AFONSO RODRIGUES

Vamos à luta

“A vida sem luta é mar morto no centro do organismo universal”. (Machado de Assis)

Só os inúteis ficam parados. Porque quem para não vai a lugar nenhum, e fica o tempo todo esperando que o milagre caia do céu. E tenho certeza que você não é nenhum inútil. Então levante-se e vamos à luta. Mas não nos iludamos com a luta renhida. A luta pacífica é mais sensata por ser racional. Não fique aí esperando que Deus faça por você o que você mesmo, ou mesma, pode e deve fazer. Deus já lhe deu, botando-o no mundo, tudo de que você necessita para ser feliz. Cabe a você crer em Deus, confiando em você mesmo ou mesma. Vá sempre em frente. Nada de ficar olhando para trás. Pare de ficar meditando, pensando e se entristecendo com pensamentos em coisas ruins do passado. A vida é para ser vivida e não para ser sofrida. Os maus momentos acontecem sempre, o que importa é que os suportemos como meros acontecimentos. Simples pra dedéu.

Por que ficar triste com um dia bonito como hoje? Não deixe que o tempo lhe pareça insuportável, quando ele pode estar fazendo alguém feliz. Pense nisso e se sinta feliz. As diferenças entre mim e você, estão em cada um de nós dois. Então eu não tenho por que me aborrecer nem me preocupar com as suas, nem você com as minhas. O restante está na igualdade que é o que devemos aproveitar e cultuar. Afinal somos todos iguais nas diferenças. Não podemos nem devemos ser iguais no total. Faça isso onde você estiver e no que você estiver fazendo. O respeito pela igualdade faz parte do relacionamento amoroso, profissional e social. Nunca se sinta inferior nem superior a quem quer que seja.

Vamos pensar mais no nosso futuro porque este está dependendo de cada um de nós. Sua vida depende de como você a dirige. E para dirigi-la da melhor maneira, precisamos nos preparar para a vida. E não nos esqueçamos que é mais seguro treinar para viver a vida do que para viver na vida. E por isso devemos construir a vida que devemos viver, dentro da racionalidade. Ame-se para amar. Porque na realidade da vida, só damos o que temos. Mesmo porque só obteremos como retorno, resultado do que demos. Independentemente de onde você está, seja uma grande cidade ou uma vilinha pequenininha, saia e caminhe pelas ruas observando todos os movimentos à sua volta. Você vai encontrar coisas decepcionantes e outras encantadoras. Escolha as melhores e guarde-as na memória, e esqueça para sempre as piores. A simplicidade faz parte da felicidade. É assim que aprendemos com os erros. Tanto com os nossos quanto com os dos outros. Quando aprendemos com um erro, nunca mais o praticamos. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460