Social

Social 15015

  Com Nada  

* Como é de conhecimento púbico, faltando cerca de três meses pra próxima Legislatura, dois deputados de Roraima tiveram seus mandatos cassados por fraude na cota de gênero. Traduzindo em português claro, porque teve candidatos de seus partidos com zero voto, deixando claro que só estavam ali pra preencher vaga e receber o repasse do fundo eleitoral. Mesmo assim, na eleição de 2022, esse “fenômeno” voltou a acontecer, ou seja, em alguns grupos políticos teve pessoas que não votaram nelas próprias zerando a pontuação e isso poderá mudar inclusive o resultado do pleito, dependendo do julgamento do Tribunal Regional Eleitoral.  

Com Tudo  

* O Projeto “Assessoria Jurídica e Voluntária as pessoas Migrantes e Refugiadas” realizado por um grupo de advogados (Denise Cavalcanti, Andréia Vallandro, João Paulo Monteiro e Millena Lopes), junto a Operação Acolhida, foi vencedor do Prêmio Innovare, considerado o Oscar Jurídico do Brasil. O anúncio da prática vencedora que estava como finalista, ocorreu ontem em solenidade no Supremo Tribunal Federal. Esta é a primeira vez que a categoria Advocacia vence o im portante Prêmio no nosso estado. O projeto vencedor, surgiu em 2019 e já atendeu mais de duas mil pessoas gratuitamente, inclusive com realizações de audiências.  

PUBLICIDADE

Denise Cavalcanti, Andréia Vallandro, João Paulo Monteiro e Millena Lopes, são vencedores do Prêmio Innovare (considerado o Oscar Jurídico do Brasil), com o projeto “Assessoria Jurídica e Voluntária as pessoas Migrantes e Refugiadas”, realizado em Roraima junto a Operação Acolhida

Eleitoral  

* A propósito, é oportuno que o Ministério Público Eleitoral se pronuncie o mais rápido possível e ofereça denúncia com relação aos partidos que tiveram candidatos com zero votos na eleição 2022, pra que esse tipo de corrupção eleitoral nunca mais se repita.  

* Até porque, aqueles que praticam fraudes nas cotas de gêneros, sabem que os julgamentos dos processos não são céleres, até por conta dos próprios mecanismos de recursos e embargos de devido processo legal, que acabam favorecendo a procrastinação e fazendo com que eles permaneçam nos cargos até (praticamente) até o final dos mandatos, como ocorreu aqui recentemente.

Diplomação

* E por falar nisso, está confirmado! O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, estará realizando a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições 2022, na próxima segunda-feira, 12, no Centro Amazônico de Fronteiras – CAF/UFRR.  

* A solenidade, é condição sine qua non para a posse dos eleitos (governador e deputados estaduais no próximo dia 1º de janeiro), (deputados federais e senadores dia 1º de fevereiro). Alem da presença dos eleitos e suplentes, a posse terá apenas autoridades, convidados e profissionais de imprensa credenciados.  

Importante  

* Desde ontem está acontecendo em Brasília, 69º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários da Habitação e Desenvolvimento Urbano.  

* No evento que se encerra nesta quinta-feira, 8, a  Codesaima receberá o troféu do Selo de Mérito Especial/2022, pelo programa habitacional “Morar Melhor” do Governo de Estado. O vídeo documentário de apresentação do referido Programa apresentado no Fórum em Brasília, foi produzido pela equipe de comunicação da Codesaima.  

Do Feriado  

* Por conta do feriado religioso estadual desta quinta-feira,8, Dia de Nossa Senhora da Conceição, o Governo do Estado decretou Ponto Facultativo na sexta-feira, 9, quando a Seleção brasileira volta a jogar na Copa do Mundo do Catar, desta vez contra  a Croácia, atual vice-campeã do mundo.  

* A expectativa local é grande, tanto que vários locais da cidade (bares, restaurantes e outros points, estão disponíveis para receber os torcedores. Na praça do Centro Cívico, tudo está preparado para a comemoração com banda de música e trio elétrico. Neste dia, os serviços essenciais estarão funcionando normalmente.  

PUBLICIDADE

A presidente da Codesaima, Maria Dantas e o diretor de Habilitação, Rodrigo Ávila,  estão Brasília, para receber importante prêmio

# Rápidas  

* A Coluna de hoje é dedicada a Robério Araújo, que nesta quinta-feira recebe kilométricas homenagens por conta de seu aniversário hoje  

* Também inaugurando idade nova hoje, Jackson Vieira e Laerte Oestreicher.  

* Quem trabalha on line, passou perrengue mais uma vez ontem o dia inteiro por conta da internet.  

* A situação está de um jeito que o Ministério Público Federal resolveu investigar as causas das constantes  interrupções do serviço de inter
net no estado, visando solucionar esse problema crônico.  

* O MPF acionou  à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e outros órgãos públicos por conta dessa instabilidade que causa tantos prejuízos aos usuários locais.  

PUBLICIDADE

Neidiane Silva (Grupo Folha de Comunicação) recebendo homenagens nesta quinta, por conta de sua troca de data  

Ta Valendo

Duelo de Titãs  

* O PL (Partido do presidente Jair Bolsonaro), ingressou ontem com um pedido de cassação do mandato do ex-juiz e senador eleito, Sergio Moro, na Justiça Eleitoral. O processo sigiloso foi movido pelo Diretório do Paraná, e caso seja acolhido, quem assume a vaga no senado, é suplente Paulo Martins do próprio PL.  

Terra Sem Lei  

* A Terra Indígena Yanomami, se tornou sem Lei desde que voltou  a ser invadida por milhares de garimpeiros de 2018 pra cá, e hoje é dominada pelo crime organizado. A ultima afronta as autoridades,  acordo com a Associação Urihi, foi o incêndio na UBS de Homoxi, represália dos garimpeiros a 3ª fase da Operação Guardiões do Bioma, ocorrida dias atrás.

PUBLICIDADE

A querida Fátima de Jesus, ficando hoje um ano mais maravilhosa