SHIRLEY RODRIGUES

Solenidade emocionante marca a inauguração da restauração da Casa da Cultura

Na cerimônia o Governador Antonio Denarium assinou a cedência do prédio histórico para ser a sede da Academia Roraimense de Letras, que continuará nominada Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller e funcionará como tal, pois terá Biblioteca, espaço para exposições, saraus e outras iniciativas artísticas

Com Tudo  

* Não se fala em outra coisa na cidade, senão na inesquecível e prestigiada solenidade de inauguração da restauração da Casa da Cultura, oportunidade em que foi assinado o Decreto que passa o imóvel para a Academia Roraimense de Letras. E para que esse grande dia finalmente chegasse, foram anos de luta, especialmente da presidente Cecy Brasil. Além das homenagens da ARL aqueles que contribuíram diretamente para que esse projeto se tornasse realidade, houve muitas surpresas durante o lindo evento, com destaque para uma encenação – com  criação da Diretora Cultural Petita Brasil e texto da presidente, Cecy Brasil – que encantou a platéia e agora está tendo incontáveis compartilhamentos nas redes sociais.

Com Nada  

* Pensem numa treta. Pensaram!?! Pois multipliquem por cem, pois foi bem isso que aconteceu nesse período de festas juninas, por conta de uma declaração da cantora Elba Ramalho. Ela declarou, que estão misturando muito os ritmos e descaracterizando as festas de época, e citou inclusive o DJ Alok. “Se querem fazer assim, que chamem logo de festival e não de São João” – disse ela, acendendo o stupim do disse-me-disse nas redes sociais e na mídia de modo geral, com cada um querendo dar sua opinião, especialmente os fã dos artistas que estão se apresentando nos arraial com estilos nada a vê com a tradição junina. Na verdade, os organizadores desses eventos, deveriam era ficar atentos a fala de alguém que é referência em cultura popular e não fomentar a polêmica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O Governador Antonio Denanrium e a presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil, ladeados pela Diretora Cultural da ALR, Petita Brasil e pelo vice-governador, Edílson Damião (E) e pela engenheira Delchelly Roberta e o secretário de Cultura e Turismo Jafé Oliveira(D), na inauguração da restauração da Casa da Cultura (Foto: Fernando Oliveira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Da encenação

* Da sacada da Casa da Cultura restaurada, surgiram personagens que fizeram parte da história, representados por atores: o guarda José Paulino da Silva( Canguru) hoje com 102 anos e que estava presente no evento, foi representado por Felipe Oliveira; o oficial de gabinete, Ademar Neiva Moreira, interpretado por Renato Barbosa;

* Os construtores Milton Miranda e Joana Miranda, representados respectivamente por Sanderson Canjo e Ana Azevedo; O governador Felix Valois (pronuncia-se Valuá) interpretado por Roberto Basílio; o jardineiro José Domingos, por Mauricio Moreira Junior; o motorista Domingos Garcia de Lima (Parafuso) representado por Deoclecio Garcia de Lima e Madre Leotávia Zoller, pela cantora Letícia Biank Tarolla.

Destaque  

Também foram destaques na solenidade de inauguração da Casa da Cultura, o vice-presidente da Academia Roraimense de Letras, Alcides Lima, cantando de improviso (e sem microfone) o Hino da Academia, do qual é autor e o discurso do vice-governador, Edílson Damião, que fez um verdadeiro resgate histórico da Casa da Cultura.

* A interpretação de Letícia Biank Tarolla (que representou Madre Leotávia Zoller), para Ave Maria, foi um momento de puro encantamento; o Governador Antonio Denarium e a Diretora de Cultura Petita Brasil, estavam tão felizes que dançaram ao som da orquestra que se apresentava ao vivo no local. Nota mil para Cida Gomes e equipe da Madeira & Ambientes e para a engenheira Delchelly Oliveira e todo o staff da Seinf.

Exposição

* Recém aberta mais uma exposição da artista plástica macuxi Carmézia Emiliano, desta vez Brasília. O nome da mostra é  BioOCAnomia, com o quadro escolhido pelo curador Eduardo Carvalho,  o “Moqueando Peixe” e não  há outros pintores na exposição, que ocorre no SESI LAB. O quadro exposto é do acervo de Augusto Luitgards, que faz a mentoria da carreira da artista, desde 2005.

* A obra de Carmézia é a única pintura que integra a mostra e está em destaque,  logo na entrada do espaço expositivo. A exposição interativa que fica aberta até novembro e evidencia o potencial da bioeconomia para o desenvolvimento dos povos originários nas diferentes Amazônias brasileiras, a partir da conservação da biodiversidade e mitigação dos impactos climáticos. 

No Sul

* O clima de festas Juninas, tomará conta do Sul do estado,a partir de sábado. A sede do município de São da Baliza, já se enfeita para a 35ª edição do seu Arraial que – como dizem pelas bandas de lá – terá atrações de gente grande, além de uma programação que começa com a escolha do Rei e Rainha Caipira do evento.

* O evento que começa dia 29, se estenderá até 02 de julho e só de atrações nacionais, serão: George Japa, Thúlio Milionário, Leo Magalhães e João Gomes. Além deles, também terá as atrações regionais entre as quais:  Grupo Simpatia, Ricardo Mendes, Marcos Noleto, Helem Ferreira,  Edilson Marques, Rabo de Vaca e  Pipoquinha. E Maiso disputado

 Concurso de Quadrilhas

Augusto Luitgards e Eduardo Carvalho, respectivamente marchand/ mentor de Carmézia Emiliano e curador da Exposição da artista, aberta no aberta do Sesi Lab em Brasília até novembro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Rápidas

* A coluna de hoje é dedicada a Édila Cordeiro, CEO da Oculistas Associados de Roraima, que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de data.

* Também celebrando idade nova hoje, a desembargadora Elaine Bianchi e Socorro Guerra.

* Também de aniversário nesta terça-feira, Socorro Andrade, Celeste Costa, Martha Dantas e Rondinelly Souza.

* Estão abertas até o dia 2 de agosto, as inscrições para o Concurso Público do Tribunal de Justiça de Roraima.

* O certame prevê  60 vagas, 40 para nível superior e 20 para nível médio, incluindo cotas (pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas), e mais cadastro de reserva

A empresária Cida Gomes, Madeira & Ambientes, recebendo do acadêmico Fernando Quintela, homenagem da Academia Roraimense de Letras, pela irretocável obra de restauração da Casa da Cultura (Foto: Fernando Oliveira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ta Valendo

Pantanal  

* As queimadas no Pantanal, foram definidas pela ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, “fora da curva” e “uma das piores situações já vistas” no bioma, com registro de mais de três mil focos de incêndios. E uma das principais causas das queimadas é o manejo do fogo para pastagens.

Jerusalém

* O Pastor brasileiro Alan Chaves, foi expulso do Muro das Lamentações em Jerusalém, após tentar pregar no local. Com uma bíblia da mão, ele foi cercado por populares que cantavam musica pró Israel e empunhavam cópias do Torá (livro sagrado dos Judeus). Ele afirma que foi perseguido e sofrido ameaças de agressão.

Tony Souza – na foto com Regis Matias – segue em clima de comemoração de sua recente troca de data

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE