AFONSO RODRIGUES

Sorria com os erros

Se você é capaz de sorrir quando tudo deu errado, é porque já descobriu em quem pôr a culpa”. (Thomas Jones)

E a culpa pelo seu erro será sempre sua. Então não deixe de sorrir, e até mesmo de rir, quando errar. Mas há um detalhe que precisa ser observado: precisamos ser sensatos no julgamento. Os erros têm que ser levados a sério. Só não podemos é baixar a cabeça para eles, nem nos entregarmos. O Thomas Edson já nos ensinou: “Eu não estou errando. Estou aprendendo como não fazer na próxima vez”. Porque é assim que aprendemos com os erros. E esses tanto podem ser nossos quanto dos outros. O que nos ensina a não ficar criticando os outros pelos erros deles. Talvez eles estejam analisando os próprios erros e aprendendo com eles. Simples pra dedéu. Leve seu erro a sério. Ele é um bom item da lição do dia.

Tenha muito cuidado quando pisar numa casca de banana. Ela é conhecida como escorregão. Diferente, mas o mesmo cuidado que você deve ter quando tiver que atravessar o campo minado. E o segredo é simples: é só você pisar sobre as pegadas dos que já atravessaram. Outra simplicidade a que não damos atenção. Seguir os passos do outro não significa imitá-lo. Você pode estar fazendo o que o outro faz, mas sem imitá-lo. Quando aprendemos a atuar na qualidade aprendemos que sempre devemos porque podemos copiar, mas sem imitar. E o copiar exige respeito. Não se intimide com os seus erros. Apenas procure não os repetir na próxima ação. Quando fazemos isso fazemos sempre melhor no que fazemos depois. A vida é um aprendizado infinito. E isso porque nossa vida é infinita. Um dos maiores erros que cometemos sobre nós mesmos é não procurar entender isso.

Se você acha que estou errando, com este pensamento embaralhado você está certo, ou certa. Mas leve em consideração, que estou aprendendo. Quem sabe um dia você vai acreditar em mim. E quando isso acontecer procure ver se você não está errando. E se estiver, procure aprender com seu próprio erro. Vamos parar com a brincadeira e falar sério. Nunca perca seu tempo com medos. Eles, de certa forma, já são um erro incomensurável. Você nunca irá vencer um problema, com medo dele. Por maior que ele seja, encare-o e o enfrente de cabeça erguida. Nenhum problema deve ser considerado, por você, maior do que você. E se o erro é um problema, ele deve ser considerado inferior a você e estar sob seu comando.

Procure viver o dia, hoje, como um aprendizado para o dia, amanhã. Uma tática infalível para se vencer. E sua vitória vai ter o valor que tem o seu adversário. Quanto maior o adversário, mais valiosa a vitória. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460