AFONSO RODRIGUES

Somos uma democracia?

“Democracia é o regime que garante: não seremos governados nada melhor do que merecemos”. (Bernard Shaw)

Vamos iniciar a conversa sem a tentativa de levar o papo para o campo da crítica. Estou só focado em assuntos que ouvi sobre nossa democracia. E sempre que ouço entendidos falarem sobre nossa democracia, fico me perguntando: será que há democracia com   obrigatoriedade no voto? Acho que não. Será que posso me sentir um cidadão da democracia quando vou preencher um documento e sou obrigado a dizer se sou “preto”, “branco”, “pardo”, ou coisa assim? Será que a democracia não nos garante que somos todos iguais, independentemente da cor da nossa pele? E é aí que sorrio, lembrando-me do Bob Marley: “Enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho dos olhos haverá guerra”.

Ainda vamos demorar muito para chegar onde já deveríamos estar, na nossa evolução social e racional. Os responsáveis pelo crescimento na nossa política ainda vão demorar muito a entender que o problema está na má educação que nos dão. E olha que todos pensam que estamos evoluindo, e muito, na educação. Que estamos evoluindo, estamos, mas a passo de tartaruga. E como estamos atrasados, e muito, teremos que ter paciência até que um dia acordemos para a gravidade do problema, e procuremos a solução na educação. Que é simples pra dedéu.

O que você acha que pode afetar na educação de um jovem que está assistindo a um filme, pela televisão, e de repente o filme para e ele lê na tela: “Voltamos daqui a pouco”. Até falamos assim, no cotidiano. Mas, o jovem vai fazer exame, amanhã. E se ele escrever isso no exame? E é aí que podemos fazer uma observação importante. Ele pode ser reprovado ou o erro não ser percebido. O que pode até ser possível. A influência da mídia é poderosa e pode estar, involuntariamente, viciando o educador.

Vamos ser mais cautelosos na educação dos nossos filhos. Queiramos ou não, a educação começa no lar. Não vamos negligenciar na formação educacional dos nossos filhos, mas não devemos negligenciar com a escola. Porque é na escola que ele vai receber a orientação necessária para a firmeza da educação. Vamos ser mais cuidadosos e responsáveis pela nossa política. É dela que sai todo o recurso necessário para o aprimoramento na educação. Não é pequeno o número de pessoas com pouca formação escolar, mas com uma educação exemplar. Um dia entenderemos que a escola ensina, não educa. O que não faz com que ela, a escola, não seja extremamente necessária e respeitada. Precisamos entender isso, para entender a necessidade para vivermos numa democracia. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460