Bom dia,

Hoje é terça-feira (13.09). Poucos eleitores e eleitoras brasileiros tem consciência de que na presente eleição presidencial estaremos escolhendo o tipo de país que queremos no contexto das nações independentes. Vamos escolher se queremos um Brasil capaz de definir seu futuro com base nos interesses próprios ou se queremos um país e uma pátria subalterna aos desejos das grandes potências econômicas do Planeta, cujo objetivo principal é o de conter o crescimento da população e das economias dos países ainda periféricas. Atingir esses objetivos é primordial para a manutenção do nível de bem-estar material alcançado pela população de tais países que comandam a dinâmica da economia mundializada que temos. Na visão do ambientalismo mundial, a meio ambiente – também conhecido como biota-, não suporta a existência de uma população de mais sete bilhões de pessoas com maior nível de bem-estar para as sociedades pobres.

Exemplo dessa subalternidade dos interesses da população brasileira ocorre com a possível exploração de petróleo na Costa do Amapá. Faz algum tempo, estudos realizados por pesquisadores brasileiros apontam para a existência de um imenso potencial petrolífero em águas profundas na costa atlântica amapaense. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) já poderia ter autorizado várias empresas, nacionais e estrangeiras, a iniciarem o investimento necessário à exploração àquela imensa riqueza, que poderia levar o Brasil à condição de um dos maiores produtores de petróleo do mundo, com o consequente aumento da importância estratégica do país no contexto mundial, onde já pontua como fundamental para a garantia da produção de alimentos.

O início da produção de petróleo no Amapá está atrasado faz pelo menos três anos por conta de um único motivo: a falta de licenciamento ambiental por parte do aparelhado Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). A alegação para não emissão desses licenciamentos ambientais está nas denúncias de uma das mais ativas organizações não governamentais internacionais que atuam na Amazônia, o Greenpeace, que diz existir na região corais que seriam afetados pela exploração petrolífera. Por conta da falta do licenciamento pelo Ibama, duas grandes petrolíferas estrangeiras já desistiram de investir para tirar o petróleo da Costa amapaense por falta de segurança jurídica.

É preciso que os eleitores e as eleitoras brasileiras estejam atentos para as propostas dos candidatos à presidência de República brasileira. É preciso ver com atenção os candidatos apoiados pelo grande capital internacional, financeiro e não financeiro, cujo objetivo é manter vassalo aos interesses esternos a nossa política econômica e ambiental. Essa gente sabe que a quebra das amarras do ambientalismo radical colocará o Brasil em condições de efetivo papel no contexto das nações. E eles não desejam isso, querem que sejamos um país de obediente aos seus maiores interesses.                   

ESPECULAÇÃO

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) já anunciou que vai a Londres-para os funerais da rainha Elizabeth II-, de lá segue para os Estados Unidos para abrir mais uma sessão de Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU). A possibilidade de que o avião presidencial faça um pouso técnico em Boa Vista para reabastecimento está gerando a especulação sobre uma possível vinda de Bolsonaro ao Centro da capital roraimense. Sua permanência em solo roraimense seria de cerca de duas horas, o que permitira a participação de um ato político no Centro Cívico. 

DETALHES

Ontem, segunda-feira, dirigentes e jornalistas do Grupo Folha de Comunicação e da TV Cultura de Roraima estiveram reunidos mais uma vez com representantes dos quatro candidatos e da candidata ao governo do estado. Acertaram os últimos detalhes para o grande debate que será realizado no auditório da TV Cultura, no próximo dia 18/09 (domingo próximo) a partir das nove horas, e que será transmitido pela Rádio Folha FM 100.3, TV Cultura, Folha Web e todos os canais digitais dos dois grupos de comunicação. Será a primeira oportunidade para que os eleitores locais possam saber das propostas dos candidatos/candidata e do confronto entre eles. Programa imperdível pata a manhã do próximo domingo.

RÁPIDAS

O ex-juiz Helder Girão, que teve negado o registro de sua candidatura do Senado Federal  pelo Tribunal Regional Eleitoral por conta de mudança de seus suplentes, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral e continua em plena campanha. ### Como a Parabólica antecipou correligionários do governador Antônio Denárium e do deputado federal Hiram Gonçalves dizem que esta semana será exibido no horário eleitoral gratuito de Rádio e da TV, um vídeo onde Bolsonaro declara apoio às suas respectivas candidaturas. ### Até amanhã.