Social

SOCIAL 15695

   

 

Com Nada   

* A impressão que se tem, é de que a onda de violência nas escolas é um mal contagioso que vem tirando o sossego das famílias e dos trabalhadores em Educação. Ontem mesmo, um aluno feriu duas colegas numa escola do Ceará e por aqui essa semana, já houve ameaça em três colégios, com registro de Boletim de Ocorrência e tudo. Professores, estudantes e pais estão tão sobressaltados, que no dia seguinte aos anúncios de ataques nas escolas locais, a maioria dos alunos faltaram as aulas. É uma triste onda de violência gratuita que tomou conta até das crianças e jovens, deixando a sociedade com essa terrível sensação de impotência.  

 

Com Tudo  

* Membro efetiva da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia, a professora da Universidade Federal de Roraima, Pétira Maria Ferreira, recebeu o título de Chanceler de Artes e Literatura em Londres, Inglaterra, no último dia 7 de abril. A premiação aconteceu durante o Prize of Arts, com a concessão do importante título outorgado pelo Comitê Internacional de Artes e pela Literarte – Associação Internacional de Escritores – que reconhecem o valor cultural dos trabalhos realizados pela docente por meio do Prêmio de Artes 2023. No próximo sábado, 15, ela será empossada na da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.  

 PUBLICIDADE

Fernanda Camilo e Masamy Eda, em clic exclusivo para a coluna  

Das Causas 

* Especialistas no assunto apontam como as principais causas dessa dramática onda de violência, o próprio exemplo dos pais, não pelo o que eles dizem, mas pelo que eles fazem, por suas condutas em apoio a discursos de ódio, por exemplo, pois geralmente  a tendência dos filhos é reproduzir o comportamento dos seus  genitores.  

* Outro aspecto apontado pelos especialistas, é a internet sem supervisão de adultos, especialmente os jogos violentos, que muitos ficaram – literalmente – viciados desde criancinhas e a cada fase de determinados jogos, a violência fica mais acentuada.   

 

Das Causas  

* Não há dúvida que a internet é uma ferramenta que trouxe um grande avanço em várias áreas, mas como tudo, tem também seus “efeitos colaterais”, um deles é a própria dependência cibernética, além de acesso a conteúdos nocivos a formação de crianças e jovens.  

* A coisa já está tão desregrada que, o que mais se vê, são criancinhas de colo que ainda não sabem falar nem andar, brincando com tablets e celulares. Muitas crianças e jovens tem acesso as redes sociais, a conseqüentes conteúdos impróprios a suas idades e fazem postagens sobre os mais diversos assuntos como se adultos fossem.  

 

Lei Rouanet  

* É impressionante, como apesar da Lei Rouanet de incentivo a cultura, está exposta pra quem quiser acessar e entender, muita gente ainda diz que se trata de uma “mamata” para os artistas.  

* Entretanto a referida Lei, não é nem nunca foi uma ferramenta do Governo Federal, aliás nem de governos estaduais e municipais. Os recursos da Lei Rouanet, advém da iniciativa privada, mesmo assim, uns por ignorância e outros por mau caratismo, continuam espalhando fake news sobre esse incentivo aos artistas, que alias, já são uma classe bastante penalizada.   

 

Proibido  

* Essa semana o Conselho Federal de Medicina, proibiu os médicos de prescreverem anabolizantes para fins estéticos, ganho de massa muscular, ou desempenho esportivo. A decisão foi tomada após vários casos graves, em que pacientes quase perderam a vida.  

* O Conselho afirmou que os anabolizantes tem 15 efeitos colaterais graves que colocam afetam a saúde e colocam em visco a vida das pessoas. Se as pessoas vão parar de fazer uso das chamadas “bombas” para ganho de massa muscular, não se sabe, mas os médicos provavelmente não vão querer colocar seus títulos em risco prescrevendo medicação proibida.  

 PUBLICIDADE

 

O jovem advogado Gabryel Lira, inaugurando idade nova nesta quinta-feira

 

#Rápidas  

*A Coluna de hoje é dedicada a colega jornalista e empreendedora, Cida Gomes (Madeira & Ambiente) que hoje fica um ano mais maravilhosa. 

* Também inaugurando idade nova hoje, Mayara Kalliny Aragão, Daniella Machado e Naira Lira.  

*No dia 13 de maio, a partir das 21h, será realizada uma grande movimentação (em frente ao ginásio Totozão), para comemorar os dois anos de um point administrado por Fabiana Nogueira. Informações: 95 99113 8744). 

* Ontem, após o anúncio do nome de Tadeu Terêncio Lima como secretário do Índio, formou-se um verdadeiro rebuliço na Macuxiland.  

* Tudo porque, o novo titular da Pasta foi anunciado como indígena da etnia Macuxi, mas até os membros do CIR – Conselho Indígena de Roraima, afirmam que não o conhecem.  

* Então seria o caso do tuxawa da comunidade do novo secretário esclarecer as dúvidas, inclusive dos próprios #parentes.  

  PUBLICIDADE

 

Fabiana Nogueira prepara grande evento para comemorar dois anos de aniversário do empreendimento Cervejeiros  

Ta Valendo  

 

Jovem Condutor  

*Teve início a capacitação para instrutores de trânsito, que vão atuar no projeto Jovem Condutor do Detran-RR, que atenderá alunos do segundo ano do ensino médio de 15 escolas estaduais. O treinamento, que termina nesta sexta-feira, 14, ocorre na Escola Ana Libória, pela manhã e tarde. 

  

 Cantata  

Ainda em comemoração da Páscoa, o Pátio Roraima Shopping recebeu essa semana as crianças do Coral da Escola Adventista para apresentar a cantata ‘Jesus venceu!’. A praça de alimentação ficou lotada para prestigiar as mais de 200 vozes, celebrando a ressurreição de Jesus Cristo. Um verdadeiro espetáculo. 

 PUBLICIDADE

A professora Pétira Ferreira (UFRR), foi agraciada recentemente com o titulo de  Chanceler de Artes e Literatura em Londres – Inglaterra, pelo  Comitê Internacional de Artes e pela Literarte

 PUBLICIDADE