Bom dia,
Hoje é quinta-feira (31.03). Último dia do mês. E vamos começar hoje escrevendo sobre o que disse ontem a Parabólica o presidente estadual de um partido: “Eu não posso divulgar ainda a nossa nominata, tanto a que vai disputar as vagas à Câmara Federal quanto a Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Tem gente que assinou a ficha de filiação em até três siglas, e vai esperar até a ultima hora para desistir de duas delas. Vai ser assim até à meia-noite de sábado (02.04). Eu garanto que até mesmo aqueles partidos que já divulgaram sua nominata terão que retificá-la. Só para aguçar a curiosidade tem um partido que listou o nome de um médico com candidato à Câmara Federal, e ele não será candidato”.
Quem vem acompanhando os bastidores da política local, especialmente, nessa reta final do prazo para filiação sabe que o cenário descrito pelo dirigente partidário é absolutamente verdadeiro. E esse vai-e-vem é fruto da fragilidade dos partidos políticos brasileiros que não cobram assimetria de seus filiados ao programa e a doutrina que eles próprios mandaram registrar na Justiça Eleitoral. Assim, gente que deseja filiar-se para uma possível candidatura entra e sai de partidos que, às vezes, são absolutamente diferentes do ponto de vista doutrinário/programático/ideológico. E como o eleitor/eleitora não presta muita a atenção nas escolhas que vai fazer o resultado é a formação de assembleias legislativas estaduais e Câmara Federal em instituições que praticam o jogo político pela via do fisiologismo.
IRONIA
Pois é, no exato dia em que autoridades estaduais e municipais do Bonfim, anunciavam a inauguração de uma usina termoelétrica movida à lenha, os roraimenses amargaram longas horas, ontem (quarta-feira), sem energia elétrica. Tem sido assim, mesmo quando tem energia os roraimenses são obrigados a perder equipamentos e eletrodomésticos devido à má qualidade do serviço, especialmente pela variação da tensão. E o processo para obter indenização é tão moroso e incerto que muitos desistem. Apelar para quem?
FOI PARAR
Pelas redes sociais, o PL anunciou que filou nas suas hostes a deputada estadual Yonne Pedroso, que era do Solidariedade; foi cogitada em várias outras siglas e fazia parte da base de apoio do governador Antônio Denárium (PP). A parlamentar segundo fontes da Coluna deve ser candidata a deputada federal pelo PL para apoiar Teresa Surtia (MDB).
NOMINATA
O MDB foi a primeiro partido político local a publicar, via redes sociais, a nominata completa de seus pré-candidatos à Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa do Estado (ALE). São nove candidatos a deputado federal, incluindo três mulheres; e 25 aspirantes a uma das 24 vagas em disputa a ALE-RR, e neste caso, também respeitando a cota (oito vagas) destinada ao sexo feminino. O outro parceiro do MDB, na coligação que apoiará a chapa Teresa Surita/ Édio Vieira Lopes, o PL, deve anunciar hoje sua nominata, tanto à Câmara Federal quanto a Assembleia Legislativa. A informação foi dada a Parabólica pelo presidente do partido em Roraima, o deputado federal Édio Lopes.
RÁPIDAS
E no caso da possível interferência indevida na Polícia Federal do presidente Jair Bolsonaro, denunciada pelo ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, inquérito conduzido pela própria Polícia Federal, concluiu pela não existência de crime. ### Em compensação, no mesmo inquérito os investigadores também concluíram que Sérgio Moro não praticou contra Bolsonaro crimes de injúria e difamação. Ficou tudo bem acomodado. ### E até onde sabe a Parabólica, o deputado estadual Jefferson Alves, ainda filiado ao PTB, não desembarcou em Boa Vista trazendo a tira colo, a ex-presidente nacional da sigla. O parlamentar espera para hoje um mandato de segurança que restabeleça seu cargo nacional. . ### Roraima, Rondônia e Amapá, todos ex-territórios federais, são os estados com menos índice de inscrições de jovens e adolescentes como eleitores. O alistamento eleitoral não é obrigatório para jovens entre 16 e 17 anos### E velho galo de briga, o presidente estadunidense Joe Biden, continua botando fogo na guerra da Rússia contra a Ucrânia. Isso precisa ser dito, apesar de Wladimir Putin não ser boa bisca. ### A geração que hoje está na faixa de 65 a 70 anos quando estudante do ensino médio era obrigada a desfilar em homenagem ao dia 31 de Março, dia do Golpe Militar. ### Por que será que os dirigentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal se pelam de medo de contrariar as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo quando elas são flagrantemente inconstitucionais?