Com Nada
* A notícia ruim nesse “8 de março” – dia Internacional da Mulher, é que infelizmente, a violência doméstica, aumentou sensivelmente nos últimos tempos em todos os níveis no Brasil inteiro, inclusive em Roraima. As estatísticas mostram um enorme salto no número de casos, que vão desde agressões verbais e físicas, a feminicídio propriamente dito. Também se observa a chamada “empatia seletiva” por boa parte da sociedade, que é quando se “elege” a defesa de determinados casos, em detrimento de outros, onde as vítimas também são mulheres – e na grande maioria – até bem mais vulneráveis.
Com Tudo
* E a boa notícia de hoje, é que também aumentou a quantidade de mulheres em posição de liderança no país. O Brasil atualmente tem o recorde histórico de mulheres ocupando Ministérios. São elas: Marina Silva (Ministério do Meio Ambiente); Nízia Trindade (Saúde); Sônia Guajajara (Povos Originários); Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento), Ana Moser, ministra do Esporte; Esther Dweck (Gestão); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); Gonçalves (Mulher); Anielle Franco (Igualdade Racial) e Daniela do Waguinho (Turismo), além de outras mulheres em cargos estratégicos, como Joênia Wapichana na Funai.
PUBLICIDADE
Alerta
* Por ocasião da transcorrência do Dia Internacional da Mulher, se faz necessário algumas considerações por parte de experientes especialistas que atuam em redes de proteção. Eles alertam em primeiro lugar, que a violência contra a mulher não começa da noite para o dia.
* Assim sendo, dão orientações que dependem basicamente da própria mulher, para prevenção a casos de agressões. No primeiro sinal de abuso, a mulher deve se afastar antes que a coisa piore e nunca permitir a quebra da “medida protetiva” em nenhuma hipótese, pois grande parte dos feminicídios ocorreram porque as vítimas decidiram dar mais uma chance ao agressor.
Da Vulnerabilidade
* Ainda sobre o fato do aumento da violência contra a mulher, segundo especialistas, há dois tipos de vulnerabilidade das vítimas: a dependência financeira e a dependência emocional. No primeiro caso, as vítimas agüentam agressões por que não tem como se sustentar sozinhas.
* No segundo caso, é mais complicado, porque elas são independentes, mas estão emocionalmente comprometidas e arrumam qualquer desculpa pra se manter próximo ao agressor. Não adianta a mãe falar, as amigas falarem, porque elas dirão que é porque essas pessoas não gostam dele; que a ex que foi espancada é que era louca, e por aí vai…
Na Ale
* Na Assembleia Legislativa de Roraima, acontecerá nesta quarta-feira, 8, uma sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, às 9h no Plenário, daquela Casa, a cargo da Procuradoria Especial da Mulher. A referida sessão será aberta pelo presidente Soldado Sampaio que passará o comando da solenidade para a procuradora Especial da Mulher, deputada Joilma Teodora.
* A programação terá apresentação musical de Kaline Barroso, homenagens às procuradoras das gestões anteriores, bem como as demais autoridades femininas presentes e as mulheres que contribuem para o fortalecimento de políticas públicas do Estado.
“Todos Por Elas”
* Começou no domingo 5 e se estenderá até durante todo o mês de março as apresentações de Neuber Uchôa aos domingos (dias, 12, 19 e 26) na Praça de Alimentação do Roraima Garden Shopping, em homenagem ao ao mês da Mulher, com o Espacial para elas, sempre das 18h às 20h.
* A Programação do “Todos Por Elas” engloba Wokshop, aulão de Fit dia 18, às 16h e a para I Corrida das Mulheres que Inspiram, no dia 26, com percurso de 5 quilômetros, largada e chegada no estacionamento doShopping.As inscrições estão abertas e podem ser feitas no endereço eletrônico https://www.e-inscricao.com/Icorridadasmulheresqueinspiram/
PUBLICIDADE
#Rápidas
* A coluna de hoje é dedicada ao #rei Jacirzinho Cruz e a Jussara Monteiro, ambos trocando de data nesta quarta-feira, 8.
* Por conta do Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública do Estado de Roraima, promoverá o I Fórum de Combate à Violência Obstétrica.
* O referido Fórum, será aberto para todos os públicos e ocorre no dia 10 de março das 9h às 13h no prédio Cível, no Centro da cidade.
* O evento é coordenado pela Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
* A violência obstétrica é um tipo de violência contra a mulher praticada por profissionais de saúde, caracterizada pelo desrespeito, abusos e maus-tratos durante a gestação e/ou no momento do parto, seja de forma psicológica ou física.
PUBLICIDADE
Tá Valendo
Helena
* Única mulher da Bancada parlamentar de Roraima na Câmara Federal, Helena Lima “Asatur”, chega a Boa Vista amanhã e concederá entrevista exclusiva ao Programa “Quem é Quem”, apresentado por Cida Lacerda, às 12:45 de sexta-feira, 10.
De Ontem
* O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado aprovou ontem, dois requerimentos que solicitam informações de instituições públicas sobre as condições de trafegabilidade da BR-174 e do recurso estadual destinado à agricultura familiar.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE