Social

Social 15763

Com Nada   

* A última semana de abril, começa com a cultura local no “olho do furacão”. É que o Ministério Público de Roraima, acaba de instaurar um Inquérito Civil para apurar possível ato de improbidade Administrativa, praticado pelo ex-secretário da Cultura, Sherisson Bruno de Oliveira, que pelo visto está mesmo atravessando um “inferno astral”. Agora terá de responder também por suposta “utilização de verbas públicas para viagem com sua esposa sob falsa justificativa de participar da XX Bienal do Livro”…(Sic)…  

 

 Com Tudo   

* No metier acadêmico, o clima é de contagem regressiva para o lançamento de mais um trabalho do pesquisador, professor doutor da Universidade Federal de Roraima, Reginaldo Gomes, na próxima quinta-feira,27.  Ele é membro da Academia Roraimense de Letras e autor de vários livros, e desta vez lança a versão inglês, do título “Amazônia Caribenha e seus desdobramentos históricos”. A cerimônia de lançamento da obra  “Caribean Amazon: Other historical persperctives ando socio-cultural and geopolitical processes on the Island of Gaiana”, acontecerá as 17h no auditório do CCH – Campus do Paricarana – UFRR.  

 PUBLICIDADE

A pesquisadora Michelle Barboza no lançamento de seu livro “Técnicas de Escrita e Pesquisa e Escrita – da Graduação ao Doutorado”, ocorrido na UFRR. Na foto, ela divide clic com o Reitor da Instituição, professor doutor, Geraldo Ticianelli  

PUBLICIDADE

Forças Ocultas  

* E por falar nisso, sai semana e entra semana e a nomeação do novo secretário da Cultura, não é concretizada. Vários nomes vem sendo divulgados pela mídia, mas até o momento, o cargo segue sendo ocupado interinamente pelo adjunto da Pasta, Jafé Oliveira.  

* Entre os candidatos ao cargo, há nomes realmente ligados a cultura e que possuem know-how para assumir a Secretaria, e outros nem tanto. Porém, o disse-me-disse que ecoa dos bastidores, dá conta de que essa situação vem sendo levada assim em “banho-maria”, simplesmente porque , há “forças ocultas” reivindicando a indicação.  

 

Prêmio Camões  

* Ainda sobre cultura, o cantor/compositor brasileiro Chico Buarque de Holanda, recebeu ontem em Lisboa – Portugal o importante Prêmio Camões de Literatura. A importante honraria foi entregue em solenidade no Palácio de Queluz, onde nasceu e morreu o imperador D. Pedro I. 

 

Mulheres Indígenas  

* As mulheres tem sido destaques nesse Abril Indígena e entre elas está uma roraimense. Estamos falando da recém publicada lista das 10 mulheres indígenas que são referência no país para as áreas da Educação e Política. A primeira é a ministra Sônia Guajajara (MA) uma das 100 pessoas mais influentes do mundo de acordo com a Revista Time 

* A segunda,é a nossa Joenia Wapichana, presidente da Funai e a primeira advogada indígena do Brasil. As demais são: Célia Xakribá (Povo Xakribá/MG), Juliana Alves (Povo Jenipapo-Canindé/CE), Arissana Pataxó (Povo Pataxó/MT), Sonia Barbosa (Povo Guarani); Sandra Benites (Guarani), Renata Tupinambá (Tupinambá), Katú Mirim (povo Boe Bororo) e Majur Traytowu (Povo Bororo).  

 

 

Dra. Rafaella Caleffi e o marido Dr. Ricardo Frota, celebrando a idade nova dela  

PUBLICIDADE

#Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada ao querido Tuti Leno, exemplar servidor do Poder Legislativo, que inaugura idade nova nesta terça-feira.  

* Também trocando de data hoje, José Mota Maranhão e Dra. Stela D’Ávila.   

* É grave a situação na Saúde pública local. Não ta somente por falta de remédios e estrutura para atendimentos, mas principalmente por falta de segurança dos profissionais.  

* Constantemente são divulgados episódios de agressões contra quem atua nas unidades de saúde, em especial na maternidade de Boa Vista.  

* A situação está tão tensa, que já tem gente contraindo síndrome de pânico só de pensar em ir ao trabalho e presenciar e sofrer violência.   

 

 

A artista  Kalinne Barroso, ficando hoje um ano mais talentosa  

PUBLICIDADE

#Tá Valendo  

 

Da Cobra  

* O Tribunal de Contas do Estado, iniciou ontem uma inspeção por amostragem nas escolas do Estado e municípios. E para a surpresa da comitiva, uma cobra foi encontrada dentro de uma sala de aula numa escola do Município de Caracaraí.  

 

Compromisso  

* O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio do Núcleo de Precatórios, assinou ontem um termo de compromisso com a Prefeitura de Boa Vista para o parcelamento do valor dos precatórios, inscritos para pagamento em 2023, que visa proporcionar uma  melhor gestão dos precatórios aos entes públicos devedores. 

Fabrício Paixão, trocando de data nesta terça  

PUBLICIDADE