Social

Social 15727

Com Nada   

* Uma Comissão da Câmara Federal, detectou um prejuízo de 2 bilhões e 200 milhões de reais, em medicamentos  que encontravam-se nos almoxarifados do Ministério da Saúde e venceram sem terem sido distribuídos para as Unidades de Saúde, que tanto necessitam. Na inspeção, há depoimentos de médicos afirmando que pessoas morreram, especialmente no período da pandemia, por falta de remédios que estavam estocados e não foram enviados a quem precisava. E o descaso com a gestão pública não para por aí, há insumos e medicamentos adquiridos em 2020  e 2021, que somam mais de um bilhão, ainda sem plano de distribuição, que irão perder o prazo de validade esse ano.  

Com Tudo  

* Neste 19 de abril – Dia dos Indígenas –  os povos originários do Brasil, especialmente os de Roraima, tem muito o que comemorar. A começar pela criação do Ministério dos Povos Indígenas, cuja titular é  Sônia Guajajara; na presidência  da FUNAI, temos outro fato inédito, pela primeira vez uma mulher indígena assume a presidência da Fundação; na Funai local, Marizete de Souza também repete o ineditismo no coordenação da Pasta e no Dsei Leste, está Zelandes Patamona. E essas conquistas em tão pouco tempo, podem ser traduzida como o resgate da dignidade dos povos indígenas, sempre tão desprestigiados, desrespeitados e excluídos. Decididamente, estamos vivendo um novo tempo.  

PUBLICIDADE

O ex-ministro da Defesa,  Aldo Rebelo e o presidente da Assembleia Legislativa Soldado Sampaio, com o ex-governador Getúlio Cruz, em visita a sede do Grupo Folha de Comunicação  

Do Manifesto  

* Em uma atuação conjunta, as principais confederações patronais do Brasil lançaram, ontem, o manifesto “O Brasil não pode errar na reforma tributária”. Desde fevereiro, a CNC vem realizando uma agenda de sensibilização na Câmara dos Deputados, Senado Federal e governo federal para defender os interesses do setor terciário, maior empregador do País e responsável por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB).  

* Assinam o documento a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Confederação Nacional do Transporte (CNT), a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCOOP). 

Zeca  

* A UERR Edições, editora da Universidade Estadual de Roraima, está entregando exemplares físicos do livro “Zeca” na região de Santa Maria do Boiaçu –  Baixo Rio Branco. A obra aborda a vida ribeirinha das comunidades que vivem na Amazônia e conta a história de Zeca, um menino aventureiro e por meio de  qual, os professores da UERR Juliane Marques e Thiago Alves utilizam elementos reais e lúdicos para falar com os leitores infanto-juvenis sobre conservação da natureza. 

* Juliane é do Curso de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino de Ciências e Thiago está vinculado aos cursos de Turismo, Serviço Social e Mestrado em Agroecologia. A versão digital de “Zeca” pode ser baixada no site edicoes.uerr.edu.br gratuitamente.  

Da Hora  

* Nesta quarta-feira,19 no Podcast Coffee Pub acontece uma intensa atividade cultural em homenagem aos Povos Tradicionais, para lembrar  

suas trajetórias e comemorar o Dia dos povos indígenas. Haverá pinturas corporais, em homenagem à ancestralidade, com Daya Roraima, Mahsiyano Wai Wai e Mackdones, e a oficina de Câmera Estenopeica, do artista visual,  Paulo Trindade.   

* A programação começa as 16h30 com explicações e orientações em torno da importância do Jenipapo para a extração da tinta e a simbologias que as pinturas corporais representam. A Oficina  Câmera Estenopeica, que oportunizará a construção de um equipamento pautado no princípio básico da fotografia, a luz, será as 18:30.  

Operação Permanente  

* Quem de alguma forma participou da invasão das sedes dos três poderes, em 8 de janeiro, é bom ir botando as barbinhas de molho. A Polícia Federal segue identificando, indiciando e prendendo, os depredadores, incentivadores, apoiadores e patrocin
adores dos atos golpistas de 8 de janeiro, que completam 100 dias.  

* É que a “Operação Lesa Pátria” da PF que está na sua 10ª fase, é permanente, ou seja, leve o tempo que levar, os que cometeram crimes no fatídico dia daquele ataque, serão responsabilizados e quem não for encontrado, será considerado foragido.

  PUBLICIDADE

Em nome do artista Mahshiyano Wai Wai, do advogado Ivo Macuxi, da Professora Mara Teixeira Macuxi; da indigenista Loretta Emiri e do antropólogo/ artivista,  Arawak Wapichana, parabenizamos todos os nascidos indígenas e os não indígenas apoiadores da causa, pela transcorrência do “19 de abril” 

#Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada a Silvia Macedo, chefe do Cerimonial do Poder Legislativo, que hoje fica um ano mais dinâmica e atuante.  

* Também trocando de data hoje, Iramar Fernandes, Erlan Dias e Walter Bueno de Carvalho.  

* O assunto da hora, nas redes sociais, foi o acidente de trabalho com a médica Eugênia Glaucy Moura, dentro da Maternidade (improvisada) de Boa Vista.  

* De acordo com as informações, após escorregar no piso molhado da maternidade, a médica caiu, teve luxação no braço e ficará imobilizada por vários dias.  

* Há inclusive imagens de Dra. Eugenia ainda caída no chão e sendo atendida em cima de uma maca no local do acidente.  

* Até o fechamento desta edição, às 18:15 de terça-feira,18, a Sesau ainda não havia se pronunciado sobre o fato.  

PUBLICIDADE

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima, Paulo Thadeu Franco das Neves, dividindo clic com a  presidente da FENAJ, Samira de Castro 

Tá Valendo  

* Em Brasília a movimentação é na Caravana dos e das Jornalistas em defesa da PEC do Diploma. Organizada pela  Fenaj e sindicatos, a ação mobiliza o Congresso Nacional. Hoje, às 15h ocorre reunião com a bancada de Roraima no Gabinete do Senador Hiran Gonçalves .

Hoje  

* Nesta quarta-feira,19, às 9h a sessão ordinária da Assembleia Legislativa,  será transformada em Comissão Geral, quando o jornalista  e escritor, Aldo Rebelo ex -ministro de estado da Defesa, ministrará palestra com o  tema: “Roraima, oportunidades, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e conservação ambiental”. Na oportunidade, ele receberá a Comenda “Cidadão Benemérito do Estado de Roraima”.  

PUBLICIDADE

O defensor público geral do estado, Dr. Oleno Matos, recebendo hoje kilométricas homenagens por conta de sua troca de data   

PUBLICIDADE