Social

SOCIAL 15396

 Com Tudo  

 * Estão abertas até 5 de maio, as inscrições para o Programa Jovem Senador 2023, voltado para estudantes do Ensino Médio matriculados na rede pública de ensino. Podem participar estudantes de todas as modalidades, regular, técnico, profissional, integrado, especial ou indígena, que tenham no máximo 19 anos completos.. O programa tem como objetivo fomentar a reflexão dos estudantes sobre a política e a democracia no exercício da cidadania. Os candidatos devem ter um professor orientador, de qualquer disciplina. O regulamento, a folha de redação e a ficha de inscrição, podem ser consultadas no site oficial do programa

 PUBLICIDADE

Os médicos, Deyne Moraes e Pamela Dias, do Município de Pacaraima, após suas posses na Cátedra Indígena de Roraima  

 Sisaque  

* Como é de praxe, toda Operação da Polícia Federal é “batizada” com um nome, que de alguma forma, tem a ver com a investigação. A mais recente, desencadeada essa semana que teve como alvo um esquema bilionário de contrabando de ouro, foi chamada de “Operação Sisaque”, em alusão ao fundador da XXII dinastia egípcia, antes de Cristo. 

* O referido Rei do Egito, invadiu a Judéia durante o reinado de Roboão, tomou várias cidades, inclusive a lendária Jerusalém, e levou do templo os seus tesouros, tipo o que está acontecendo na Terra Indígena Yanomami. Resta saber quem é o “Sisaque” atual, “rei” desse esquema criminoso que roubou toneladas de ouro do Brasil.  

 

Aula Magna  

* A Faculdade UNAMA, estará realizando no próximo dia 1º de março, as 18:30h, no auditório da OAB RR, (Av. Ville Roy, 4284) a Aula Magna do Curso de Direito, coordenado pelo professor Daniel Gameiro. O tema da Aula Magna será: “Garimpo X Povo Yanomami: sobrevivência do povo Yanomami e o impacto social que envolve a retirada dos garimpeiros”. 

* O evento será aberto ao público e terá como palestrantes,  Dr. Edson Damas (Procurador – aposentado  – especialista em Direito Indígena) e Dr. Edgard Zanette (Professor universitário e filósofo). A Instituição emitirá certificado aos participantes que se inscreverem no site.  

 

 

Na Maternidade  

* A deputada Helena Lima, única mulher na bancada federal de Roraima, após ter recebido várias denúncias, veio a Boa Vista e visitou a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. No local, percorreu diversos setores e conversou com pacientes e equipe técnica, que solicitou criação de mais unidades, além da que está em construção.  

* A parlamentar externou preocupação com a situação da Unidade e se colocou à disposição para buscar recursos e o que for necessário para regularizar o atendimento na maternidade, que nos últimos dois anos vem sendo alvo de procedimentos instaurados pelo Ministério Público, para investigar e monitorar a qualidade dos serviços.  

  

Na Maternidade II 

* A propósito, um relatório de uma médica, que atua na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, não deixa dúvida de que a situação naquela unidade de saúde é das mais caóticas. De acordo com os dados,  falta medicamentos, inclusive os básicos, como antibióticos.   

* Além de remédios, falta leitos para as pacientes que se amontoam em corredores e salas;  faltam profissionais para atendimento das pacientes, especialmente médicos. Com isso, em pouco mais de um mês de 2023, já foram registrados mais óbitos de recém nascidos do que em todo o ano de 2022. Atualmente a Maternidade funcionando no antigo hospital de Campanha, por conta da reforma do prédio.  

  PUBLICIDADE

O jornalista/cantor Janio Tavares, com a deputada Joilma Teodora e a presidente da Codesaima Maria Dantas 

  strong>

#Rápidas  

* A Coluna de hoje é dedicada aos queridos amigos Stanley “Boboco” Lira e Daniela Cidade Nogueira, ambos, trocando de data nesta sexta-feira.  

* No sábado de Carnaval, quem inaugura idade nova é Sullivan de Almeida e Mara Rejane Gonçalves.  

* Esse decididamente será um carnaval diferente, considerando que passamos dois anos sem ter a festança mais popular do país por conta da pandemia.  

* Mesmo assim, várias pessoas que perderam pessoas próximas por conta da Covid ou que contraíram o coronavírus e ficaram com seqüelas, vão preferir ficar mais reclusos nesse período.  

* Tanto que, muita gente preferiu viajar para fazendas, sítios, chácaras e points turísticos durante a folia.  

* Quem ficar na cidade, terá várias opções de bailes populares municipais, da Av.Ville Roy a varias praças da cidade. 

  PUBLICIDADE

Beatriz Ribeiro e Junior Carolino, em clima de carnaval  

 

Tá Valendo  

* Será a partir das 9h de sábado, 18, o Bailinho “Carna Vau Miau”, na Agronil para cães e gatos. Haverá coffee break, estoura balões e a escolha do rei e rainha pet do bailinho.  

 PUBLICIDADE

A linda Mariana Weber, ilustrando a Coluna desta sexta-feira 

  PUBLICIDADE