Bom dia,
Hoje é terça-feira (15.03). Estamos caminhando para o final do primeiro trimestre deste ano eleitoral de 2022. Tudo indica, felizmente, que os brasileiros e as brasileiras dentro de pouco tempo deixarão de falar diariamente em pandemia de Covid19. As atenções deverão ser maiores para a campanha dos candidatos/candidatas aos governos estaduais e a presidência da República. Tomara que eles/elas comecem efetivamente a falar de seus programas e intenções, caso saiam vencedores do pleito. Tomara.
PROGRESSÃO
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, ontem (segunda-feira), que governos não podem deixar de pagar as progressões legalmente alcançadas por servidores públicos sob a alegação de que o limite de gastos com pessoal definido pela Lei de responsabilidade Fiscal (LRF) já está alcançado. Neste caso, segundo o STJ, os administradores devem reduzir seus gastos globais com pessoal cortando o pagamento de cargos comissionados até o limite necessário para garantir o direito assegurado nos planos de cargos e salários dos servidores efetivos.
MUDANÇAS
Embora nossa fonte da Coluna tenha reafirmado que o ex-deputado federal Luciano Castro estaria de mudança do Progressista para o Podemos para ser candidato a deputado federal, a verdade é que tudo não passa de sondagens. Luciano disse a Parabólica que realmente foi sondado por filiados do Podemos em Roraima, mas sequer falou com a direção nacional da sigla e muito menos marcou o dia de filiação em Brasília. “De qualquer forma, até o prazo final para filiação tudo é possível de acontecer, inclusive, boi voar”, disse enigmático o ex-deputado federal.
INDEFINIDO 1
Faz muito tempo, dois amigos resolverem ser candidatos a vereador para a Câmara Municipal de Boa Vista. Na época, devido o tamanho do eleitorado alistado na Justiça Eleitoral local era possível eleger-se com algo em torno de 800 votos. Pois bem, os dois combinaram anotar em seus respectivos cadernos os nomes dos eleitores que teriam firmado o compromisso de votar em cada um deles. Depois de algum tempo de campanha, quando já tinham listado cada um cerca de 300 compromissos de votos resolveram sentar para fazer uma conferência. Feita a checagem concluíram que mais de 60% dos nomes listados nos dois cadernos eram absolutamente os mesmos. Eliminada a dupla contagem um deles desistiu da candidatura.
INDEFINIDO 2
Na verdade, como amigos, os dois candidatos tinham quase o mesmo círculo de amizade. Dai parecer natural que aparecessem nomes com duplicidade nos caderninhos de anotação. Mas, um caso chamou a atenção dos dois amigos. Nos dois cadernos apareceu o nome de um pastor que prometera trabalhar o voto dos fiéis desde que o candidato promovesse a troca do piso da igreja, e para o outro fez a mesma promessa caso fosse trocada a cobertura do templo, que já apresentava algumas goteiras que incomodavam durante o culto.
INDEFINIDO 3
Esta história, verdadeira, está sendo rememorada para descrever o quadro de nomes que disputarão em diferentes partidos o próximo pleito. Nossas fontes têm procurado obter junto aos vários dirigentes partidários, especialmente dos que têm mais expressividade, o andamento das negociações para a formação de chapas para a disputa pelas vinte e quatro vagas da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e para as oito em disputa para a Câmara Federal. Como os dois amigos, nossos redatores fazem a checagem de cada lista fornecida pelos dirigentes das siglas consultados e o resultado é impressionante. Vários nomes constam em várias listas das que nos chegam, e para cargos diferentes.
INDEFINIDO 4
A grande verdade é que o quadro de candidatos de cada partido, mesmo os maiores, continua absolutamente indefinido. E vai ser assim até o prazo final de filiação, fixado para o dia 1º de abril, aliás, o Dia Internacional da Mentira. A grande maioria dos pretendentes a candidato está de olho na composição de cada chapa e do quanto receberão do bilionário Fundo Eleitoral. Alguns dirigentes andam ofertando a cada candidato com potencial de votos para atingir o coeficiente partidário, até dois milhões e meio de reais, que é o limite de gasto para a campanha a deputado federal fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
RÁPIDAS
E as águas de março chegaram, ao que parece, com mais intensidade este ano.. Tem chovido quase diariamente na semana que passou. E esta não tem sido diferente. ### O surgimento de nomes dispostos a enfrentar o desafio indica que a disputa pela única vaga em disputa para o Senado federal vai ser muito mais acirrada do que a corrida ao governo estadual. ### A lista já anunciada de pré-candidatos ao Senado Federal inclui os seguintes nomes, por ordem alfabética: Bartô (pela federação PSOL/Rede); Hélder Girão Barreto (ainda sem definição partidária); Hiram Gonçalves (PP); Ozeas Colares (Podemos); Romero Jucá (PMDB) e Telmário Mota (PROS). E a lista pode crescer ainda mais. ### Já para o governo, também em ordem alfabética, a disputa está Antônio Denárium (PP), Rudson Leite (PV); e Teresa Surita (MDB). ### Até amanhã.