, faz uma alerta aos donos de concessionárias para não caírem em golpes aplicados por estelionatários que utilizam documentos falsificados para compra de veículos.
* Segundo a Polícia o delegado titular da DRRVAT (Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores Terrestres), Glauber Carneiro Lorenzini, um desses casos está em investigação, sob sigilo policial.
* Duas caminhonetes zero quilômetros foram adquiridas em uma concessionária da capital numa operação fraudulenta, com documentação falsificada em nome do proprietário de um CNPJ regular.
PUBLICIDADE
Tá Valendo
Importante
* Após quase três anos fechada, por conta da pandemia e de uma criteriosa reforma, a Escola Estadual Dom José Nepote, reabriu suas portas e o show foi da comunidade, que compareceu a solenidade de reabertura do Colégio que, atravessa o tempo promovendo transformação na zona Oeste de Boa Vista.
Hoje
Para inserir os alunos no clima da Copa do Mundo, o Colégio Estadual Militarizado Carlo Casadio promove, nesta quarta-feira, 24, os 6º Jiecc’s (Jogos Estudantis Carlo Casadio). O evento esportivo está aberto toda comunidade, a partir das 16h, na quadra da escola. Haverá desfile das equipes e homenagens póstumas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE